BRASÍLIA

bicada da águia

19 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme

Publicados

em

A doença falciforme é uma das alterações genéticas mais frequentes no Brasil. Teste do pezinho é determinante para diagnóstico precoce da doença

    A data de 19 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização sobre Doença Falciforme (Anemia Falciforme), caracterizada por alterações genéticas de maior frequência no Brasil, atingindo em torno de 3.000 crianças/ano, ou 1:1000 dos nascidos vivos. Uma doença de alta morbidade que leva à degeneração de órgãos rapidamente, causando também diversos quadros infecciosos frequentemente.

   Trata-se de uma enfermidade causada por uma alteração genética, ou seja, é hereditária e não adquirida, que causa sobretudo sintomas como crises álgicas graves, anemia crônica, Acidente Vascular Cerebral (AVC), priapismo (ereção dolorosa não relacionada com o desejo sexual), necrose de cabeça de fêmur e de úmero, intercorrências invalidantes e morte precoce, quando não são ofertados os devidos cuidados de saúde.

     De acordo com Gustavo Magalhães, hematologista do Hospital Semper, o diagnóstico precoce da doença deve ser feito por meio da Triagem Neonatal, conhecida popularmente como teste do pezinho, e se ocorrer o resultado positivo, a criança será encaminhada, então, para uma unidade de atenção especializada onde será testada novamente com o exame Eletroforese de Hemoglobina para receber a confirmação.

Leia Também:  Véus e muçulmanas: tradição religiosa levou uma mulher à morte no Irã

O tratamento consiste em atenção multidisciplinar, tanto com suporte psicológico, fisioterápico e hemoterápico assim como com uso de tratamentos comumentes utilizados como a hidroxiureia, transplante alogênico mieloablativo, regimes de hemotransfusões, assim como medicações de apoio preventivas (ácido fólico, penicilina profilática).

    O hematologista afirma, ainda, que devido aos constantes eventos relacionados à doença, um paciente pode ter restrição de desenvolvimento, crescimento e constantes internações, o contexto

familiar também pode ser afetado com às constantes ausências no emprego e escola para acompanhar o paciente. Além disso, o Dr Gustavo Magalhães fala sobre a importância dessa data anual “A conscientização da doença falciforme visa chamar a atenção da população para essa doença genética de alta prevalência para que mais pacientes sejam diagnosticados precocemente e recebam o tratamento e acompanhamento adequados.” Ressalta, por fim.

Assessoria de Imprensa

Agenda Comunicação Integrada

Maria Eduarda dos Santos

Tel e WhatsApp: (31) 9 8500-1358

Maíra Rolim – JP 8850- MG

Tel e WhatsApp: (31) 9 9120-1068

Agenda Comunicação
www.agendacomunicacao.com
……………………………………………………………………………..

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

bicada da águia

Detran-DF apoia o transporte do 7o coração do ano

Avatar

Publicados

em

Por

O órgão veio de Goiânia no avião da FAB e, da Base Aérea para o HFA, pelo helicóptero do Detran-DF

(Brasília – 28/3/2024– Na noite da última quarta-feira (27), por volta de 19h30, as equipes da Unidade de Operações Aéreas do Departamento de Trânsito do Distrito Federal foram acionadas pela Central Estadual de Transplantes do Distrito Federal para mais um transporte do 7o coração captado para doação de órgãos do ano.

De Goiânia para a Base Aérea de Brasília, o coração e a equipe médica foram transportados a bordo do avião da FAB.

Da Base Aérea para o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF), localizado no Hospital das Forças Armadas (HFA), foram transportados no Sentinela 01, aeronave do Detran-DF.

Balanço
Uma parceria do Detran-DF com o SAMU já resultou no transporte aéreo de 63 corações entre outros órgãos, desde 2015. A agilidade no transporte desses órgãos é imprescindível para o seu aproveitamento nos transplantes. E a pronta ação das equipes do Sentinela são de extrema importância no célere translado do órgão dentro do DF.

Fonte: Ascom Detran

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?