BRASIL DIVERSOS
Governo lança programa para agilizar legalização da ocupação de áreas rurais da União

Programa Titula Brasil foi criado em portaria publicada em dezembro de 2020 e, a partir de agora, as prefeituras podem aderir
O governo federal lançou, nesta semana, o programa Titula Brasil, que tem como objetivo agilizar o processo de legalização da ocupação de áreas rurais da União. A ação foi criada por meio de uma portaria publicada em dezembro de 2020. A partir de agora, as prefeituras já podem aderir à iniciativa.
Os gestores interessados precisam aderir voluntariamente ao programa, cujo pré-requisito é que o município possua assentamentos ou glebas federais no território. Foi lançado junto ao projeto um aplicativo criado para que gestores municipais e servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) cheguem com mais facilidade ao produtor rural que precisa do título da terra.
Nesta primeira etapa, o aplicativo atenderá os processos de titulação de glebas, mas a expectativa do Incra é estender o sistema de regularização digital para assentamentos da reforma agrária até julho deste ano.
Serão criados Núcleos Municipais de Regularização Fundiária (NMRF) para execução do programa, que terão atuação limitada ao perímetro municipal. As decisões sobre os processos de regularização fundiária, assim como a emissão e a expedição de documentos titulatórios, continuam como competências exclusivas do Incra, e não serão transferidas aos municípios.
Fonte: Brasil 61


BRASIL DIVERSOS
Idosa de 63 anos é estuprada em casa: ‘Se tiver gostado, eu volto’

Criminoso praticou os abusos durante 1 hora

Uma mulher de 63 anos foi estuprada dentro da própria casa, em Cuiabá, na madrugada da última sexta-feira (5). De acordo com a vítima, um homem invadiu sua casa com uma faca por volta das 5h e a obrigou a ter relações sexuais com ele.
Segundo a idosa, ela estava dormindo quando foi acordada pelo agressor, que estava ao lado de sua cama. Ele tinha uma camisa tapando o rosto, estatura mediana, pele parda e porte “troncudo”.
Durante o estupro, que durou cerca de 1 hora, o criminoso segurou a faca contra o pescoço da mulher e a ameaçou. Após o abuso, o homem fez a vítima abrir a porta para ele. Ele disse ainda que “se ela tivesse gostado, ele voltaria”.
Depois que o agressor fugiu, a idosa pediu socorro aos vizinhos, que chamaram a polícia. Em seu depoimento, ela disse acreditar que ele pulou a janela do quarto para invadir a casa. A vítima também revelou que o criminoso contou que tinha 33 anos, que havia se divorciado há pouco tempo da esposa e vindo recentemente de Santa Catarina.
O caso foi registrado como estupro e ameaça.
Fonte: Pleno.News
-
POLICIAL4 dias atrás
PMDF prende acusado de cometer roubos em Brasília e no Entorno
-
CLDF7 dias atrás
Deputado Iolando propõe projeto de lei que insere acessibilidade na Central 156 para pessoas com deficiência auditiva
-
ECONOMIA4 dias atrás
Bolsonaro: “Haverá mais duas reduções de impostos nos próximos dias”
-
MUNDO3 dias atrás
Europa e EUA têm mais mortes por habitantes que o Brasil em razão do Covid-19
-
BRASIL POLÍTICA3 dias atrás
Comissões da Câmara devem ser instaladas na próxima terça (9)
-
ECONOMIA3 dias atrás
PIB do Brasil teve o 3º melhor desempenho entre as 10 maiores economias
-
SAÚDE6 dias atrás
Diagnósticos de morte cerebral cresceram 27% no DF em 2020
-
BRASIL DIVERSOS4 dias atrás
Procuradores reclamam de celular funcional de R$ 3,6 mil: “Esmola”