BRASÍLIA

PARLAMENTARES DO DF

Agora é lei: DF institui o Colar de Girassol para identificação de deficiências ocultas

Publicados

em

Foto: Reprodução Web

Foto: Reprodução Web

A lei de autoria do deputado Robério Negreiros vai trazer mais conforto e reduzir o estesse de pessoas com deficiências não visíveis

A lei de autoria do deputado Robério Negreiros vai trazer mais conforto e reduzir o estesse de pessoas com deficiências não visíveis

Foi publicada nesta sexta-feira (30) a Lei 6.842/2021, que institui o Colar de Girassol como instrumento para identificação de pessoas com deficiências ocultas no Distrito Federal. De acordo com o autor da iniciativa, Robério Negreiros (PSD), o objetivo é garantir atendimentos adequados às pessoas com deficiência sem necessidade de explicações e justificativas, evitando possíveis constrangimentos. “A nova lei garante maior conforto e diminui as situações de estresse para aqueles que, por alguma condição pré-determinada, não suportam situações rotineiras como aglomerações, sons elevados ou mesmo longos períodos de espera”, explicou o deputado.

Cada vez mais popular em todo o mundo, o Colar de Girassol é uma faixa estreita de tecido ou material equivalente, verde, com desenhos de girassóis. O uso é facultativo e não constitui fator condicionante para o gozo de direitos assegurados à pessoa com deficiência. De acordo com a Lei, as deficiências ocultas são as que não são imediatamente identificadas, a exemplo de autismo, Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), transtornos ligados à demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias extremas.

Leia Também:  Solenidade destaca foco na educação da Campanha da Fraternidade 2022

A Lei também determina que os estabelecimentos públicos e privados devem orientar funcionários e colaboradores quanto ao significado do Colar de Girassol, a fim de garantir o atendimento adequado aos seus portadores.

Mario Espinheira – Agência CLDF

Fonte: https://www.cl.df.gov.br/-/agora-c3-a9-lei-df-institui-o-colar-de-girassol-para-identifica-c3-a7-c3-a3o-de-defici-c3-aancias-ocultas

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

Hermeto

Hermeto concretiza promessa de reconstruir CEF 1 da Candangolândia

Avatar

Publicados

em

Por

Compromisso foi feito junto com governador Ibaneis durante campanha

A licitação para a reconstrução do Centro de Ensino Fundamental 1 da Candangolândia foi anunciada hoje (12/04/2024) no Diário Oficial da União.

A unidade escolar, que foi construída em 1985, desde o ano de 2021 está funcionando em um prédio alugado na região, onde também está sediada a Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante.
A escola atende 461 alunos em tempo integral, do 6 ao 9 ano.

“Essa é mais uma obra que vamos entregar para a comunidade escolar que muito me orgulha. Temos investido bastante na educação do Distrito Federal porque acredito que através dela, todos podemos ter a mesma oportunidade de sucesso na vida”, comenta Hermeto.

Todas as escolas da Candangolândia receberam recursos destinados pelo deputado, que está sempre ratificando seu compromisso com a região.

“Meus dois filhos estudam em escolas diferentes aqui da Candanga e adoram ir para a aula. Principalmente quando é dia de Escola Parque da Natureza e esporte”, comenta Ana Paula, moradora da região.

Leia Também:  Recorde de inscrições confirma relevância de premiação ao cinema do DF

Por Vanessa de Araújo

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?