BRASÍLIA

BRASÍLIA

União apresenta medidas de proteção a escolas para governadores e prefeitos

Publicados

em

O governador Ibaneis Rocha participou da reunião no Palácio do Planalto e destacou que a integração entre governo federal, estados e  Judiciário é essencial para uma maior efetividade das ações | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Reunião no Palácio do Planalto contou também com membros do Judiciário; veja ações em andamento no DF

Ian Ferraz, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

O governador Ibaneis Rocha participou nesta terça-feira (18) do lançamento de ações do governo federal para a proteção do ambiente escolar, no Palácio do Planalto. As medidas vão desde recursos para reforço nas rondas escolares a cartilhas com recomendações para proteção das escolas.

O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, e do ministro da Educação, Camilo Santana, responsável pela apresentação dos projetos, além de ministros do governo federal e do Judiciário, governadores e prefeitos. Participaram ainda o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o ministro da Educação, Camilo Santana.

As ações sugeridas nasceram de um grupo de trabalho interministerial, por meio do qual foram listadas 50 proposições para atuar de forma preventiva, emergencial e a médio e longo prazo. Uma delas é a cartilha Elaboração de Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar, que será disponibilizada pelo governo federal.

Entre as medidas adotadas pelo GDF para maior segurança nas escolas estão o reforço no efetivo policial, com a participação de vigilantes – são 3.201 profissionais, entre concursados e terceirizados, que atuam em cerca de 700 escolas –, o monitoramento na internet e a realização de palestras para diretores de escolas

“Essa integração entre governo federal, os estados e o Judiciário é essencial para uma maior efetividade das ações que já foram tomadas e as de médio e longo prazo. Aqui no Distrito Federal nós temos buscado esse diálogo e vamos continuar fortalecendo e protegendo nossos estudantes e toda a comunidade escolar”, disse o governador Ibaneis Rocha.

Leia Também:  Detran-DF promove passeio ciclístico neste domingo (21)

Os investimentos previstos pelo governo federal para proteção às escolas são de cerca de R$ 3 bilhões. Segundo o Ministério da Justiça, 225 apreensões foram feitas nos últimos dez dias, período em que ocorreram 7,4 mil denúncias à pasta e mais de 700 conteúdos foram removidos das redes sociais.

O GDF tem tomado medidas para prevenir a violência e reforçar a segurança em mais de 1,6 mil escolas e creches das redes pública e privada, além de faculdades e universidades.

Isso tem sido feito com o reforço no efetivo policial, com a participação de vigilantes – são 3.201 profissionais, entre concursados e terceirizados, que atuam em cerca de 700 escolas –, o monitoramento na internet e a realização de palestras para diretores de escolas, por exemplo.

A Polícia Militar também atua com rondas em regiões mapeadas e revistas em possíveis suspeitos , além de contar com o apoio das denúncias da população, que podem ser feitas por meio do telefone 197 – opção 0; em casos de emergência, para o 190 ou para o WhatsApp (61) 98626-1197.

Leia Também:  Brasília Ambiental lança plataforma de monitoramento

A Secretaria de Educação (SEE) também trabalha o projeto Jovens Líderes Pela Paz. Por meio desse instrumento, 170 alunos de escolas públicas promovem a cultura de paz no ambiente escolar, além de conceitos de comunicação não violenta, de saúde mental e do combate à evasão escolar.

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

BRASÍLIA

Amigos lotam Plenário da CLDF e Lucas Kontoyanis mostra sua relevância política para Brasília em sua posse como Presidente do PRD/DF

Avatar

Publicados

em

Por

Posse da Executiva do PRD movimenta Cenário Político do DF

Na noite desta quinta-feira (16.05), o Partido Renovação Democrática (PRD) movimentou o cenário político do Distrito Federal, unindo diversas correntes políticas e lotando o auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

“Vamos eleger pelo menos dois deputados distritais, um federal e iremos compor a chapa majoritária para o Senado e governo do DF”, disse Lucas Kontoyanis.

De acordo com dados da casa, a cerimônia contou com mais de 800 presentes, incluindo lideranças comunitárias, representantes do Governo do Distrito Federal, deputados, senadores, ex-parlamentares e a primeira governadora da Capital do Brasil, Abadia.

O presidente do PRD, Lucas Kontoyanis, comandou os trabalhos e foi prestigiado por todos os presentes, que destacaram seu calibre político em seus discursos.

