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Alunos de Taguatinga são premiados em concurso de redação sobre fair play

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A 5ª edição do concurso de redação da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Taguatinga chegou ao fim na última semana com a cerimônia de premiação, realizada no auditório do Centro Cultural do Sesi de Taguatinga Norte, na quinta-feira (29). Lotado de alunos, pais e professores, o auditório do Sesi se transformou em palco para receber os estudantes que se destacaram na produção de conteúdos artísticos sobre o tema “No esporte, na escola e na vida: o fair play como princípio!”

A premiação do 5ª concurso de redação da CRE de Taguatinga teve clima de festa e foi inclusiva | Fotos: Victor Bandeira/Ascom SEEDF

O evento foi marcado pela inclusão. Na cerimônia, além do tradutor de libras presente no palco, em alguns momentos a plateia foi orientada a não bater palmas, mas apenas chacoalhar as mãos no ar, para acolher e incluir os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiência auditiva.

Em 2024, 298 trabalhos foram inscritos, dos quais 40 foram selecionados como finalistas nas oito categorias: relato de práticas, cartaz, pintura, fábula ilustrada, biografia, história em quadrinhos, poema e texto dissertativo-argumentativo. As redações foram corrigidas por professores da Universidade de Brasília (UnB). Heitor de Lima Leite, 14 anos, é aluno do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 19 e ficou em 3º lugar na categoria poema.

O estudante é usuário de cadeira de rodas devido a uma miopatia, doença que afeta os tecidos musculares. Essa foi a primeira vez que participou do concurso, que tomou conhecimento por meio de um professor que o incentivou a participar e o ajudou a pesquisar sobre o tema. “Eu pesquisei alguns casos de fair play e vi mais nas Olimpíadas. Teve um caso da Olimpíada de Pequim, em 2008”, disse.

O estudante da EC 18 Otávio da Silveira Mapeli escreveu uma biografia sobre o professor de educação física Fernanda de Campos

O coordenador da Regional de Ensino de Taguatinga, Murilo Marconi Rodrigues, ressaltou que, dentro do esporte, o fair play tem um papel importante na construção do caráter e na educação moral dos indivíduos. Ensina valores importantes, como tolerância, empatia e autocontrole, que são fundamentais tanto no esporte quanto na vida. “Falar de esporte é algo que me alegra muito, pois o esporte sempre fez parte da minha vida e acredito que, a partir das práticas esportivas, muitas vidas podem ser transformadas. A vida nos oferece momentos diferenciados e precisamos fazer desses momentos algo único”, ressaltou.

Inspiração

Otávio da Silveira Mapeli, aluno da Escola Classe 18, foi premiado como melhor redação na categoria de biografias. O estudante escolheu escrever sobre seu professor de educação física Fernando de Campos de Azevedo e quando leu sua redação no palco emocionou todos os presentes.

“Foi bem legal. Eu comecei meio desorganizado, tudo fora do lugar, mas aí foi começando a encaixar tudo, organizando tudo. A escolha foi porque ele foi um ótimo exemplo de fair play. Para mim, ele é uma história de superação e é muito legal”, justificou o estudante.

Os vencedores, além de terem recebido medalhas e trófeus, entre outros prêmios, agora são coautores do livro com a coletânea dos trabalhos finalistas. O livro, contendo as melhores redações, foi disponibilizado logo na entrada. A obra será interativa e reunirá os cinco trabalhos finalistas de cada categoria, sendo composta por duas partes.

A primeira metade será destinada aos estudantes, com diversas atividades a serem realizadas. Já a segunda parte servirá como orientação aos servidores da Educação, com informações sobre a realização do concurso.

Confira os primeiros colocados

– Relato de Práticas para os Profissionais da Educação
Vencedor: Josimar Coutinho Bonfim
Escola Classe 02 de Vicente Pires

– Cartaz para Ensino Especial
Vencedor: João Miguel de Oliveira Aquino
Escola Classe 02 de Vicente Pires

– Pintura para estudantes da Educação Infantil
Vencedora: Isadora Sousa Silva
Centro de Ensino Infantil 02 de Taguatinga

– Fábula ilustrada para os 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental
Vencedor: Ícaro Cairo Ramos de Oliveira
Escola Classe 26 de setembro

– Biografia para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
Vencedor: Otávio da Silveira Mapeli
Escola Classe 18 de Taguatinga

– História em quadrinhos para os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
Vencedor: Matheus Felipe Oliveira Pires
Centro de Ensino Fundamental 05 de Taguatinga

– Poema para os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
Vencedora: Sophia Pontes Santos
Escola Bilíngue de Taguatinga

– Texto dissertativo-argumentativo para o Ensino Médio
Vencedor: André Ferreira Reis de Oliveira
Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (CEMEIT)

*Com informações da SEEDF

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GDF lança processo seletivo para bolsas de estudo de graduação

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O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (9), o processo seletivo do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, que ocorre semestralmente para as vagas abertas no Centro de Ensino Unificado do DF (UDF), conforme edital publicado no Diário Oficial (DODF). Ao todo, são oferecidas 82 vagas destinadas a servidores e empregados públicos do GDF e aos egressos da rede pública de ensino.

As inscrições podem ser feitas de 11 de dezembro a 3 de janeiro. Após a apuração, os candidatos contemplados terão direito a uma bolsa integral para cursar o ensino superior no UDF, com início das aulas previsto para 17 de fevereiro de 2025.

Arte: Egov

O processo para concessão das bolsas terá etapas distintas de seleção para servidores públicos e sociedade civil. No caso dos candidatos da administração pública, serão levados em conta o tempo de serviço, o número de dependentes legais, o salário e o nível de escolaridade.

Já para os candidatos da sociedade civil, podem se inscrever alunos que tenham cursado o ensino médio inteiro em escolas públicas, tanto do Distrito Federal quanto de outros estados, e também alunos egressos de escolas militares ou institutos federais. É necessário não ser portador de diploma de curso superior, ter realizado as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2022 ou de 2023 e comprovar hipossuficiência da renda familiar.

O edital contempla os 21 cursos presenciais do centro universitário. Entre eles estão as graduações em direito, administração, fonoaudiologia, pedagogia e letras português/inglês. O Programa, que existe desde 1968, é fruto da cessão de uso do terreno onde o Centro Universitário está instalado, que, atualmente, está sob gestão da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), órgão da Secretaria de Economia (Seec).

A diretora-executiva da Egov Juliana Tolentino, destaca que a iniciativa já transformou a vida de milhares de pessoas do DF: “Fomentamos oportunidades e transformamos vidas com este programa. Conhecemos muitas histórias de famílias que são beneficiadas com a chance do ensino superior gratuito. Durante a gestão do governador Ibaneis Rocha, mais de 1.000 bolsistas iniciaram o estudo de forma totalmente gratuita no UDF”.

Para conferir o edital e obter mais informações sobre o processo seletivo acesse este link.

*Com informações da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov)

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