Agaciel Maia e seu modo gestor de fazer política com competência

0
Considerado hábil articulador político e gestor público experiente, o deputado Agaciel Maia conquista seu terceiro mandato para deputado distrital com forte reconhecimento do eleitorado do DF e consolida seu nome como uma das principais lideranças da Cidade

Da redação

Uma das expressões prediletas por gestores modernos é “underpromise and overdeliver”, que em bom português significa “prometer menos e entregar mais”. O deputado Agaciel Maia, considerado um hábil gestor e articulador político segue este pensamento a risca. Busca personificar exatamente essa frase e caminhar na contra mão do político tradicional e sem tino de planejamento para lidar com a vida e a coisa pública.

Para Agaciel, a ação tem mais efeito do que a palavra, e quanto menos um político promete mais consegue fazer a favor do povo. Formado em economia pela Universidade Católica de Brasília, tendo ainda três pós-graduações, sendo uma em gestão pública, ele usa sua sólida formação acadêmica para criar políticas públicas inovadoras. Neste sentido, destaca-se  o programa Jovem Candango, um projeto de inclusão criado a partir de uma uma lei distrital de Agaciel. O programa é considerado um legado a ser seguido e copiado dentro e fora do DF.  Até a ONU reconhece o Jovem Candango como exemplo de inclusão social e renda para o primeiro emprego.

Além disso, as suas principais bandeiras são: defesa dos servidores públicos, menos impostos, geração de empregos, mais recursos para a saúde, renúncia total da verba indenizatória e menos burocracia para quem quer empreender no setor privado.

Nascido em 1958, em Brecho da Cruz, Paraíba, a exemplo de tantos outros brasilienses o político que hoje ser orgulha e emociona por conta de sua trajetória de resiliência e êxito  ao lembrar-se de quando veio para Brasília em busca de uma vida melhor. Aqui conclui seus estudos e ingressou no Senado Federal decido deixar seu nome com um legado na história da Instituição. E conseguiu. No Senado, Agaciel foi auxiliar de escritório, adjunto administrativo, técnico de planejamento, analista legislativo, diretor da gráfica, ocupando, assim, ao longo dos anos outras funções de peso e grande desafio curricular.

Finalmente, depois de um árduo e reconhecido trabalho, Agaciel, enfim, chegou ao cargo de diretor-geral do Senado em 1995. Na função de diretor-geral, Agaciel inovou e destacou-se pelo perfil de gestor inovador e visionário. Ficou 14 anos no cargo. Quando saiu, teve amplo reconhecimento pela maioria dos servidores de carreira e terceirizados. Até hoje sua gestão é lembrada pelo legado de conquistas que melhorou e valorizou a carreira dos servidores, a remuneração dos terceirizados e ações de inovações na gestão da Casa.

32015584343_fd5bffe289_k
Agaciel à época do Senado autografando o livro de sua autoria Tempo de Transformação

De perfil equilibrado e centrado, Agaciel gosta de trabalhar com descrição e empenho para atingir grandes resultados na sua vida pública. Eleito em 2010 e reeleito em 2014, ao longo de seus dois mandatos o parlamentar tornou-se uma espécie de consultor e analista político entre seus colegas deputados e o próprio Chefe do Executivo Local, que inteligentemente, o escolheu para ser seu Líder de Governo. O objetivo? Dissipar tensões políticas e abrir o flanco de permanente diálogo na CLDF para aprovação de importantes projetos e medidas orçamentárias de interesse do Governador para colocar as finanças do GDF em ordem. Graças ao trabalho de Agaciel, como líder de Governo e Presidente da CEOF – Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da CLDF – hoje o DF é uma das poucas unidades da federação onde o salário de servidores está rigorosamente em dia e prestadores de serviços recebem dentro do cronograma de pagamentos do GDF, sem atrasos.

Reeleito para seu terceiro mandato para deputado distrital junto
à Câmara Legislativa do DF, agora, Agaciel tem ocupado grande parte de seu mandato parlamentar entre compromissos legislativos e percorrer as Cidades do DF para agradecer aos seus eleitores, apoiadores, lideranças comunitárias e associações que o ajudaram vencer a acirrada disputa eleitoral.

Com reconhecimento e aprovação crescente por todo o DF, o político Agaciel mantém os dois pés no chão. Enquanto outros políticos com mandato consideravam-se reeleitos, ao invés disso, Agaciel triplicou seus compromissos de agenda, recebeu inúmeras lideranças  em seu gabinete e através de seus apoiadores buscou multiplicar as ações e conquistas de seus mandato a favor da população do DF. Mas não é só: Apesar de veterano em campanhas políticas tratou de buscar sua reeleição com humildade e vontade de vencer  buscando o reconhecimento de um trabalho árduo político. A estratégia deu certo: Agaciel está reeleito e seu objetivo agora, é, sobretudo, a partir de 2019 é  fazer um dos melhores mandatos a favor do povo do DF.

Fonte: Contemporânea News

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here