Mais de 55 autoridades participaram do evento. Entre os presentes, estavam os senadores Leila do Vôlei e Izalci Lucas, o deputado federal Reginaldo Veras representando a bancada da Câmara dos Deputados, e, representando a bancada distrital, os deputados distritais Robério Negreiros, João Cardoso, Paula Belmonte, Rogério Morro da Cruz e Roosevelt. O governo distrital foi representado pelo secretário de Governo José Humberto e pela secretária da Mulher Giselle Ferreira. Também marcaram presença o ex-senador Chiquinho Escórcio, Ex Deputados Leonardo Prudente, Benício Tavares, Alirio Neto e sua esposa Sandra Bacelar, alem da ex-governadora Maria de Lourdes Abadia.

Os administradores das regiões administrativas compareceram também, entre eles o Aderivaldo Cardoso de Jardim Botânico, Gustavo Aires do Cruzeiro, Arthur Nogueira do Guará, Roberto Medeiros de São Sebastião e também um dos principais gestores do atual governo, Marcelo Piauí.

O ex desembargador do TRE-DF, Dr Everardo Gueiros compareceu ao evento e advogados de renome como o Dr Jacks Veloso e Dr Paulo Alexandre.

Leia Também:  Ibaneis discute financiamento de projetos com equipe do Banco Mundial

Somente na noite de ontem, durante a solenidade, foram filiados vários ex-candidatos que, na eleição de 2022, somaram mais de 80 mil votos. Segundo o presidente do partido, a partir de agora se inicia as tratativas e composições políticas com outros partidos e pretensos candidatos que vão prosseguir até 2026, ano em que o DF terá novas eleições.

Diante dos discursos feitos pelos componentes da mesa, podemos deduzir que, logo logo o PRD terá mais 2 filiados à sigla, e seus nomes são o deputado federal Reginaldo Veras e a deputada Distrital Paula Belmonte, vejam parte de seus pronunciamentos:

Reginaldo Veras

“Saibam que estou aqui por causa dele, a pedido dele, é um cara que eu ligo para pedir conselhos, Lucas é asim, assim assado, e, ele responde, pau é pedra, pau não é pedra  e eu com base no que ele fala, sigo esse caminho. “ Reginaldo Veras.

Paula Belmonte

“Eu tenho uma gratidão especial ao Lucas que a época quando conduzia o partido Avante, acreditou em mim, na minha entrada para a política. Lucas eu reconheço você como uma pessoa que entende de política, Brasilia deve muito a você, aqui nós temos o deputado Rogério Morro da Cruz que você trouxe, talentos, pessoas comprometidas verdadeiramente na política. Quem quiser pensar em Brasília, quem quiser estar junto para pensar no futuro das nossas crianças e dos nossos netos, estou aqui a disposição para conversar, e eu já estou dizendo,  TÔ QUERENDO PENSAR E REALIZAR”, declarou Paula Belmonte.

“Foi uma solenidade carregada de emoções, carregada de sentimentos verdadeiros numa energia mega, super positiva, pessoas reunidas buscando o bem de Brasília. Deixei muito claro que o PRD não vai compactuar de extremismo nem de direita e nem de esquerda, caminharemos no centro sempre em respeito às divergencias e principalmente em respeito as pessoas, podemos divergir em ideias mais não das pessoas, e mais, estamos aqui esperando que todas as forças politicas da cidade que queiram fazer uma tranformação, que queiram inovar e renovar a política do DF, nesse sentido e sem extremismos, todos nós estamos prontos para sentar e conversarmos, fico muito feliz pelas pessoas que estiveram presentes, nós tivemos por volta de 800 pessoas entre os que entraram e saíram, sentados, o auditório estava lotado, um auditório de 580 lugares, com pessoas a direita a esqueda, em pé, gente lá fora acompanhando de lá, fiquei muito, muito feliz e fico extemamente feliz de receber pessoas ilustras que compactuam e lutam em prol da melhoria da cidade”, disse Lucas Kontoyanis.

“Fico extremamente feliz em receber pessoas ilustres que compactuam e lutam em prol da melhoria da cidade, exemplo do meu amigo Eugênio Piedade, que tão generozamente concede o espaço dos seus veículos de comunicação para que as pessoas que não tem condição de ter vóz, possam explanar e colocar as suas ideias e tentar justamente fazer o bem da cidade, então eu tenho a honra de participar do grupo do Eugênio e eu discuto, falo muito pouco lá, mais em operação curuja, vejo tudo que esta sendo publicado lá, anoto e de lá, eu tiro muitas coisas para poder formular minhas teorias políticas, muito obrigado Eugênio, você, meu parceiro, meu companheiro por representar tanto para Brasília, obrigado por tudo.” Lucas Kontoyanis

WhatsApp_Audio_2024-05-17_at_23.02.19

Fotos do Evento:

Leia Também:  Créditos vencidos dos cartões de transporte serão recolhidos após 30 dias

 

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?