Comitiva da Embaixada Chinesa visita Cristalina, se encanta com belezas naturais e movimenta comércio

0

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre e natureza

O cristal, minério que originou a povoação da “Serra dos Cristais”, inspirou o nome de “Cristalina”, começou a atrair gente para as cercanias do município há mais de 200 anos, foi fator preponderante da economia local na maior parte da sua história e é, ainda hoje, o principal sustento de centenas de famílias, continua a atrair pessoas do Brasil e do mundo inteiro para conhecer o seu fascínio e os seus mistérios.

E foi assim que um grupo de 50 componentes da Embaixada da China, liderado pelo Conselheiro Song, veio a Cristalina no último sábado, 06 de abril, “por livre e espontânea vontade”, conforme contou o sr Song, para conhecer o Garimpo da “Bateção” e a Pedra Chapéu de Sol.

A comitiva foi recepcionada pelo secretário de turismo, Eliézer Bispo, pelo presidente do Contur, William Souto, pelo vice-presidente Franklin Ribeiro, pelo vereador Silvano da Rádio e pelo proprietário dos empreendimentos, Eduardo Fernandes, o Duda.

Depois de fazer contato com a Secretaria de Turismo e receber as orientações devidas, a organização da viagem definiu os pontos a serem visitados, com prioridade para a Chapéu de Sol, o Garimpo e o Mercado dos Cristais. Nas três visitas os viajantes se deslumbraram com a beleza da Pedra, os métodos da garimpagem e o trabalho feito pelos artesãos, com o cristal.

“Há belezas naturais que em outros lugares do mundo tem, mas caminhar em uma trilha de cristais e contemplar o equilíbrio da Pedra Chapéu de Sol, isso só Cristalina oferece”, afirmou o empresário Duda, que também é membro do Contur.

Este é o terceiro grupo de estrangeiros que visita Cristalina em 2018, haja vista que vieram antes dos chineses delegações da França e das Filipinas.

A determinação do prefeito Daniel do Sindicato, desde que criou a Secretaria de Turismo no seu primeiro ano de mandato, é para que a pasta ofereça todo apoio para que turistas visitem Cristalina.

Para fomentar a atividade, além da criação e o efetivo funcionamento da secretaria, Daniel apoia as iniciativas do Contur, autorizou a confecção do Mapa Turístico, só em 2019 dará apoio a 10 eventos entre maio e setembro, como fez no ano passado, e autorizou a contratação de uma consultora para fazer um diagnóstico sobre o turismo no município.

“O intuito do prefeito é atrair mais turistas para o município, por isso que em um evento como este a secretaria fica à disposição, a Guarda Municipal se faz presente e não pode haver limites nem
interesses localizados para recepcionar uma caravana desse porte”, falou o secretário Eliézer, que acompanhou a equipe chinesa durante todo o tempo em que eles estiveram em Cristalina.

Fonte: EG NEWS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here