Caiado entrega modernização do Cine Teatro São Joaquim

Caiado entrega modernização do Cine Teatro São Joaquim


Caiado inaugura modernização do Cine Teatro São Joaquim, com reabertura oficial da sala de cinema para 4 de abril (Foto: Junior Guimarães)

Após 167 anos, o Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, ganha a primeira grande modernização e agora tem uma sala de cinema de alto padrão. As melhorias desse patrimônio histórico e cultural do município foram entregues pelo governador Ronaldo Caiado, nesta quarta-feira (19/3), com investimento de R$ 831 mil.

“É um cineteatro que dá orgulho para todos nós, pela qualidade de toda essa estrutura que foi montada aqui”, garantiu o governador.

Ao enfatizar a contribuição do espaço para projetar ainda mais a cidade de Goiás no circuito cinematográfico brasileiro, o governador frisou que os prédios públicos têm de oferecer as melhores condições à população.

“O que é do governo tem de ser bom, pois é ali que temos que dar dignidade às pessoas”, afirmou Caiado ao mencionar outras estruturas estaduais que são mantidas em padrão de excelência, entre elas os colégios e as policlínicas.

Cine Teatro São Joaquim

O Teatro São Joaquim é considerado o mais antigo do Estado. Inaugurado em 1857, somente em 1909 a unidade passou a exibir filmes, o que ocorreu até 1926. Depois, a sala foi fechada e reativada em 1992, mas, desde 2015, estava sem equipamento próprio de cinema.

Agora, dentre as melhorias no espaço estão a instalação de 60 equipamentos de última geração, que garantem uma experiência cinematográfica de excelência.

Investimentos da obra foram possíveis por meio da Lei Federal Paulo Gustavo

O Cine Teatro conta ainda com sistemas de projeção e sonorização de ponta, com projetor com qualidade de 4K, lente de alto brilho, processador de áudio, caixas acústicas subwoofer e surround, e tela motorizada de 9,25 metros de largura por cinco de comprimento. Os investimentos da obra foram possíveis por meio da Lei Federal Paulo Gustavo.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, disse que a modernização fortalece a unidade como um polo cultural multifuncional.

“O projetor é o mais moderno do mundo. Só existem quatro projetores desses no Brasil e dois estão no Estado de Goiás. Um no Cine Cultura e outro aqui no Cine Teatro São Joaquim”, destacou. Ela acrescentou que o local foi idealizado para receber formações. “Nós vamos disponibilizar essas salas também para oficinas e para outras atividades que a população precisa”, pontuou.

Programação

O Cine Teatro São Joaquim vai contar com um roteiro de filmes bem diverso, que incluirá estreias nacionais, lançamentos, exposições de filmes goianos e produções populares. Para conciliar as atividades do cinema com as do teatro, as exibições ocorrerão a cada 15 dias, em finais de semana alternados.

A reabertura oficial da sala de cinema será em 4 de abril, com a programação do fim de semana se estendendo até 6 de abril.

Para a estreia da reabertura, o cinema vai trazer na telona o longa “Oeste Outra Vez”, de Érico Rassi (Comeback), uma produção goiana que foi a grande vencedora do 52º Festival de Gramado, recebendo três prêmios: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Rodger Rogério) e Melhor Fotografia (André Carvalheira).

Também entram em cartaz o “Conclave”, vencedor do Oscar 2025 de Melhor Roteiro Adaptado; e “Flow” que ganhou o Oscar como Melhor Animação.



Agência Cora Coralina

Show Comments (0) Hide Comments (0)
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários