BRASÍLIA

GOVERNO FEDERAL

Quem bancou as eleições daqueles que querem presidir Câmara e Senado?

Publicados

em

Empresários no lugar de empresas e campanhas milionárias em 2014 e 2018

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Até a noite da última quinta-feira (31), 15 congressistas mantinham as candidaturas para os cargos de presidente da Câmara e do Senado. Na linha sucessória da Presidência da República, quem ocupa esses postos preenche, respectivamente, o segundo e terceiro lugar e costuma exercer a função de comandar o país.

No dia a dia, são os responsáveis por escolher as pautas que serão tratadas como prioridade no Congresso Nacional e por articular todo o Poder Legislativo. Mas quem financiou as campanhas dos políticos que almejam comandar as duas Casas? Quanto custaram suas eleições? Veja o resultado:

Câmara dos Deputados
Sete deputados federais disputam a presidência da Câmara dos Deputados. São eles: Rodrigo Maia (DEM-RJ), Fábio Ramalho (MDB-MG), JHC (PSB-AL), Marcelo Freixo (PSol-RJ), Ricardo Barros (PP-PR), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e General Peternelli (PSL-SP).

Cinco deles têm empresários entre seus três maiores doadores de campanha – algo que passou a ocorrer depois de 2015, quando as empresas foram oficialmente proibidas de fazer repasses a campanhas políticas.

O Tribunal Superior Eleitoral mostra que dois deputados doaram para si em 2018: JHC (PSB) e General Peternelli (PSL). Além disso, o candidato do PSL também teve o financiamento coletivo como uma das três maiores fontes de doação, assim como o candidato do Novo, Marcel Van Hattem.

Veja quem foram os três maiores doadores de cada um dos candidatos a liderar a Câmara:

Gastos de campanha (Câmara)
Dos sete deputados que disputam a presidência da Casa, Rodrigo Maia foi o que teve mais despesas nas eleições de 2018: R$ 2.390.583,56. O segundo foi Fábio Ramalho, com um gasto de R$ 2.046.600,79. Veja na tabela a seguir o detalhamento de cada candidato:

Senado Federal
Oito senadores disputam a presidência da Casa. São eles: Renan Calheiros (MDB), Major Olímpio (PSL), Esperidião Amin (PP), Tasso Jereissati (PSDB), Davi Alcolumbre (DEM), Alvaro Dias (Podemos), Ângelo Coronel (PSD) e Reguffe (Sem partido).

Leia Também:  Proibição de despejo durante a pandemia está na pauta do Plenário desta terça-feira

Embora a renovação do Senado tenha sido a maior de sua história nas eleições de 2018, a maior parte dos candidatos à presidência da Casa se elegeu em 2014. Cinco foram eleitos naquele ano e quatro em 2018. Em 2014, ainda era possível que empresas doassem para as campanhas – o que influencia diretamente na leitura a seguir. Conheça quem são os principais doadores de cada um deles:

Gastos de campanha (Senado)
Os três candidatos à presidência do Senado que mais gastaram para se eleger são Tasso Jereissati, Alvaro Dias e Renan Calheiros. O candidato que menos gastou é um novato na Casa: Major Olímpio. Veja a seguir o valor da campanha de todos eles:

Fonte: Metropolis

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

GOVERNO FEDERAL

Estão abertas as inscrições para II Workshop Vias Seguras

Avatar

Publicados

em

Por

Foto: Divulgação / AESCOM ANTT

O evento ocorrerá nos dias 15 e 16 de maio, na sede da ANTT, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo CanalANTT no YouTube

om o objetivo de promover o debate sobre segurança viária, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai realizar a segunda edição do workshop Vias Seguras, em parceria com a ABSeV, a ANTF, as Melhores Rodovias do Brasil (ABCR) e o ONSV. O evento acontecerá nos dias 15 e 16 de maio, na sede da ANTT, em Brasília, com transmissão ao vivo no canal da ANTT no YouTube. A intenção é sensibilizar, capacitar e engajar os participantes quanto a temas relevantes relacionados à segurança viária, para os modos de transportes regulados pela Agência.

O workshop contará com a participação de especialistas, espaço de tecnologia e inovação para visitação e simuladores. Serão debatidas questões relacionadas às tecnologias que salvam vidas, ao cuidado em transportar vidas, à segurança das passagens em nível de ferrovias e à importância de salvaguardar não somente a própria vida, como a dos colaboradores que atuam nas vias concedidas.

Leia Também:  Áudio: Comissão aprova cardápios em braile e com audiodescrição

O evento tem como público-alvo servidores, trabalhadores dos setores regulados, colaboradores das concessionárias e das associações, comunidades de ensino superior e usuários. Para participar, os interessados deverão preencher o formulário de inscrição.

O II Workshop Vias Seguras ANTT é uma iniciativa prevista no Programa Vias Seguras, que visa elevar o padrão de segurança nos modos de transportes regulados pela Agência, e integra as ações do movimento Maio Amarelo 2024.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Programação 2 Workshop Vias Seguras-01.png
Programação – Workshop Vias Seguras

Inscreva-se aqui!

“Paz no trânsito começa por você”

Assessoria Especial de Comunicação

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?