Meninos começam a sair de caverna na Tailândia

0

Autoridades do país anunciam primeiros resgates de grupo de 12 jovens e seu treinador presos no local há mais de duas semanas


Integrantes das equipes de resgate em área inundada da caverna onde os 12 meninos de uma equipe de futebol e seu treinador estão presos na Tailândia: primeiros devem ser resgatados do local ainda neste domingo
Foto: AFP PHOTO / ROYAL THAI NAVY
Integrantes das equipes de resgate em área inundada da caverna onde os 12 meninos de uma equipe de futebol e seu treinador estão presos na Tailândia: primeiros devem ser resgatados do local ainda neste domingo – AFP PHOTO / ROYAL THAI NAVY

CHIANG RAI, Tailândia – Autoridades tailandesas anunciaram na manhã deste domingo o resgate de dos primeiros dos 12 meninos de uma equipe de futebol presos em uma caverna junto com seu treinador há mais de duas semanas, informou a agênias de notícias Reuters. A perigosa operação teve início na madrugada deste sábado para domingo no Brasil, já manhã de domingo no horário local e deve levar ainda dois ou três dias para que todos sejam retirados do local onde estão refugiados na caverna parcialmente inundada.

– Dois meninos estão fora. No momento eles estão no hospital de campanha junto à caverna – afirmou Tossathep Boonthong, chefe do Departamento de Saúde de Chiang Rai e integrante da equipe de resgate. – Estamos os examinando e eles ainda não foram removidos para o hospital de Chiang Rai.

A operação de resgate tem a participação de cinco integrantes das forças especiais da Marinha tailandesa e 13 especialistas de nível mundial, procedentes de países com experiência em espeleologia que seguem para o local onde estão os jovens, informou mais cedo Narongsak Osottanakorn, governador da província de Chiang Rai e líder da célula de crise que está coordenando a operação de resgate.

O resgate dos jovens na caverna da Tailândia
Laos
Caverna
de Tham
Luang
Complexo visto de cima
Vista transversal
BANGCOC
5m
200m
Golfo da
Tailândia
Câmara de entrada
200 km
Escala humana
Área majoritariamente seca com seções de águas rasas
A caverna se estreita a uma passagem
Base operacional dos mergulhadores
Altura menor que 1m
A caverna alarga
Menor parte do túnel
Praia Pattaya
Área majoritariamente alagada, passagem somente por mergulho
Mais de 10m de altura
Grupo encontrado em uma elevação cercada de água
Fontes: Federação francesa de espeleologia, Universidade Rakabhat Mahasarakham, Digitalay, e BBC

Possível resgate

Como seria o nado das crianças com os mergulhadores

Localização do time de futebol

Câmara 3

Perto de Pattaya Beach

Lanterna

Tanque de ar

MERGULHADOR 1

MERGULHADOR 2

Corda

guia

Máscara de mergulho

CRIANÇA

Para resgatar os meninos e seu técnico, os mergulhadores terão que escoltá-los através de passagens submersas

Com máscaras de oxigênio, cada menino será conduzido por dois ou três mergulhadores.

A base da equipe de resgate fica a cerca de 1,5km dos meninos

Uma corda guia e tanques de oxigênio sobressalentes foram colocados ao longo da rota

Fonte: NYT

No momento, um mergulhador experiente precisa de 11 horas para fazer uma viagem de ida e volta até o local em que estão os meninos e o técnico: seis para ir e cinco para voltar, graças à ajuda da corrente. Ainda assim, as autoridades tailandesas estão otimistas quanto ao resgate. A célula de crise considera que as condições atuais para um resgate são “perfeitas”, especialmente no que diz respeito ao nível da água na caverna.

– Sairão um por um. Isto vai durar dois ou três dias – afirmou Chalongchai Chaiyakorn, outro integrante da célula de crise.

Fonte: O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here