BRASÍLIA

diversos

Toyota GR Yaris testa hidrogênio como combustível

Publicados

em

Toyota GR Yaris testa hidrogênio como combustível

Após usá-lo no Corolla GR de competição, a Toyota agora explora o GR Yaris como plataforma de teste para uso do hidrogênio como combustível, uma aposta do gigante japonês para dispor de uma alternativa à eletrificação.

Usando o famoso motor G16E-GTS, que passará a equipar também o GR Corolla hatchback, que estreará também nos EUA, a Toyota quer introduzir esse propulsor em automóveis logo mais.

Toyota GR Yaris testa hidrogênio como combustível

Com três cilindros, 1.618 cm³, turbocompressor e injeção dupla, o G16E-GTS sofreu modificações para usar o hidrogênio em forma gasosa, diferente da forma usada no Mirai, por exemplo.

Nesse caso, o Mirai utiliza hidrogênio líquido como reagente com oxigênio em células de combustível, produzindo uma carga elétrica armazenada em baterias ou usada direto na propulsão.

Já no GR Yaris, o protótipo utiliza o combustível como gás sob alta pressão, injetado nas câmaras de combustão para ignição, produzindo assim a energia térmica que moverá os três pistões.

Toyota GR Yaris testa hidrogênio como combustível

Com o hidrogênio em forma de gás, a combustão se dá muito mais rápida que na gasolina e torna o G16E-GTS mais responsivo ao pedal do acelerador.

Leia Também:  Jogos de carro de corrida: opções p/ PC, celular, Xbox, PS4, PS5

Sem mudanças em relação ao ronco produzido, o GR Yaris Hydrogen marca o início dos testes nas ruas, já tendo sido provado nas pistas de competição do Japão.

Toyota GR Yaris testa hidrogênio como combustível

Para não depender exclusivamente da eletrificação, a Toyota aposta no hidrogênio como uma fonte importante para manter a produção de motores e uma indústria ameaçada.

A Toyota diz que está “refinando ainda mais suas tecnologias de motores a hidrogênio por meio do automobilismo e pretende atingir um modelo ainda melhor baseado em hidrogênio”.

Toyota GR Yaris testa hidrogênio como combustível

Para mercados como Europa, EUA e China, o uso do hidrogênio em uma alternativa interessante, mas em regiões como Brasil e Índia, a troca do mesmo pelo etanol deve ser considerada.

Ainda assim, serviria aqui como alternativa ao gás natural veicular, porém, o custo de obtenção do hidrogênio como combustível precisa ser menor que o do GNV.

AUTOMOTIVO

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

diversos

Ponte entre RS e SC cai com 100 foliões que voltavam do carnaval

Avatar

Publicados

em

Por

Imagem mostra estrutura comprometida nesta manhã de segunda-feira. Foto: Corpo de Bombeiros de Passo de Torres/Divulgação

Há feridos e desaparecidos; estrutura tinha capacidade para apenas 20

Uma ponte pênsil que liga os municípios de Torres (RS) e Passo de Torres (SC) teve parte de sua estrutura rompida. De acordo com a prefeitura da cidade gaúcha, o acidente aconteceu por volta das 2h20 de hoje, 20, por causa do excesso de peso.

Cerca de 100 pessoas utilizavam a ponte, que só tem capacidade para 20 para travessia, quando ela cedeu.

A Brigada Militar (BM) e o Corpo de Bombeiros informaram que pelo menos 30 pessoas já foram resgatadas da água e há pelo menos três pessoas desaparecidas, entre elas uma mãe e o filho de 1 ano. Os bombeiros continuam as buscas.

fonte: Diário do Poder

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Leia Também:  Líderes da Universal são indiciados por lavagem de dinheiro em Angola
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?