Detran zera fila de espera em atendimentos de pessoas com deficiência

0

Novos procedimentos adotados pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal zeraram a fila de espera por atendimento na Gerência de Saúde (Gersa). Com a grande demanda pelos serviços de avaliação médica, os candidatos à obtenção ou renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que possuem algum tipo de deficiência aguardavam até nove meses para passar por uma junta médica.

Uma das medidas que o Departamento adotou foi autorizar as clínicas credenciadas com acessibilidade a realizarem a avaliação médica de portadores de necessidades especiais. Para isso, foram credenciados 12 médicos para realizar as juntas médicas nas clínicas.
 Assim, o primeiro atendimento desses candidatos deixou de ser feito no Detran para ser realizado em clínicas mais próximas de suas casas, trazendo mais agilidade e facilitando o acesso desses cidadãos. Agora, o candidato só vai ao órgão depois de avaliado na clínica, que julgará a necessidade ou não de submetê-lo à avaliação na junta médica do Detran.
Além disso, os servidores da Gersa intensificaram o atendimento das avaliações que já estavam agendadas, zerando a fila que contava com uma média de 800 pessoas aguardando atendimento.
Essa melhoria no atendimento foi possível sem onerar o bolso do cidadão, pois os serviços de avaliação cobrados na clínica são tabelados. Pelo contrário, o custo pode ser até menor, pois o candidato pode escolher uma instituição credenciada que fique mais perto de casa evitando o deslocamento até a Gerência de Saúde, que fica no Setor de Cargas – STRC Trecho 1 Conjunto B Lotes 1/8.
A lista de clínicas credenciadas com acessibilidade pode ser encontrada no site do Detran, no endereço http://www.detran.df.gov.br/clinicas-psicotecnico-credenciadas/

Agendamento online

Desde o dia 19 de fevereiro, também já é possível agendar, por meio do site do Detran, o atendimento para os serviços oferecidos pela Gerência de Saúde, que incluem solicitação de credencial de estacionamento e serviços de obtenção e renovação de Carteira Nacional de Habilitação – CNH.
Com o agendamento online, pessoas com deficiência podem escolher dia e horário para ser atendido, evitando deslocar-se até o órgão e aguardar atendimento em fila. Para isso, basta acessar o site do Departamento por meio do endereço www.detran.df.gov.br e, na aba “Serviços”, clicar na opção “Medicina de Trânsito” e “ServiçosOnline”
Fonte: DF Mobilidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here