Observatório Nacional da Mulher discute participação feminina na política

26/08/2021 – 11:36  

Leonardo Sá/Agência Senado

Mulheres ocupam 15% das vagas na Câmara e 12% no Senado

O Observatório Nacional da Mulher na Política, da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, promove nesta sexta-feira (27), a partir das 15 horas, debate sobre a reforma política e a representatividade das mulheres.

O observatório foi lançado em junho e pretende monitorar e centralizar estudos, pesquisas e indicadores sobre a atuação política de mulheres em âmbito federal, estadual e municipal.

Em julho, o Brasil ocupava a 140ª posição no que se refere à participação política de mulheres, em ranking que contempla 192 países pesquisados pela União Interparlamentar. O País está atrás de todas as nações da América Latina, com exceção do Paraguai e do Haiti.

No Brasil, a Câmara dos Deputados possui apenas 15% de mulheres e o Senado Federal ,12%. Em âmbito municipal, 900 municípios não tiveram sequer uma vereadora eleita nas eleições de 2020.

Foram convidadas para esse primeiro debate:
– a cientista política e professora dos cursos de Ciência Política, Relações Internacionais e Gestão de Partidos Políticos do Centro Universitário Internacional (Uninter), do Paraná, Karolina Roeder;
– a cientista política Teresa Sacchet. Ela coordena pesquisas sobre financiamento eleitoral, partidos políticos, gênero e raça/etnia;
– a advogada do Instituto Alziras Roberta Eugênio.

Leia Também:  Congresso vota LDO para 2022 nesta quinta-feira

O debate poderá ser acompanhado pelo canal da Secretaria da Mulher no YouTube.

Da Redação – ND

Câmara Federal

COMENTE ABAIXO:

Últimas Notícias

Gostou da notícia? Nos Siga para Mais.

Gostou da notícia? Quer mais?

Nos Siga no Facebook 

para mais Notícias

Quer receber as notícias em
primeira mão?

TODOS OS DADOS SÃO PROTEGIDOS CONFORME A LEI GERAL DE
PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD).

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?