BRASÍLIA

diversos

PT segura indicações no 2º escalão de ministérios para acomodar aliados

Publicados

em

Foto: Banco de imagens

Solidariedade e PV, que apoiaram Lula, esperam ser contemplados

Empossados nesta semana, os ministros de Lula só receberam o sinal verde para nomear seus indicados para a chefia de gabinete e secretaria-executiva (o número dois do ministério).

Os nomes devem ser encaminhados para a Casa Civil até a próxima segunda. As demais indicações para compor secretarias e empresas vinculadas só podem ser encaminhadas depois que o governo termine a tarefa de acomodar aliados ainda não atendidos na divisão do governo.

Solidariedade e PV, dois partidos que integraram a aliança de Lula, têm a expectativa de assumir cargos do 2º escalão das pastas, e podem ocupar postos de relevo inclusive em ministérios entregues a aliados, como é o caso de Integração (União Brasil), Cidades (MDB) e Agricultura (PSD).

Regra

A exceção é a área econômica, na qual os ministros tiveram autonomia para indicar auxiliares diretos. Cargos nas pastas finalísticas, aquelas que têm ações que podem se tornar vitrine política, são mais desejados.

Corte

Parlamentares petistas se queixam do ato de Lula de extinguir a Funasa – até então vinculada à Saúde e que era ambicionada por aliados. Eles dizem que o PV poderia ser acomodado no órgão que, além de cargos nos Estados, administra ações de saneamento em pequenas cidades. Parte das atribuições vai para um departamento no Ministério das Cidades.

Leia Também:  Somente 1 em cada 4 deputados tem atuação boa ou ótima, diz pesquisa

Feudo

Aliados que assumiram os ministérios dizem que as indicações do PT, se houver, terão que ser negociadas com os dirigentes partidários que receberam os ministérios. Já petistas alegam que desde o início os parceiros foram avisados de que não haverá “porteira fechada”.

Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central

“Parece que Lula não vai repetir o governo dele, mas o da Dilma”, disse, após o novo ministro Carlos Lupi dizer que não há déficit da Previdência.

Em jantar com petistas e aliados, recebeu Ricardo Lewandowski, Cristóvão Buarque, Raimundo Carreiro e o presidente de Timor Leste, Ramos-Horta.

Estadão conteúdo

Fonte: Jornal de Brasilia

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

diversos

Ponte entre RS e SC cai com 100 foliões que voltavam do carnaval

Avatar

Publicados

em

Por

Imagem mostra estrutura comprometida nesta manhã de segunda-feira. Foto: Corpo de Bombeiros de Passo de Torres/Divulgação

Há feridos e desaparecidos; estrutura tinha capacidade para apenas 20

Uma ponte pênsil que liga os municípios de Torres (RS) e Passo de Torres (SC) teve parte de sua estrutura rompida. De acordo com a prefeitura da cidade gaúcha, o acidente aconteceu por volta das 2h20 de hoje, 20, por causa do excesso de peso.

Cerca de 100 pessoas utilizavam a ponte, que só tem capacidade para 20 para travessia, quando ela cedeu.

A Brigada Militar (BM) e o Corpo de Bombeiros informaram que pelo menos 30 pessoas já foram resgatadas da água e há pelo menos três pessoas desaparecidas, entre elas uma mãe e o filho de 1 ano. Os bombeiros continuam as buscas.

fonte: Diário do Poder

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Leia Também:  As plantas brasileiras quase extintas que movem mercado milionário no Instagram
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?