BRASIL POLÍTICA
Bolsonaro e ministros não irão à posse do novo presidente na Bolívia


O presidente Jair Bolsonaro não marcará presença na posse de Luis Arce como novo presidente boliviano , no próximo domingo (8). Além disso, nenhum ministro ou membro de alta patente do governo será enviado.
Segundo à Folha de S.Paulo, o Brasil será representado por Octávio Côrtes , embaixador em La Paz, capital do país.
Ao contrário do Brasil, outros países da América do Sul terão seus presidentes marcando presença na posse, como o argentino Alberto Fernández e o paraguaio Mario Abdo Benítez.
Com relações diplomáticos cortadas, o Chile também não levará seu chefe máximo de estado, contudo, o país enviará seu chanceler para a cerimônia.
Bolsonaro chegou a ser convidado por membros do governo boliviano, contudo, sua ausência já era esperada. Quando Fernández foi eleito na Argentina, ele também não compareceu a posse, e Mourão o representou.
Luis Arce foi eleito presidente da Bolívia no final de outubro. Membro do MAS (Movimento ao socialismo), partido de Evo Morales, de esquerda, foi eleito já no primeiro turno, com 55,2% dos votos.
Em 2019, a eleição presidencial ficou marcada por suspeitas de fraude e agravaram a tensão política no país. Evo Morales foi acusado de fraudar os resultados para se proclamar presidente.


BRASIL POLÍTICA
Câmara pode votar nesta quinta-feira pena maior para maus-tratos de crianças e idosos Fonte: Agência Câmara de Notícias

A Câmara dos Deputados realiza sessão de votações nesta quinta-feira (15), às 10 horas, com nove itens em pauta. Entre eles, o Projeto de Lei 4626/20, do deputado Helio Lopes (PSL-RJ) e outros, que agrava penas para abandono de incapaz e maus-tratos de crianças, idosos e pessoas com deficiência.
“O projeto visa endurecer as penas para casos de abandono de incapaz, maus-tratos e exposição a perigo da integridade e da saúde, física ou psíquica, do idoso, da criança e de pessoas com deficiência, aumentando a punição para quem expuser essas pessoas a perigo ou submetê-las a condições desumanas ou degradantes”, explica o autor.
Segundo o texto, a pena de reclusão passa de 4 a 12 anos para 8 a 14 anos se as ações resultarem em morte.
Ao defender a urgência da proposta, Helio Lopes ressaltou que, no ano passado, desde o início da pandemia, houve um aumento de violência e maus-tratos contra o idoso de 59% e contra a criança de 48%. Esses dados foram obtidos pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
“Trago o exemplo da morte do menino Henry Borel, que acompanhamos, tristemente, com forte sentimento de impotência. Porém, infelizmente, esse não é um caso isolado. Temos diversos casos todos os dias de abusos e de maus-tratos contra crianças, idosos, pessoas com deficiência. São anônimos que não estampam os jornais, porém estão na grande maioria das estatísticas”, afirmou o deputado.
Ao aprovar o regime de urgência para o projeto, na sessão do Plenário desta terça-feira (13), os deputados fizeram 1 minuto de silêncio em memória das vítimas de abusos e maus-tratos.
Entre as propostas em pauta está também o Projeto de Lei 795/21, do Senado, que reformula a Lei Aldir Blanc para prorrogar prazos de utilização de recursos repassados a título de apoio ao setor cultural em decorrência da pandemia de Covid-19.
Outro projeto pautado é o PL 5222/20, do deputado Luís Miranda (DEM-DF), que dispensa bombeiros e policiais militares de justificarem multas tomadas no exercício do trabalho com viaturas oficiais.
Fonte: Agência Câmara de Notícias Link: https://www.camara.leg.br/noticias/746191-camara-pode-votar-nesta-quinta-feira-pena-maior-para-maus-tratos-de-criancas-e-idosos/
-
CLDF7 dias atrás
Operadoras de telefonia podem ser obrigadas a identificar chamadas de forma gratuita
-
BRASIL DIVERSOS7 dias atrás
Dr. Jairinho e mãe de Henry são presos por morte do menino no Rio
-
BRASIL DIVERSOS7 dias atrás
Aéreo e hospedagem para os Lençóis Maranhenses e São Luís por R$ 799
-
POLÍTICOS EM DESTAQUE6 dias atrás
Jorge Vianna condena fisiologismo da classe política em relação aos profissionais de saúde
-
BRASIL DIVERSOS6 dias atrás
“Pai deixa eu ficar mais um dia” disse Henry ao pai
-
BRASIL DIVERSOS5 dias atrás
Pedreiro é solto no Ceará após 16 anos preso por crime que não cometeu
-
BRASIL POLÍTICA6 dias atrás
Mourão ataca Barroso: “Decisão sobre CPI é interferência não devida”
-
BRASIL POLÍTICA6 dias atrás
Prazo para atualização de filiados aos partidos políticos termina na próxima segunda-feira (12)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login