BRASIL POLÍTICA
Governo defende que decisões sobre vacinação cabem ao Ministério da Saúde


O governo federal defendeu no Supremo Tribunal federal ( STF ) nesta terça (10) que as decisões referentes a vacinação contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2) e outras medidas relacionadas à pandemia sejam de responsabilidade do Ministério da Saúde .
Dessa forma, prefeituras e governos estaduais dependeriam da aprovação do governo de Jair Bolsonaro para a tomada de decisões.
“Com base nas medidas adotadas, verifica-se que o Ministério da Saúde vem implementado as ações necessárias para mitigar os efeitos negativos da introdução do vírus no país e viabilizar uma vacina segura e eficaz para a população brasileira”, é dito em um trecho do documento entregue ao STF.
Em outubro, o presidente Bolsonaro cancelou o acordo de compra que havia sido anunciado pelo Ministério da Saúde das vacinas produzidas pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
O governo de São Paulo esperava verba do governo federal para financiar a compra das milhões de doses prometidas.
Bolsonaro por diversas oportunidade se disse contrário a vacinação obrigatória. Nesta terça (10), ironizou após a Anvisa interromper o estudo clínico da vacina CoronaVac após a morte de um dos voluntários, contudo, o óbito não tem relação com os testes, a causa de óbito foi suicídio, e afirmou: “é mais uma que Jair Bolsonaro ganha”.
Rival político do governador de São Paulo, João Dória (PSDB), Jair quer impedir a vacinação obrigatória no estado paulista, defendida por Dória.


BRASIL POLÍTICA
Câmara pode votar nesta quinta-feira pena maior para maus-tratos de crianças e idosos Fonte: Agência Câmara de Notícias

A Câmara dos Deputados realiza sessão de votações nesta quinta-feira (15), às 10 horas, com nove itens em pauta. Entre eles, o Projeto de Lei 4626/20, do deputado Helio Lopes (PSL-RJ) e outros, que agrava penas para abandono de incapaz e maus-tratos de crianças, idosos e pessoas com deficiência.
“O projeto visa endurecer as penas para casos de abandono de incapaz, maus-tratos e exposição a perigo da integridade e da saúde, física ou psíquica, do idoso, da criança e de pessoas com deficiência, aumentando a punição para quem expuser essas pessoas a perigo ou submetê-las a condições desumanas ou degradantes”, explica o autor.
Segundo o texto, a pena de reclusão passa de 4 a 12 anos para 8 a 14 anos se as ações resultarem em morte.
Ao defender a urgência da proposta, Helio Lopes ressaltou que, no ano passado, desde o início da pandemia, houve um aumento de violência e maus-tratos contra o idoso de 59% e contra a criança de 48%. Esses dados foram obtidos pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
“Trago o exemplo da morte do menino Henry Borel, que acompanhamos, tristemente, com forte sentimento de impotência. Porém, infelizmente, esse não é um caso isolado. Temos diversos casos todos os dias de abusos e de maus-tratos contra crianças, idosos, pessoas com deficiência. São anônimos que não estampam os jornais, porém estão na grande maioria das estatísticas”, afirmou o deputado.
Ao aprovar o regime de urgência para o projeto, na sessão do Plenário desta terça-feira (13), os deputados fizeram 1 minuto de silêncio em memória das vítimas de abusos e maus-tratos.
Entre as propostas em pauta está também o Projeto de Lei 795/21, do Senado, que reformula a Lei Aldir Blanc para prorrogar prazos de utilização de recursos repassados a título de apoio ao setor cultural em decorrência da pandemia de Covid-19.
Outro projeto pautado é o PL 5222/20, do deputado Luís Miranda (DEM-DF), que dispensa bombeiros e policiais militares de justificarem multas tomadas no exercício do trabalho com viaturas oficiais.
Fonte: Agência Câmara de Notícias Link: https://www.camara.leg.br/noticias/746191-camara-pode-votar-nesta-quinta-feira-pena-maior-para-maus-tratos-de-criancas-e-idosos/
-
CLDF7 dias atrás
Operadoras de telefonia podem ser obrigadas a identificar chamadas de forma gratuita
-
BRASIL DIVERSOS7 dias atrás
Dr. Jairinho e mãe de Henry são presos por morte do menino no Rio
-
BRASIL DIVERSOS7 dias atrás
Aéreo e hospedagem para os Lençóis Maranhenses e São Luís por R$ 799
-
POLÍTICOS EM DESTAQUE6 dias atrás
Jorge Vianna condena fisiologismo da classe política em relação aos profissionais de saúde
-
BRASIL DIVERSOS6 dias atrás
“Pai deixa eu ficar mais um dia” disse Henry ao pai
-
BRASIL DIVERSOS5 dias atrás
Pedreiro é solto no Ceará após 16 anos preso por crime que não cometeu
-
BRASIL POLÍTICA6 dias atrás
Mourão ataca Barroso: “Decisão sobre CPI é interferência não devida”
-
BRASIL POLÍTICA6 dias atrás
Prazo para atualização de filiados aos partidos políticos termina na próxima segunda-feira (12)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login