Seja bem-vindo · Brasília, 16/12/2025
AO VIVO
Últimas notícias | Plínio defende manifestantes em ato na COP 30 e critica ações de ONGs
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretarias

Coral leva música, esperança e conforto a pacientes do Hospital de Base

Por Redação 04/12/2025 às 17h19
Imagem da matéria

Os corredores da enfermaria de oncologia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF), foram preenchidos por música e emoção nesta quinta-feira (4). A convite da primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, o Coral Arautos do Evangelho realizou uma apresentação para proporcionar acolhimento, esperança e momentos de leveza a pacientes, familiares e profissionais de saúde.

A cantata marcou o início da campanha Nosso Natal 2025, idealizada pela primeira-dama e coordenada pela chefia-executiva de Políticas Sociais. “Durante a cantata, você se desconecta do mundo e apenas sente o momento. Estou muito feliz de trazer o grupo para os corredores do hospital”, afirma Mayara.

Uma cantata de Natal percorreu os corredores do HBDF nesta quinta (4); a apresentação marcou o início da campanha Nosso Natal 2025, idealizada pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha | Foto: Bruno Henrique/IgesDF

Para a gerente-geral de Assistência do HBDF, Fernanda Hak, a iniciativa oferece conforto e cuidado integral. “Nós entendemos que o cuidado com o paciente engloba o físico, a mente e o espiritual. Quando damos esse apoio completo, conseguimos contribuir até para a recuperação”, destaca.

Hélcia Chaia, integrante do coral, explica que a missão do grupo é levar alegria e consolo a quem enfrenta momentos difíceis. “Estar aqui se alinha ao nosso desejo de transmitir esperança e confiança àqueles que estão sofrendo”, completa.

O coral percorreu os corredores do 10º andar espalhando beleza e música. Entre os pacientes que acompanharam o momento estava Arnaldo Duarte Saião, 67 anos — ele fez diversos registros com o celular enquanto seguia o grupo.

Diagnosticado com um tumor na amígdala, Arnaldo está internado há cerca de um mês. As dificuldades para falar não o impediram de expressar sua emoção ao ouvir o coral. Missionário, ele elogiou a iniciativa e disse que “até os anjos no céu estão felizes”.

A chefe do Serviço de Assistência, Kelly Marques, reforça que ações de humanização são fundamentais no cuidado ao paciente. “Precisamos olhar para o todo, não apenas para a doença, mas também para o aspecto social. Momentos de lazer que promovem descontração em meio ao tratamento geram muita alegria”, finaliza.

Durante a ação, os pacientes também receberam kits de higiene pessoal.

*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)