Professores do DF terão atendimentos para cuidados com a saúde mental

0

Categoria é atualmente responsável por um dos maiores índices de afastamento médico dos quadros do serviço público distrital

Michael Melo/MetrópolesMICHAEL MELO/METRÓPOLES

O Centro de Atendimento e Estudos da Saúde do Servidor Público do Distrito Federal (Caessp-DF), também chamado de Espaço NovaMente, passa a atender, a partir deste mês de julho, servidores da Secretaria de Educação do DF. Os nomes serão encaminhados pela pasta para acolhimento e atendimento relacionado à saúde mental. A clínica já recebe funcionários da Saúde e do Sistema Penitenciário local. O atendimento conta com equipe interdisciplinar composta por psicólogos, enfermeiros, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e assistentes sociais.

Além do atendimento, o Centro realiza pesquisa em relação ao adoecimento no ambiente de trabalho. De acordo com o Governo do Distrito Federal, em 2017, as áreas de Educação e Saúde responderam por 90% dos dos atestados emitidos a servidores públicos do GDF referentes a transtornos mentais e comportamentais. Ao todo, o Executivo local emitiu 15.557 licenças referentes a essas enfermidades no ano de 2017. Os dados fazem parte de um relatório da Diretoria de Epidemiologia em Saúde do Servidor. Ainda não foram divulgados os números relativos a 2018.

Os nomes para atendimento serão encaminhados pela Secretaria de Educação, a partir da Subsecretaria de Gestão de Pessoas. A pasta e o Caessp-DF assinaram um termo de cooperação que será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal nos próximos dias. “Nós precisamos de projetos como esse para cuidar dos nossos servidores. Infelizmente temos vivido momentos difíceis, de adoecimento, e queremos fazer o caminho de retomada desses servidores”, afirmou a subsecretária de gestão de pessoas da Educação, Kelly Cristina Bueno.

Além de Kelly, também participam do projeto a chefe da Assessoria Especial do Gabinete, Janaína Almeida, e o diretor de Acompanhamento e Apoio ao Servidor, Valdson José da Silva. O secretário de Educação, Rafael Parente, demonstrou preocupação com o tema e tem outras propostas e ações para tratar a promoção da saúde dos servidores da pasta. “A ajuda é muito importante para nos ajudar a cuidar de nossos servidores”, disse.


Cuidar de quem cuida

Responsável pela clínica, a presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues, comemorou a nova parceria. “Nós criamos a NovaMente para cuidar de quem cuida. Para valorizar os servidores e dar a mão a quem precisa. Ficamos felizes quando outras pastas nos procuraram”, comentou. O Espaço NovaMente funciona no Guará, numa área de 4 mil metros quadrados, com área verde. Além dos consultórios para atendimento, há espaço para acompanhantes, redário, sala de pesquisa, ambientes ao ar livre e espaço para atividades em grupo.

Fonte: Metropoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here