Comissão debate situação da oncologia na pandemia

12/07/2021 – 17:16  

Acácio Pinheiro/Agência Brasília

DataSUS mostra queda de quase 40% no número de exames entre 2019 e 2020

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove audiência pública na quinta-feira (15) sobre a situação e os desdobramentos da oncologia no contexto da pandemia.

A reunião ocorre às 13 horas com transmissão interativa.

O pedido para o debate é da deputada Tereza Nelma (PSDB-AL). Ela aponta dados levantados no sistema DataSUS que mostram a diminuição significativa na realização de biópsias no ano de 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19. “Quando comparamos os meses de março a dezembro de 2019 e 2020 observa-se um redução de 39,11% de biópsias realizadas. Em 2019, foram realizadas 737.804 procedimentos e, em 2020, 449.275”, alertou.

Para Nelma, a queda significativa de exames, procedimentos, tratamentos e cirurgias para pacientes oncológicos é motivo de preocupação. “Demonstra que teremos, além da pandemia pelo coronavírus, uma epidemia de casos avançados de câncer, em razão da diminuição de exames preventivos, tratamento e cirurgias”, destacou.

Leia Também:  Girão critica projeto que altera Lei de Improbidade Administrativa

Foram convidados para o debate: a presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia, Clarissa Mathias; o assessor parlamentar do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde Leonardo Vilela; entre outros.

Confira a lista completa de convidados

Da Redação – GM

Câmara Federal

COMENTE ABAIXO:

Últimas Notícias

Gostou da notícia? Nos Siga para Mais.

Gostou da notícia? Quer mais?

Nos Siga no Facebook 

para mais Notícias

Quer receber as notícias em
primeira mão?

TODOS OS DADOS SÃO PROTEGIDOS CONFORME A LEI GERAL DE
PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD).

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?