Pesquisar

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

Brasília recebe delegação chinesa de badminton para intercâmbio nos Jogos Universitários

[metaslider id="828891"]

Publicados

em

[metaslider id="791527"]

Na manhã desta quarta-feira (9), a vice-governadora Celina Leão e demais autoridades receberam a delegação chinesa de badminton no Palácio do Buriti para fortalecer os laços entre o Brasil e a China no âmbito do esporte universitário, por meio de um intercâmbio com os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Durante a visita da delegação, a vice-governadora Celina Leão (C) afirmou: “Para nós, a política pública do esporte é uma política de primeiro escalão” | Foto: George Gianni/VGDF

“O nosso governo se sente muito honrado com essa oportunidade de trocar experiências”, declarou Celina Leão. “Para nós, a política pública do esporte é uma política de primeiro escalão. Investimos em toda a área, desde infraestrutura até bolsas e passagens. A gente entende que a China também tem essa sintonia de ter essa prioridade no esporte.”

O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, ressaltou: “É importante nós mostrarmos ao governo chinês o quanto o nosso governo aprecia o esporte. O DF é uma unidade do Brasil onde o esporte tem muito valor. Não teria lugar melhor para iniciarmos nossa troca de experiência e termos uma cooperação de êxito”.

Capital esportiva

“O nosso objetivo é que o DF seja lembrado não só pela capital da política, mas também pela capital do esporte e de eventos nacionais e internacionais”

Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer

Presente à visita, o deputado federal Júlio Cesar também lembrou a importância da capital no cenário esportivo do país: “Pelo terceiro ano nós estamos realizando o JUBs aqui em Brasília. Hoje a nossa capital também é a capital do esporte, e esperamos realizar grandes parcerias entre Brasil e China. Temos muito o que aprender.”

Referência mundial na modalidade, o grupo de atletas chineses reflete o comprometimento em promover a integração e o aprendizado entre diferentes culturas, elevando o nível da competição e ampliando as perspectivas de crescimento esportivo para ambos os países.

“Estamos realizando o maior JUBs da história da CBDU”, valorizou o secretário de Esportes e Lazer, Renato Junqueira. “Fico honrado por Brasília ter sido escolhida para esse evento. O JUBs nos trouxe muita alegria. O nosso objetivo é que o DF seja lembrado não só pela capital da política, mas também pela capital do esporte e de eventos nacionais e internacionais.”

Ex-secretária de Esporte e Lazer e atual titular da Secretaria da Mulher (SMDF), Giselle Ferreira relembrou, junto à delegação chinesa, os grandes feitos por mulheres nas Olimpíadas deste ano: “Nas últimas olimpíadas tivemos três ouros importantes que foram conquistados por mulheres. Hoje nós temos uma secretaria específica para mulheres porque ainda vivemos em um mundo que mata muitas mulheres pela violência. Nossa principal pauta é proteger as mulheres, e a China pode nos ajudar, já que o país é um exemplo quando se fala de empreendedorismo e economia”. 

Durante o encontro,  a delegação chinesa foi presenteada com bonecas de pano e sacolas ecobags confeccionadas por mulheres do Sol Nascente vítimas de violência e vulnerabilidade social. 

*Com informações da Vice-Governadoria do DF

 

 

[metaslider id="806794"]

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

GDF lança processo seletivo para bolsas de estudo de graduação

Publicados

em

Por

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (9), o processo seletivo do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, que ocorre semestralmente para as vagas abertas no Centro de Ensino Unificado do DF (UDF), conforme edital publicado no Diário Oficial (DODF). Ao todo, são oferecidas 82 vagas destinadas a servidores e empregados públicos do GDF e aos egressos da rede pública de ensino.

As inscrições podem ser feitas de 11 de dezembro a 3 de janeiro. Após a apuração, os candidatos contemplados terão direito a uma bolsa integral para cursar o ensino superior no UDF, com início das aulas previsto para 17 de fevereiro de 2025.

Arte: Egov

O processo para concessão das bolsas terá etapas distintas de seleção para servidores públicos e sociedade civil. No caso dos candidatos da administração pública, serão levados em conta o tempo de serviço, o número de dependentes legais, o salário e o nível de escolaridade.

Já para os candidatos da sociedade civil, podem se inscrever alunos que tenham cursado o ensino médio inteiro em escolas públicas, tanto do Distrito Federal quanto de outros estados, e também alunos egressos de escolas militares ou institutos federais. É necessário não ser portador de diploma de curso superior, ter realizado as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2022 ou de 2023 e comprovar hipossuficiência da renda familiar.

O edital contempla os 21 cursos presenciais do centro universitário. Entre eles estão as graduações em direito, administração, fonoaudiologia, pedagogia e letras português/inglês. O Programa, que existe desde 1968, é fruto da cessão de uso do terreno onde o Centro Universitário está instalado, que, atualmente, está sob gestão da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), órgão da Secretaria de Economia (Seec).

A diretora-executiva da Egov Juliana Tolentino, destaca que a iniciativa já transformou a vida de milhares de pessoas do DF: “Fomentamos oportunidades e transformamos vidas com este programa. Conhecemos muitas histórias de famílias que são beneficiadas com a chance do ensino superior gratuito. Durante a gestão do governador Ibaneis Rocha, mais de 1.000 bolsistas iniciaram o estudo de forma totalmente gratuita no UDF”.

Para conferir o edital e obter mais informações sobre o processo seletivo acesse este link.

*Com informações da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov)

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA