Sejus oferece serviços a moradores do Recanto das Emas

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Ação social será nesta sexta (19/07/2019) e no sábado (20/07/2019), das 9h às 17h

Renato Alves/Agência BrasíliaRENATO ALVES/AGÊNCIA BRASÍLIA

A Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, a Administração Regional do Recanto das Emas e diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) realizam a quinta ação integrada Sejus mais Perto do Cidadão, nesta sexta-feira (19/07/2019) e no sábado (20/07/2019), das 9h às 17h, com a prestação de vários serviços à população. As atividades ocorrerão no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), na Quadra 113, Lote 9.

A ação também contará com a inauguração de dois telecentros. No evento, as pessoas poderão se inscrever para os cursos que começarão em agosto, beneficiando crianças, adolescentes, jovens e adultos com oferta de computadores conectados à internet. Serão ministrados cursos de informática básica, programação e manutenção de computadores.

Na ocasião, será inaugurado ainda o Centro de Convivência do Idoso (CCI), que oferecerá cursos de informática básica, navegação de internet e redes sociais para a inclusão digital e social para as pessoas da terceira idade.

Durante o evento, vão ser entregues veículos para melhorar os serviços e atendimentos prestados pelos conselhos tutelares no Distrito Federal, além de carros adaptados ao transporte humanizado de socioeducandos, bem como maior agilidade e segurança dos servidores durante os deslocamentos.

Em homenagem ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completa 29 anos neste mês, bolo de um metro celebrará a data no sábado.

O Sejus mais Perto do Cidadão já chegou à Candangolândia, ao Paranoá, a Planaltina e Brazlândia. O evento tornou-se permanente por meio de decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB) e vai alcançar todas as cidades do Distrito Federal. Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, o programa é importante pois “aproxima o governo da população, promove facilidade de acesso a vários serviços de forma integrada e unificada, gerando economia, agilidade no atendimento, facilitando e promovendo melhoria na qualidade de vida das pessoas”.

Principais serviços a serem oferecidos à população no Recanto das Emas:
  • Subsecretaria de Apoio às Vítimas de Violência – Orientações no âmbito do programa “Pró-Vítima” a pessoas que sofrem atos de violência doméstica, intrafamiliar, psicológica, física, sexual e institucional; Feira de Talentos Pró-Vítima, ação para que as mulheres atendidas pelo Pró-Vítima comercializem seus produtos, no sábado pela manhã, será feito atendimento de prevenção dentária e orientações a crianças, oferecidos pelo Instituto Rita Trindade.
  • Subsecretaria do Sistema Socioeducativo – Oficina de música para as crianças e seus familiares (sexta-feira das 9h às 12h); venda de hortaliças cultivadas pelos adolescentes do socioeducativo e produtos de panificação; informações dos servidores das unidades de Atendimento em Meio Aberto sobre cumprimento das medidas do sistema socioeducativo.
  • Subsecretaria de Assuntos Funerários – Informações sobre serviços funerários e cemitérios.
  • Subsecretaria de Políticas para Idoso – Distribuição de material informativo sobre direitos dos idosos.
  • Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes – Orientações de prevenção de acidentes na infância, avaliação física para família, circuito psicomotor para estimular a aprendizagem em crianças e adolescentes; brinquedoteca lúdica para estimular o lazer, concentração e aprendizagem; orientações sobre funcionamento e atendimento do Conselho Tutelar; orientações sobre funcionamento e atendimento do Centro Integrado 18 de Maio; pintura de rosto; oficinas e apresentações artísticas para crianças.
  • Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso – Exposição e venda de produtos fabricados nas oficinas das unidades prisionais.
  • Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas – Prevenção ao uso de drogas; orientações sobre uso indevido de substâncias psicoativas; encaminhamentos ao Capes e às comunidades terapêuticas; aplicação de enquete sobre uso/abuso de drogas; Museu de Drogas (PCDF); Oficina de grafite (cultura hip hop contra as drogas); e visitação no museu e oficina de grafite.
  • Ouvidoria – Acolhimento de elogios, reclamações e sugestões.
  • Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) – Atuará para sanar dúvidas dos consumidores, orientar e abrir solicitações do consumidor.
  • Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão (Na Hora) – Estará no local para fazer carteira de identidade: 1ª via (gratuita), 2ª via (R$ 42); carteira de trabalho (no caso de roubo apresentar boletim de ocorrência), CPF (R$ 7), emissão de débitos da Secretaria da Fazenda, CEB (R$ 2,92) e Caesb (R$ 4,16). Orientação jurídica, atendimento psicológico, social e 2° via da isenção da taxa de vulnerabilidade. Van de conveniência móvel do BRB para facilitar a vida de quem tem débito a pagar. Para isenção das taxas é preciso já ter utilizado a isenção alguma vez ou ter ido ao Cras solicitar. Isenção da taxa de 2ª via da identidade para pessoas em situação de vulnerabilidade com a Secretaria de Desenvolvimento Social.
  • Subsecretaria de Política de Direitos Humanos e de Igualdade Racial – Distribuição de material informativo sobre direitos da comunidade LGBT; informações sobre direitos das pessoas com deficiência e cadastramento de currículos; corte de cabelo e maquiagem (sábado dia 20).
  • Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) – Ônibus para confecção da carteira de identidade; Museu das Drogas; apresentação à população do trabalho realizado pelos cães das polícias do DF.
  • Secretaria de Saúde – Orientações sobre alimentação saudável; aferição de glicemia e pressão arterial; prevenção sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); combate à dengue.
  • Departamento de Trânsito (Detran-DF) – Simulador de trânsito: óculos virtual de simulação de estar dirigindo com efeitos de álcool; kits informativos sobre leis de trânsito; jogos educativos.
  • Ouvidoria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) -Informações ou providências, reclamações, sugestões, denúncias e elogios sobre os serviços oferecidos pelo MPDFT, seus órgãos e serviços auxiliares.
  • Secretaria de Desenvolvimento Social – Atendimento para isenção da taxa de 2ª via da identidade para pessoas em situação de vulnerabilidade; verificação da situação de pessoas idosas ou com deficiência que estão com Benefício de Prestação Continuada (BPC) bloqueado.
  • Defensoria Pública – Orientação Jurídica e psicossocial.
  • Secretaria da Mulher – Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher: atendimento psicológico e social para vítimas de violência.
  • Fundação Regional de Assistência Oftalmológica – Exame de vista, pressão do olho, prevenção de cegueira, gratuidade para óculos monofocal.
  • Secretaria de Turismo – Centro de Atendimento ao Turista (CAT) apresenta os pontos turísticos do Recanto e de Brasília.
  • Corpo de Bombeiros – Exposição de viaturas e tiroleza para as crianças

Fonte: Metropoles

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