TRE indefere registro de 31 candidatos a deputados do PTB-DF

0

Partido de Alírio Neto não entregou dentro do prazo o registro de filiados. Legenda pretende recorrer ao TSE

Igo Estrela/Especial para o Metropoles

De uma só vez, 31 candidatos a deputados federais e distritais pelo PTB tiveram suas candidaturas indeferidas nesta segunda-feira (17/9), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF). O partido não teria comprovado a filiação dos mesmos dentro do prazo e, por isso, se tornaram inelegíveis. A sigla afirma ter ocorrido um problema técnico do sistema e, diante da situação, anunciou que recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o presidente regional do PTB e candidato a vice-governador, Alírio Neto, a secretaria do partido tentou com antecedência registrar a candidatura de seus filiados, mas não conseguiu por “problemas técnicos” . Com isso, a filiação partidária de seus candidatos não ficou comprovada e eles não podem participar do pleito de outubro.

“Vamos recorrer. O corregedor havia dito que nossos filiados estavam aptos. Tenho os e-mails, mas a Corte entendeu que a ação dele foi unilateral e não poderia ser interpretada como algo oficial. Não podemos ser prejudicados por um problema no sistema do TRE. Até militares, que não precisam estar filiados, acabaram prejudicados”, afirmou Alírio Neto.

O PTB já havia relatado problemas no sistema da Justiça Eleitoral (FiliaWeb) durante a transmissão das listas de filiados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas que o impasse já havia sido contornado. O envio é uma das exigências para a oficialização dos postulantes aos cargos políticos.

Controles
É por esse sistema que as filiações podem ser comprovadas junto aos tribunais regionais eleitorais (TREs). Um dos controles é saber se as datas de ingresso nas legendas estão de acordo com os prazos estipulados pela legislação eleitoral. No caso do PTB-DF, apesar de comprovantes terem sido emitidos, o cadastro não teria chegado à Corte.

Os processos estavam sob análise do desembargador Telson Ferreira desde a semana passada e somente nesta segunda (17) — último dia do prazo para julgamento dos registros de candidaturas  —é que foram julgados.

Aguarde mais informações.

Fonte: Metropolis

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here