O empreendimento hídrico recebeu R$ 90 milhões em investimentos do Governo Federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Antes de seguir para o local do evento, o presidente Jair Bolsonaro foi recepcionado por uma multidão eufórica, no Aeroporto Internacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). E, ao discursar na cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro destacou a importância de levar água a quem há tantos anos sofre os efeitos da seca.
“Daqui vem nossa força, daqui vem aquilo que nós precisamos para continuar buscando o caminho certo para o nosso Brasil. Lá no Sudeste, na minha região, não temos problema de falta de água. E quando nós vemos e sentimos a felicidade de um povo quando chega a água naquela região, isso amolece nossos corações”, disse Bolsonaro.
A captação da água do sistema acionado ocorre no lago de Sobradinho, no município de Pilão Arcado, e a estrutura cruza diversos povoados até chegar a Campo Alegre de Lourdes. No total, 71 comunidades serão beneficiadas nos dois municípios. Na sede e povoados, a água será domiciliar. Em algumas regiões da zona rural, será por chafariz, fonte usada para uso comunitário instalada em pontos estratégicos
A região atendida integra o chamado “polígono da seca” que engloba municípios que sofrem com estiagens prolongadas.
“Ninguém governa sozinho e o nosso país tem um tremendo potencial para ocupar o local que ele merece no cenário mundial. Com a graça de Deus e o apoio do povo, nós chegaremos lá”, ressaltou. “Tenho certeza, nós juntos faremos um Brasil diferente de poucas décadas atrás”.
Veja a recepção ao presidente Jair Bolsonaro:
O empreendimento acionado nesta quinta-feira pelo presidente Bolsonaro, acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, é o maior para abastecimento de água já executado pela Codevasf no norte da Bahia.
Com 477 quilômetros de adutoras e redes de distribuição, a obra é composta por uma Estação de Tratamento de Água (ETA), seis estações elevatórias, duas de pressurização, seis poços de sucção, seis reservatórios elevados e outros seis apoiados, quatro casas de cloração, além de mais de 8 mil ligações domiciliares.
A primeira etapa começou a funcionar em pré-operação em 2019 e passou a levar água a 28 mil pessoas em Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado, ainda de forma intermitente. Com a conclusão da segunda etapa, mais 11 mil pessoas passam a ser atendidas. E o abastecimento passa a ser regular. (Com informações da Comunicação do Palácio do Planalto)
Postagem: http://temporarioegnews.com.br
Fonte: Diário do Poder
Você precisa estar logado para postar um comentário Login