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NOME DO VIADUTO: Quem foi Dona Roxa, seu amor e sua dedicação pelas cidades do Paranoá e Itapoã. Vote na enquete

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Portal EG NEWS apresenta aos moradores das Cidades do Paranoá, Itapoã e a todos do DF uma enquete para saber qual nome poderá ser dado ao viaduto que esta sendo construido entre as duas cidades. Aqui mostraremos algumas das ações que foram feitas por Pioneiros e personalidades da cidade e que terão seus nomes colocados em votação:

 

VEJAM A HISTÓRIA DE:

DONA ROXA OU TIA ROXA

Maria José Sales Barros, mais conhecida como Dona Roxa ou Tia Roxa, nasceu na cidade de São José de Ribamar do Maranhão no dia 21/05/1953, veio para Brasília no ano de 1967 com a perspectiva de uma melhoria de vida. Seu pai Bernardo Sales era pescador vivia da pesca na cidade de origem,  Maria José quando chegou foi trabalhar em casa de família, foi garçonete, diarista, cozinheira e morava de aluguel na cidade de Sobradinho, com seu companheiro Luiz, conhecido como jacaré, vieram morar no Paranoá em 1970, na rua João Paulo 2, que hoje é o Hospital Regional do Paranoá.

Mãe de cinco filhos, sendo 4 homens e uma mulher, o mais velho chama-se, Carleandro Sales Barros, Wesley Sales Barros , Herbert Sales Barros, André Luiz Sales e por fim a mulher, Andrea Sales Barros. Uma trajedia aconteceu no ano de 1991, seu primogênito, Wesley foi vítima de bala perdida, conhecida como bala dum dum, o fato aconteceu na quadra 18 do Paranoá, que ultrapassou a barriga do seu tio Valdeir e atingindo-o no seu olho esquerdo, a dificuldade de remoção para o hospital foi demorada e infelizmente na ponte do bragueta a bala estourou o cérebro do seu filho, que faleceu em seus braços.

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Após a fatalidade conseguiu se muda da quadra 18, mudando-se para a comercial do Paranoá na Quadra 8 em frente a administração regional, que hoje, funciona o Banco Bradesco. Foi muito dificil para todos, Dona Roxa, não desanimou e sendo uma mulher de muita fé, se apegou cada vez mais a Deus, e continuou sua vida de ajudar as pessoas, lutou e dedicou sua vida a sua família e a sua comunidade, não tinha vaidade alguma, uma doença da epóca (Covid-19), a levou desta terra, mais seu legado ficou marcado principalmento na cidade do Paranoá.

“O senhor recolheu mais uma flor para o seu jardim, mas o seu nome o seu marco histórico ficou, partiu deixando legados de histórias de vivência, experiências e amor. por onde passou deixou amor e saudade” comenta sua filha, Andreia Sales .

Dona Roxa, foi uma militante no cenário político do Paranoá mulher guerreira autêntica, negra e de origem humilde, com a sua experiência de vida e desafio pode mudar vidas de muitas mulheres, homens e adolescentes com oportunidade de conquistar seu primeiro emprego.

Nos anos 90, a Tia Roxa foi trabalhar na Secretaria de Educação do Distrito Federal no CAIC Madre Paulina como cozinheira, sua dedicação e amor no preparo das refeições, fez com que alunos e seus pais, criassem um respeito e amor pela Tia Roxa.

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Tia Roxa foi ganhando espaço na comunidade, pois sabendo da carência de muitas crianças e adolescentes, que, muitas das vezes só comiam o que era ofertado na escola, ciente disso oferecia uma refeição farta, para que as crianças não ficassem desnutridas com apenas uma refeição por dia.

Depois de passar alguns anos no CAIC Madre Paulina, foi trabalhar no CEF 2 do Paranoá (desde sua fundação), na função de porteira, sua dedicação também não deixou a desejar, além dos alunos, os pais também tinham a maior confiança na Tia Roxa.

“Tia Roxa, pode ficar de olho no meu filho? se precisar pode dar um aperto nele, a senhora esta autorizada, deixo ele sob sua proteção” assim pediam os pais dos alunos.

Durante o período de sua vida de lutas politicas, tinha um grande amor e apreço pelo governador Joaquim Roriz  e se tornou uma grande aliada do governador na cidade. Essa amizade com o Governador Roriz e com a atenção que tinha pela comunidade carente, a fez, se tornar uma grande Líder Comunitária da cidade.

Um dos grandes projetos que fez ao lado de Dona Venina foi o café da manhã para as crianças carentes. Tia Roxa de dispunha a resolver os problemas dos moradores da cidade do Paranoá.

