Quem é Celina Leão

0

Celina Leão Hizim,  Candidata a Deputada Federal, pelo Partido Progressistas. Goiana gosta do jeito simples de levar a vida, comida caseira, família, amigos, música e calça jeans.

Jogadora de futevôlei. Quando não está legislando ou fazendo campanha, certamente vai estar em uma quadra de areia por aí. Além de correr, fazer academia, Celina manda bem na capoeira. Por essas e outras que também é considerada a deputada do esporte de Brasília.

 

Foto: Fernando Fidelis

Deputada distrital Celina Leão (Progressistas), cujo o próprio sobrenome Leão, condiz com a pessoa que ela é. Uma mescla de mulher corajosa, determinada e destemida. Conhecida pela sua postura firme e personalidade forte, marcante e autêntica. Celina é uma deputada atuante, fiscalizadora, que caminha pela política, lutando e defendendo os direitos da população. A distrital não é forte apenas em suas palavras, mas sim em suas atitudes.

Formada em Administração de Empresas e graduanda em Direito. Está em seu segundo mandato, é casada e mãe de dois filhos. É também autora de 44 Leis distritais e várias ações. Atua e desenvolve projetos que beneficiam a população do Distrito Federal, desde seu primeiro mandato na Câmara Legislativa do DF (CLDF). Várias leis de sua autoria mudaram a vida da sociedade de Brasília.

Uma das iniciativas da deputada Celina Leão, sãos as medidas que garantem ao cidadão o desconto de 40% no pagamento das multas de trânsito no Distrito Federal. Sua primeira medida foi uma representação junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para que o Departamento de Trânsito (Detran/DF), fizesse adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e depois, a Ação Popular, junto ao Tribunal de Justiça do DF (TJDFT), que fez com que o Detran aderisse ao sistema.

É também da distrital, a Lei 5.751/2016 – que estabelece horários de utilização das faixas do transporte público urbano do Distrito Federal e dos demais veículos autorizados nas faixas exclusivas. A lei foi aprovada pela Câmara Legislativa do DF e publicada em Diário Oficial em dezembro de 2016. Porém a Leifoi  vetada pelo Governador.

Atualmente Celina Leão é Procuradora Especial da Mulher na Câmara Legislativa do DF, onde foi eleita para o biênio 2017/2018. A deputada é autora de várias leis que beneficiam diretamente à mulher. A frente da Procuradoria vem combatendo veementemente qualquer tipo de violência contra a mulher e está fomentando políticas públicas que atendam as mulheres. Além de vários projetos para as mulheres, Celina Leão é também uma deputada jovem, incentivadora do esporte e acredita que através do esporte, as pessoas podem mudar sua qualidade de vida. Celina é jogadora de futevôlei, é vista com frequência nas quadras de areia de Brasília. Aproveita e curte as áreas livres e públicas da cidade para praticar esportes.

Em 2015 foi eleita presidente da Câmara Legislativa para o biênio 2015/2016. Como presidente da Câmara pautou a Casa na regulamentação da Lei 5.691/2016, do UBER – que dispõe da prestação do Serviço de Transporte Individual Privado de Passageiros Baseada em Tecnologia de Comunicação em Rede no Distrito Federal. Celina Leão foi voto decisivo para aprovar esse meio de transporte, considerando as reivindicações e as necessidades da população.

Em 2006, foi secretária da Juventude do Distrito Federal e desenvolveu importantes projetos na inserção de jovens no mercado de trabalho local, prevenção da gravidez precoce e defendeu projetos de lazer e cultura para a juventude, com a implantação dos projetos Amigos do Turista, a Casa da Menina Moça e Juventude em Ação.

Celina Leão é ainda, membro titular de três Comissões: Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo e da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle.

Celina trabalha por melhorias nas prestações de serviços públicos no Distrito Federal, que são essenciais para a população e mantêm seu papel de deputada atuante e fiscalizadora constantemente, legislando e representando a população do DF.

Fonte: Fernando Fidelis

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here