BRASIL DIVERSOS
Eleição da Câmara será presencial no dia 1º de fevereiro

Reunião para definir dia e formato da votação aconteceu nesta segunda-feira

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), confirmou nesta segunda-feira (18) que as eleições para o comando da Casa serão realizadas de forma totalmente presencial em 1º de fevereiro. A decisão foi tomada pela Mesa Diretora, com voto contrário de Maia.
Para resolver o imbróglio, a Mesa Diretora da Câmara foi convocada para reunião hoje para deliberar e definir o formato da eleição.
– Se decidiu por maioria, contra meu voto, não haver flexibilidade na votação presencial – disse Maia. Ele era a favor da flexibilização para os idosos e para parlamentares com comorbidades.
De acordo com Maia, em razão dessa decisão, 513 deputados e um total de ao menos 3 mil pessoas terão que comparecer à Câmara no dia da votação.
Ele lembrou a posse do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Fux, em que vários convidados, incluindo Maia, se contaminaram com Covid-19.
– Vamos trazer parlamentares de 27 estados em um momento de crescimento da pandemia – disse, destacando que a nova variante do vírus é mais contagiosa e letal.
A Mesa Diretora adiou a terceira decisão que deveria ter tomado sobre a validade das assinaturas de deputados suspensos do PSL, o que pode tirar o partido do bloco de Baleia Rossi (MDB-SP) e colocar a sigla no de Lira. A legenda é a segunda maior bancada da Casa.
VOTO IMPRESSO
Ainda sobre a eleição, Maia disse ter divergido da Mesa, mas que precisa respeitar o resultado.
– Eu achei que uma parte lá (Mesa), ia pedir voto impresso, contaminada pelo governo. Parece que vêm manifestantes defender candidato do governo e voto impresso já. Você vê que risco nós estamos correndo para 2022 – disse.
Maia afirmou ter certeza que o ministro do STF, responsável pelas eleições de 2022, Alexandre de Moraes terá bastante comando sobre o processo eleitoral.
Grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro organizam caravanas em direção a Brasília para pedir a eleição de Lira na presidência da Câmara. Para eles, o candidato é o único nome na disputa que pode levar adiante a adoção do voto impresso para as eleições presidenciais de 2022. O novo modelo de votação é bandeira de Bolsonaro.
*Estadão


BRASIL DIVERSOS
Idosa de 63 anos é estuprada em casa: ‘Se tiver gostado, eu volto’

Criminoso praticou os abusos durante 1 hora

Uma mulher de 63 anos foi estuprada dentro da própria casa, em Cuiabá, na madrugada da última sexta-feira (5). De acordo com a vítima, um homem invadiu sua casa com uma faca por volta das 5h e a obrigou a ter relações sexuais com ele.
Segundo a idosa, ela estava dormindo quando foi acordada pelo agressor, que estava ao lado de sua cama. Ele tinha uma camisa tapando o rosto, estatura mediana, pele parda e porte “troncudo”.
Durante o estupro, que durou cerca de 1 hora, o criminoso segurou a faca contra o pescoço da mulher e a ameaçou. Após o abuso, o homem fez a vítima abrir a porta para ele. Ele disse ainda que “se ela tivesse gostado, ele voltaria”.
Depois que o agressor fugiu, a idosa pediu socorro aos vizinhos, que chamaram a polícia. Em seu depoimento, ela disse acreditar que ele pulou a janela do quarto para invadir a casa. A vítima também revelou que o criminoso contou que tinha 33 anos, que havia se divorciado há pouco tempo da esposa e vindo recentemente de Santa Catarina.
O caso foi registrado como estupro e ameaça.
Fonte: Pleno.News
-
POLICIAL4 dias atrás
PMDF prende acusado de cometer roubos em Brasília e no Entorno
-
CLDF7 dias atrás
Deputado Iolando propõe projeto de lei que insere acessibilidade na Central 156 para pessoas com deficiência auditiva
-
ECONOMIA4 dias atrás
Bolsonaro: “Haverá mais duas reduções de impostos nos próximos dias”
-
MUNDO3 dias atrás
Europa e EUA têm mais mortes por habitantes que o Brasil em razão do Covid-19
-
BRASIL POLÍTICA3 dias atrás
Comissões da Câmara devem ser instaladas na próxima terça (9)
-
ECONOMIA3 dias atrás
PIB do Brasil teve o 3º melhor desempenho entre as 10 maiores economias
-
SAÚDE6 dias atrás
Diagnósticos de morte cerebral cresceram 27% no DF em 2020
-
BRASIL DIVERSOS4 dias atrás
Procuradores reclamam de celular funcional de R$ 3,6 mil: “Esmola”