
13/08/2021 – 10:09
Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Costa recomendou a aprovação: rota tem “inegáveis atrativos turísticos”
A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou a criação da Rota Turística Histórica Belém-Bragança, um roteiro de 223 quilômetros percorrendo 13 municípios paraenses, acompanhando o antigo trajeto da Estrada de Ferro Bragança (EPB). O objetivo é promover o desenvolvimento social, cultural e econômico da região.
A criação da rota está prevista no Projeto de Lei 394/20, do deputado Celso Sabino (PSDB-PA). O relator, deputado Eduardo Costa (PTB-PA), recomendou a aprovação da matéria.
Eduardo Costa apontou que a construção de rotas turísticas tem produzido bons resultados no País, a exemplo da Estrada Real, que percorre municípios de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo e resgata tradições, valorizando identidades culturais.
No caso do caminho que liga Bragança a Belém, o relator lembrou que ele possui “inegáveis atrativos turísticos”. A Estrada de Ferro Bragança funcionou por 82 anos desde 1883 e fez a ligação de Belém com o nordeste do Pará.
“Pelo roteiro turístico proposto, o viajante encontrará construções históricas e culturais centenárias, como belas estações, pontes e trilhos da estrada de ferro. Poderá também mergulhar em águas calmas de belos igarapés, rios e praias e desfrutar de outros atrativos naturais”, listou Eduardo Costa.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Natalia Doederlein