ENQUETE  –  VOTE

https://egnews.com.br/enquete/

 

Fonte: EG NEWS

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Depois do Complexo Viário da Região Leste, conheçam o novo presente que Ibaneis Rocha quer dar para os moradores da Região Leste.

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Fotos: Secretaria de Transporte e Mobilidade – Montagem

IBANEIS ROCHA QUER DEIXAR SEU NOME MARCADO NA REGIÃO LESTE

Nunca a Região Leste recebeu tantas melhorias quanto no governo Ibaneis Rocha, principalmente a população das cidades do Paranoá/Itapoã/Jardim Botânico/São Sebastião, melhorias não param de chegar, podemos citar grandiosas obras que vieram em tão pouco tempo para beneficiar diretamente a população dessas cidades e indiretamente a todo o DF.

Dessas podemos citar:

  • A duplicação da DF 250 onde acidentes fatais eram uma constante e que era uma das grandes reivindicações dos moradores:
  • A construção da pista DF-456 que liga Sobradinho dos Melos ao Condomínio Jardins Genebra/Paranoá:
  • A construção do Complexo Viário Saída Leste, que desafogara o trânsito de várias cidades da Região:
  • A construção do Complexo Viário do Jardim Botânico, que também desafogará o trânsito de várias cidades incluindo São Sebastião:
  • A construção da Rodoviária do Itapoã (pronta para ser entregue):
  • A construção das Feiras do Paranoá e do Itapoã (Projeto liberado e pronto para sua execução))
  • O Campo sintético do Paranoá
  • Construção de 3 Escolas sendo uma Escola Técnica.
  • Isso sem contar as obras e ações menores que vieram e que vierão para a região nas áreas da Educação, Esporte e Saneamento Básico.

E para fechar com chave de ouro, em estudos já avançados, a tão sonhada construção da Ponte do Paranoá, Ponte – alternativa à barragem, que resolverá o maior problema da região que é o trânsito que liga estas cidades ao centro da Capital da República.

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Fotos: Secretaria de Transporte e Mobilidade

Hoje a região é atendida pela Rodovia DF-001 que passa sobre a Barragem do lago Paranoá. Uma via apresenta características de uma rodovia de serviço, sendo uma pista de mão dupla com uma faixa por sentido e sem acostamento, com velocidade operacional de 60 km/h em um sentido e 40 km/h no sentido oposto.

Fotos: Secretaria de Transporte e Mobilidade – Montagem

Circulam na via sobre a Barragem quase 30 mil veículos por dia (SRDF2019). O tráfego de caminhões acima de dois eixos é proibido e assim as rotas alternativas para os motoristas ficam bem mais longas em função dessa interrupção. Em 2019 o MPDFT ajuizou ação civil pública (PJE 0700881- 46.2019.8.07.0018) para impedir o tráfego de veículos nessa via alegando que o trânsito intenso no local pode provocar o rompimento da barragem e pede que o DF construa uma nova ligação na DF-001.

Fotos: Secretaria de Transporte e Mobilidade

Por esse motivo, e pelo aumento significativo da população, foi pensado a construção dessa nova Ponte – alternativa à barragem, que fará a ligação do trecho interrompido da DF-001 entre o Jardim Botânico e o Paranoá

  • Classificada como rodovia A1- acessos controlados, mas permitidos, intercessões em nível, sem a presença de vias marginais (Trecho da DF-001 definido como via Arterial).
  • 2 Pistas de mão única com duas faixas (3,50m) de rolamento por sentido e acostamento (2,5m) em um lado (seção tipo para a DF001 neste trecho).
  • Terreno montanhoso, rampa máxima 8% – em situações excepcionais 10% (665 metros) (IP-03 Instrução de Projeto Geométrico).
  • Velocidade operacional 60 km/h.
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A ponte da DF – 001, estará inserida em segmento rodoviário com gabarito transversal de pista dupla composta por duas faixas de rolamento em cada sentido e passeios laterais. Diante das condicionantes topográficas desfavoráveis o greide da rodovia, no segmento ponte, se desenvolverá em curva vertical côncava assimétrica sobre a parte mais profunda da ravina. Este fato impõe ao greide alturas da ordem de 28 metros e declividades próximas a 5% nos segmentos extremos da obra.

A população da Região Leste aguarda com bastante entusiasmo essa que depois da construção da Barragem, poderá ser a maior obra já executada na região.

Fotos: Secretaria de Transporte e Mobilidade

O governador ainda esta no meio do seu segundo mandato à frente do GDF, esperamos que até sua saida do governo, possamos ser agraciados com essa magnifica obra.

HOJE

Fotos: Secretaria de Transporte e Mobilidade – Montagem

AMANHÃ

Fotos: Secretaria de Transporte e Mobilidade – Montagem

FONTE: EG NEWS

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