Inverno começa nesta terça-feira com tempo seco no DF

O inverno começa, oficialmente no Hemisfério Sul, às 6h14 desta terça-feira (21). No Distrito Federal, a estação é caracterizada pelo tempo seco e baixas temperaturas, principalmente durante a madrugada.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Heráclio Alves, explica que, este ano, a capital terá um “inverno típico”. “Podemos observar que a seca já está presente no Distrito Federal. Agora, a tendência é de que as temperaturas fiquem mais baixas”, diz.

Nesta segunda-feira (20), por exemplo, o Inmet emitiu um “alerta amarelo” para baixa umidade relativa do ar. O aviso significa que o índice ficou abaixo dos 30%, o que pode causar riscos à saúde e de incêndios florestais.

De acordo com Heráclio, apesar da estação ser marcado pelo frio, dias quentes estarão presentes. “Pelo fato do inverno ter pouca nebulosidade, a temperatura se eleva durante o dia e esfria rapidamente à noite”, afirma.

Cuidados com a saúde

 

Pessoa enche garrafa plástica com água — Foto: Agência Brasília/Divulgação

O meteorologista diz ainda que a população deve ficar atenta com a saúde durante a seca. De acordo com ele, terão dias com pouca presença de nuvens e de altas temperaturas.

Leia Também:  Cientistas publicam estudo sobre crânio de dinossauro 'gaúcho' descoberto há 20 anos

“A gente recomenda sempre: evite atividades físicas entre 10h e 16h. Nesse período, as temperaturas se elevem e é o mais prejudicial à saúde”, afirma.

 

Em dias de baixa umidade, o Inmet recomenda:

COMENTE ABAIXO:

Últimas Notícias

Quer receber as notícias em
primeira mão?

TODOS OS DADOS SÃO PROTEGIDOS CONFORME A LEI GERAL DE
PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD).

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?