Principal órgão avaliador da segurança viária de veículos vendidos na América Latina e no Caribe, o Latin NCAP acaba de divulgar os resultados obtidos em mais uma rodada de testes. A avaliação contemplou o BYD Dolphin Plus vendido na região e rendeu classificação animadora para a marca. O modelo obteve 5 estrelas na pontuação final e se destacou por ser o primeiro chinês e o primeiro elétrico testado pela entidade a receber nota máxima.
De acordo com o relatório, o Dolphin Plus obteve 93% de proteção para ocupantes adultos e chegou a alcançar classificação total em alguns quesitos, como no caso do teste de barreira deformável lateral móvel (registrou nota máxima de 8 pontos). Além disso, alcançou iguais 93% de proteção para ocupantes infantis, 77% para pedestres e 85% para sistemas de assistência à condução.
Nas provas de impacto frontal, a proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro foi considerada boa, ao passo que a proteção do tórax do motorista foi adequada e a do passageiro, boa. Além disso, os joelhos do motorista e do passageiro forma bem protegidos e a área dos pés foi considerada estável. Ao final, a estrutura foi considerada estável e capaz de suportar cargas maiores.
Nos testes de impacto lateral, a cabeça, tórax, abdômen e pélvis receberam boa proteção. Já no chamado whiplash (chicote cervical), o modelo mostrou proteção marginal para o pescoço. Por fim, o Latin NCAP confirma que o Dolphin Plus atende aos requisitos estruturais de impacto traseiro e atende as pré-condições e requisitos técnico da entidade.

Foto de: Latin NCAP
Vale observar que a versão testada conta com 7 airbags, enquanto a configuração vendida por aqui tem 6 bolsas. Ainda assim, o órgão confirma que as provas são válidas para classificação no Brasil. A unidade testada foi produzida na China, assim como toda linha Dolphin.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE