BRASÍLIA

Ciência e Tecnologia vai lançar edital para 10 mil bolsas universitárias

A bolsa é voltada para jovens que possuem renda individual de até um salário mínimo e meio. O estudante pode ser egresso do ensino médio ou estar matriculado em uma universidade

Gilvan Máximo, secretário de tecnologia e inovação, diz que vai lançar bolsas para 10 mil alunos – (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

No programa CB.Poder — uma parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília — Gilvan Máximo, secretário de tecnologia e inovação do DF, detalhou os projetos de incentivo à ciência e desenvolvimento da pasta. Com a previsão para este semestre, a Secretaria deve fornecer bolsas universitárias para 10 mil estudantes matriculados e alunos egressos do ensino médio. Outras ações elencadas por Máximo são o Wi-fi social, a cobertura 5G, carros elétricos para servidores públicos, laboratórios de robótica e o desenvolvimento de carros elétricos.

Segundo Gilvan, a pasta publicará um edital voltado para o incentivo às startups. “Estimularemos 50 startups com uma ajuda de até R$ 50 mil”, afirma. No âmbito da educação, há a pretensão de abrir 50 laboratórios de robótica no Distrito Federal, sendo que 15 deles possuem previsão de serem inaugurados a partir da próxima semana juntamente com a volta às aulas. “Ali o aluno tem uma impressora 3G, ele pode aprender a fabricar um drone, a desenvolver softwares, a ser programador de TI, a montar uma palavra fotovoltaica”, diz ele.

Leia Também:  Enxurrada forma “rio” de lama que invade EPTG e trava trânsito

Sustentabilidade

Brasília tornou-se a primeira cidade da América Latina a possuir uma usina de reciclagem de lixo eletrônico. Localizado no Gama, o complexo recebe os equipamentos descartados nos pontos de coleta em torno da capital e os transforma em matéria-prima, descarta o material não aproveitado de forma correta, reutiliza e remodela computadores. “Fazemos com que esse lixo volte para a população de baixa renda como é o caso de notebooks e computadores. Então, ali 90% é recuperado desse lixo eletrônico. Este ano, vamos abrir 100 centros de capacitação tecnológica com esses computadores usados que iam para o lixo contaminar e poluir o meio ambiente”, prevê Máximo.

O desenvolvimento de carros elétricos voltados para servidores públicos foi interrompido pela pandemia, mas a pasta avalia as condições para voltar com o projeto. “Esse carro foi uma parceria com o parque ecológico de Itaipu e Agência Brasileira de Desenvolvimento da Indústria (ABD). Ele está sem vidro e estamos no período chuvoso, mas assim que parar de chover ou colocarem um vidro no carro, retomaremos a iniciativa. O servidor usa o carro, pode ficar até 15 minutos com o carro que pode ser pego no Buriti, nas secretarias local e na Esplanada dos Ministérios”, informou o secretário.

Fonte: Correio Brasiliense
COMENTE ABAIXO:

Homem corre para fugir do flagrante, mas é detido por tráfico

Publicados

em

Por

Um homem foi detido por tráfico de drogas pelos policiais militares do Grupo Tático Operacional do 13º Batalhão (Gtop 33), às 17h deste sábado (19) na Fercal.
O Gtop 33 foi informado de um tráfico de entorpecente na região. Ao chegar no local, dois indivíduos ao perceberem a presença policial e correram. Um deles foi alcançado pelos policiais, mas antes disso dispensou algumas porções de maconha na varanda da casa.
Nessa mesma varanda foram encontradas 3 balanças de precisão. O indivíduo foi conduzido pra 13°DP e preso em flagrante por tráfico de substâncias entorpecentes.

PMDF

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secretaria de Turismo, CDDF e SPU/DF, juntos para a regularização de áreas da SPU com viés turístico
Continue lendo

DISTRITO FEDERAL

ECONOMIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA