CLDF
Audiência pública discute necessidade de atendimento psicossocial para crianças e adolescentes do Riacho Fundo
A Câmara Legislativa realizou, na tarde desta segunda-feira (11), audiência pública na sede da Administração Regional do Riacho Fundo 1 para discutir a necessidade de atendimento psicossocial especializado para crianças e adolescentes do Riacho Fundo 1 e 2. A principal demanda da comunidade é a criação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) especializado no atendimento ao público infanto-juvenil. A iniciativa do debate partiu do deputado Fábio Félix (PSOL), que ressaltou a urgência da demanda e apontou as dificuldades enfrentadas.
“Depois da pandemia da Covid, passamos por uma nova pandemia de saúde mental. Cerca de 25% da população consegue ser atendida em clínicas privadas, mas os 75% restantes da população precisam do SUS. O problema é que há uma dificuldade enorme dos próprios servidores de permanecer no serviço de saúde mental, pois não há sequer uma gratificação para quem trabalha com saúde mental. Há um déficit de psiquiatras muito grande na rede de saúde. Além disso, são pouquíssimos os CAPS espalhados pelas cidades. É preciso encontrar uma solução para fortalecer o sistema e ampliar o acesso”, afirmou Félix.
O deputado Hermeto (MDB) garantiu aos participantes da audiência que vai levar a questão ao governador Ibaneis Rocha. “Tem que haver algum incentivo para quem trabalha na saúde mental, senão vamos ficar enxugando gelo. Vamos fazer os CAPS, mas onde estão os profissionais? Precisamos de uma política para atrair os profissionais. Vou levar esse problema crônico ao governador”, afirmou.
Segundo relatos de moradores presentes, o maior problema enfrentado pelas famílias que precisam de atendimento psicossocial é a falta de um CAPS na cidade, uma vez que o deslocamento até outros centros de atendimento é difícil e caro. Moradores também apontaram a falta de linhas de ônibus e a necessidade urgente da criação de um CAPS especializado para crianças e adolescentes.
A juíza do Núcleo Judiciário da Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), Fabriziane Zapata, frisou a necessidade urgente de atendimento para o público jovem. “As crianças crescem em lares em que reina a violência. Como elas não vão desenvolver transtornos mentais? Como uma mãe no Riacho Fundo vai levar uma criança agressiva para ser atendida no Recanto das Emas? Há vários casos de adolescentes que agridem a própria mãe. Se esse jovem não tem atendimento enquanto criança ou adolescente, não há o que esperar dele no futuro a não ser entrar para a criminalidade”, alertou.
Aline Nunes, psicóloga do Coletivo da Cidade, também apontou a falta de política de mobilidade como um empecilho para que as pessoas tenham acesso ao direito à saúde. “Nós percebemos uma demanda muito grande em relação à mobilidade. Nos locais onde a vulnerabilidade grita, nos deparamos com uma falha muito grande nessa questão. Para quem está na Estrutural, não é fácil chegar na Asa Norte. As crianças do Riacho Fundo I são atendidas no Recanto das Emas. Isso inviabiliza o tratamento”, afirmou.
Ao final da audiência pública, ficou acertada a criação de uma comitiva com representantes da comunidade do Riacho Fundo, parlamentares, conselheiros tutelares e demais envolvidos para discutir uma saída para o problema com o Governo do Distrito Federal.
Fonte: CLDF
CLDF
CLDF entrega Título de Cidadão Honorário de Brasília ao desembargador Diaulas Ribeiro
Na manhã desta segunda-feira (9/12), a Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao desembargador Diaulas Costa Ribeiro. A honraria, proposta inicialmente pelo ex-deputado distrital Gim Argello em 2001, foi entregue, este ano, pelo deputado Wellington Luiz (MDB). A pedido do homenageado, a cerimônia foi realizada de forma mais íntima, no gabinete do presidente da Casa.
Durante o evento, Ribeiro contou que o Título concedido pela CLDF representa um ápice de uma jornada que se iniciou há mais de 50 anos quando chegou a capital. Ele agradeceu a família pela decisão de se estabelecer em Brasília e a população do Distrito Federal que o acolheu na cidade.
“Não é segredo para ninguém que esse Título está esperando para ser recebido há mais de 20 anos. Achei que, em um primeiro momento, era preciso mais maturidade, que eu precisava trabalhar mais para receber a honraria”, relatou o desembargador. “O tempo foi passando e nenhum presidente aceitou entregá-la em uma cerimônia mais contida.”
Wellington Luiz destacou que a homenagem é um importante reconhecimento pelos serviços que o desembargador prestou à sociedade do DF, principalmente, diante de dificuldades profissionais. “A segurança de Brasília lhe deve muito pela importância do seu trabalho, inclusive por vezes colocando a sua integridade e a da sua família em risco”, enfatizou.
Estiveram presentes na cerimônia a esposa do homenageado, Kelle Lobato Costa Ribeiro, o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Waldir Leôncio, o Secretário de Estado da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha e o desembargador Roberval Belinati.
Trajetória
Nascido em 2 de dezembro de 1962, no município de Monte Carmelo, Minas Gerais, Diaulas Costa Ribeiro se formou em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) em 1985. Durante sua trajetória, também obteve doutorado em ciências jurídico-criminais pela Universidade Católica Portuguesa, em 2002, e pós-doutorado em direito e bioética médica pela Universidade Complutense de Madrid, entre 2003 e 2004.
Iniciou sua carreira no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em 1991 como promotor de justiça, atuando na função até 2013. Posteriormente, foi promovido a procurador de justiça, cargo que ocupou até sua nomeação como desembargador. Ribeiro também exerceu os cargos de Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Conselho Superior do MPDFT.
Em 2016, foi nomeado desembargador do TJDFT, em uma vaga destinada a membros do Ministério Público. Além da atuação no Judiciário, Ribeiro lecionou em diversas instituições, incluindo a Universidade de Brasília e a Fundação Escola Superior do Ministério Público do DF. Ao longo de sua carreira, recebeu diversas honrarias, como a Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios e a Ordem do Mérito do Ministério Público do DF.
-
Doutora Jane6 dias atrás
É LEI: Dia de Combate às Violações das Prerrogativas da Advocacia será celebrado todo dia 24 de outubro
-
PARLAMENTARES DO DF6 dias atrás
Casa do Menino Jesus é escriturada pela Terracap
-
BRASÍLIA7 dias atrás
Grupo Paulo Octávio entrega a Brasília, o Residencial Marianne Peretii, mais um belíssimo empreendimento do Grupo.
-
BRASÍLIA7 dias atrás
Casa da Moldura faz exposição de arte de 12 dos melhores artistas de Brasília
-
BRASÍLIA6 dias atrás
No Fórum Lide Brasil, Ibaneis Rocha ataca proposta de corte no reajuste do FCDF
-
CLDF5 dias atrás
Plateia aplaude filmes protagonizados por mulheres que concorrem ao prêmio da CLDF
-
CLDF6 dias atrás
CLDF aprova projeto que impede condenados por maus-tratos de adotarem animais
-
CLDF6 dias atrás
Fonoaudiólogos são homenageados no plenário da Câmara Legislativa