Foi assinada, nesta segunda-feira (1º), a Medida Provisória da Segurança Pública e Projeto de Lei das Carreiras para o reajuste salarial de policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal. A atualização ocorre após intenso trabalho deste Governo do Distrito Federal (GDF) para equilibrar os salários das corporações em relação às forças policiais federais e de outros entes federativos.
O governador Ibaneis Rocha destacou a importância do aumento salarial e reforçou que a medida representa um avanço para a valorização das forças de segurança do Distrito Federal. “O reajuste das nossas forças de segurança, assinado nesta segunda-feira (1º) pelo governo federal, é fruto de muito diálogo e responsabilidade. Valorizamos cada etapa dessa conquista ao lado dos profissionais e do apoio firme dos parlamentares”, afirmou Ibaneis Rocha em uma publicação na internet.
A recomposição é resultado das negociações firmadas nos Fóruns de Diálogo entre o governo federal, o GDF e as entidades representativas das forças de segurança pública, conduzidas nos termos da Lei nº 14.724/2023, que criou o Programa Permanente de Diálogo Federativo. Os entendimentos foram formalizados nos Termos de Negociação Salarial nº 1/2025 (referente à Polícia Civil) e nº 2/2025 (referente à PMDF e ao CBMDF), assinados em 7 e 10 de outubro de 2025.
O chefe do Executivo local enfatizou que o acordo só foi possível graças à construção conjunta entre o GDF, o governo federal e o Congresso Nacional. “Os recursos são do nosso Fundo Constitucional, que cumpre sua missão de garantir valorização e melhores condições de trabalho. Seguimos comprometidos com um DF mais forte e protegido”, complementou o governador.
A recomposição vai variar entre 19,60% e 28,40% (no acumulado 2025-2026) conforme os níveis de posto ou graduação das corporações. O reajuste será pago em duas parcelas, sendo a primeira em dezembro deste ano e a segunda em janeiro de 2026, com índices percentuais variáveis conforme o cargo, a classe, o posto ou a patente.
Para os Policiais Militares e Bombeiros dos Ex-Territórios, o reajuste é de 24,32%, dividido em duas parcelas, uma de 11,5% em dezembro de 2025 e outra de 11,5% em janeiro de 2026. Para a Polícia Civil do DF, o reajuste varia entre 27,27%, para a categoria especial, e 24,43%, para a terceira categoria. O aumento será dividido em duas parcelas, uma em 2025 e outra em 2026.
A medida, autorizada pelo governo federal, também atualiza o auxílio-moradia das PMs e Bombeiros do DF e dos ex-Territórios, em duas etapas, sendo 11,5% em dezembro de 2025 e em 11,5% em janeiro de 2026.
“Os recursos são do nosso Fundo Constitucional, que cumpre sua missão de garantir valorização e melhores condições de trabalho. Seguimos comprometidos com um DF mais forte e protegido”
Governador Ibaneis Rocha