BRASÍLIA

distrito federal

Banco de Leite do Hmib fará ação no Parque da Cidade no sábado (11)

Publicados

em

Evento celebra o Mês da Doação de Leite Materno

*AGÊNCIA BRASÍLIA

A equipe do Banco de Leite do Hospital Materno e Infantil de Brasília (HMIB), em comemoração ao Mês da Doação de Leite Humano, vai celebrar a data, no próximo sábado (11), às 15h, no Estacionamento 5 do Parque da Cidade. A iniciativa do Hmib é o início de uma ação que ocorrerá em junho para insistir na importância da doação de lei materno.

As mamães e famílias que quiserem participar do evento terão a oportunidade de fazer uma aula de sling dance, uma dança interativa da mãe com o bebê, que aumenta o contato afetivo entre ambos e proporciona a troca de experiência com outras mulheres, que estejam vivenciando o mesmo momento. É só levar o próprio sling (tecido usado para carregar o bebê junto ao corpo), água fresca para se hidratar e lanche.

Em 19 de maio se comemora o Dia Nacional de Doação de Leite Humano.  A campanha é feita todos os anos pelo Ministério da Saúde (MS) e visa a incentivar a doação de leite materno, além de mostrar a importância dessa ação para os bebês que não podem, por algum motivo, ser alimentados diretamente no seio da mãe.

Vale lembrar que não é necessário que a mulher tenha uma produção excessiva de leite para se tornar doadora, já que não existe uma quantidade mínima para a doação. É importante enfatizar que um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos. É bom lembrar que a produção do leite humano segue a seguinte premissa: quanto mais leite é retirado, mais é produzido.

Leia Também:  Abastecimento de água é interrompido em oito regiões do DF

ESTOQUE – O estoque do Banco de Leite do Hmib está operando no limite. Diariamente, são distribuídos, em média, cinco litros de leite pasteurizados. O Banco de Leite da unidade possui três freezers disponíveis para o armazenamento do leite cru que chega da coleta e estão praticamente vazios.

Em função disso, a chefe do Núcleo de Banco de Leite Humano do hospital, Ana Cláudia Villa Verde Vasconcelos de Barros, faz um apelo às mamães do DF: “Estamos preocupados com nosso estoque de leite humano cru. Tivemos uma redução de leite materno cru coletado no primeiro trimestre de 2019”, esclarece.

Ana Cláudia insiste: “Pedimos a solidariedade das mães que estão amamentando. Somos referência em prematuridade, temos bebês de baixo peso ou doentes internados em leitos da Unidade Neonatal e o leite humano pasteurizado é um alimento que salva vidas. As mães interessadas em contribuir, podem procurar o banco de leite mais próximo de sua residência ou entrar em contato pelo telefone 160, opção 4”.

Leia Também:  Detran-DF adia a implementação da placa Mercosul

Conheça os 14 passos para doar leite humano:

  1. Procure tirar o leite em um lugar limpo e tranquilo da casa.
  2. Use potes de vidro com tampa plástica.
  3. Ferva os potes por 15 minutos e deixe que sequem sobre um pano limpo.
  4. Use uma touca ou um lenço na cabeça.
  5. Coloque uma máscara ou amarre uma fralda sobre o nariz e a boca.
  6. Lave as mãos e os braços até os cotovelos com bastante água e sabão.
  7. Lave as mamas apenas com água.
  8. Seque as mamas e as mãos com um pano limpo.
  9. Massageie os seios com a ponta dos dedos, com movimentos circulares, e inicie a coleta diretamente no pote.
  10. Encha o pote até faltarem dois dedos para completá-lo e, caso seja necessário, recomece uma nova coleta em outro pote higienizado.
  11. Identifique o pote com seu nome e a data em que retirou o leite pela primeira vez. Para completar um pote que já está no congelador, faça a coleta em um copo de vidro e depois despeje no pote.
  12. O leite pode ficar até dez dias no congelador ou no freezer.
  13. Para agendar a coleta, ligue no número 160, opção 4.
  14. O Corpo de Bombeiros buscará a doação em sua casa. 

Fonte: Secretária de Saúde

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

distrito federal

ENERGIA RECUPERADA EM TRÊS MESES É SUFICIENTE PARA ABASTECER 140 MIL CASAS POR 30 DIAS

Avatar

Publicados

em

Por

Neoenergia Brasília realiza mais de 35 mil ações de recuperação de energia em todo o Distrito Federal. Parte do valor da energia furtada é pago por todos os consumidores

 

Brasília, 14 de junho de 2022 –* O combate a perdas de energia é uma prioridade para a Neoenergia Brasília. Só nos três primeiros meses do ano, a distribuidora recuperou 28 milhões de kWh, o suficiente para abastecer 140 mil residências por 30 dias. Para se chegar a essa marca, foram realizadas mais de 35 mil ações de prevenção e combate aos desvios de energia, como regularização de clientes clandestinos (4,3 mil), fiscalização (23 mil) e substituição de medidores (7,7 mil), além do uso de tecnologia para se evitar fraudes, como a instalação de sensores na rede e a manutenção da telemedição nos maiores consumidores.

 

É importante ressaltar que, somente com 1.940 ações realizadas nas classes comercial e industrial, neste período, a distribuidora recuperou 64% do montante recuperado em todas as classes no período. Com 18 milhões de kWh recuperados, é possível abastecer 90 mil residências por 30 dias.

 

“Esse trabalho é fruto de ações de inteligência, associadas a operações estratégicas de campo e com a colaboração de todas as áreas da empresa”, explica Gustavo Alvares, diretor- superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília. “Aumentaremos o ritmo de inspeções nos próximos meses e reforçaremos a ideia de que o furto de energia não compensa. As empresas devem procurar a Neoenergia para regularizar seus débitos e adequar as ligações de suas unidades”, finaliza.

Leia Também:  Postos do DF correm risco de ficar sem gasolina, afirma sindicato

 

De todas as ações, um caso emblemático chamou a atenção. No último mês de fevereiro, o time da Neoenergia Brasília recuperou 2,26 GWh em uma fábrica de gelo, localizada na BR- 060, Km 18, no Recanto das Emas. Esse montante, sozinho, abasteceria 11,3 mil casas por um mês e a fatura ficou próxima aos R$ 2 milhões.

 

*BALANÇO -* No primeiro ano de atuação no Distrito Federal, a Neoenergia Brasília recuperou mais de 205,20 Gigawatt-hora (GWh) – suficiente para abastecer todos os clientes residenciais (aproximadamente 950 mil) da capital federal durante um mês inteiro – em ações diárias, impactando positivamente também, na segurança da população e na qualidade do fornecimento de energia.

 

*DENÚNCIA -* Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Brasília reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas na central de teleatendimento da distribuidora, por meio do telefone gratuito 116.

Leia Também:  Guará tem um novo ponto para selfies

A Neoenergia Brasília reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato com a concessionária.

 

*CLANDESTINOS -* Os novos clientes têm a energia regularizada por meio do programa Energia Cidadã. Alinhada ao programa Energia Legal do GDF, a distribuidora regularizou a energia para mais de 28 mil famílias no último ano, levando desenvolvimento econômico, social e mais dignidade para essa parcela da população. Com energia de qualidade, mais segurança e cidadania ainda terão acesso a inúmeros outros benefícios proporcionados pela distribuidora, como participação nos programas de Eficiência Energética, com campanhas de consumo consciente, doação de lâmpadas e geladeiras.

 

*SEGURANÇA -* A utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e extremamente perigoso. Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga.

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?