O fim de semana no Distrito Federal promete uma agenda intensa e diversa, com opções que vão da arte ao entretenimento ao ar livre. E com uma vantagem: é possível ir a quase todos os eventos sem gastar nada com transporte, em razão do programa Vai de Graça, que prevê ônibus e metrô gratuitos no domingo.
A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) comemora 68 anos nesta semana e preparou uma programação especial, e totalmente gratuita, para sexta-feira (5), sábado (6) e domingo (7). Entre as atrações, haverá brinquedos infláveis para as crianças no sábado, atividades de enriquecimento ambiental para os animais e a abertura de um novo espaço dedicado à educação ambiental, conservação e lazer: o tão aguardado aviário de imersão.
Em Brasília, o espetáculo que marcou o surgimento do projeto Viva a Vida retorna aos palcos: O Aniversário do Espelho, montagem que celebra 25 anos de trajetória e reacende a memória afetiva do público. As apresentações serão realizadas no sábado e no domingo, no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul.
Em 2025, para celebrar o aniversário do grupo, o espetáculo ganha uma nova versão sob direção e encenação de Andy do Futuro, que acompanhou o ator Tullio Guimarães desde 2016 em trabalhos do Viva a Vida e também em projetos realizados em unidades do Sesc-DF. A remontagem acontece após o falecimento de Tullio, no final de 2024, e assume também um caráter de homenagem ao seu legado artístico e pedagógico. Os ingressos estão à venda pela plataforma Sympla, com valores acessíveis e política de meia-entrada conforme a legislação vigente.
No Gama, fiel ao lema “Quem ama, Mora”, o Parque Diversom abre mais uma etapa do circuito itinerante, com experiências sonoras para todas as idades, ao Bosque da Administração, onde ficará até o dia 23. Com entrada gratuita, o projeto transforma som e movimento em brincadeira e convida crianças, jovens e adultos a explorar música, ritmo e imaginação em um ambiente lúdico e coletivo.
Além das atividades abertas ao público, estão previstas visitas a escolas públicas com alunos com deficiência nas regiões por onde o Diversom circula, com o intuito de ampliar o alcance educativo e inclusivo da iniciativa. No Gama, a Ação Acessível está prevista para o domingo. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF).