BRASÍLIA

CLDF

CLDF celebra o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino

Publicados

em

O Dia Internacional de Solidariedade do Povo Palestino, instituído em 29 de novembro pela Organização das Nações Unidas, será celebrado nesta terça-feira (21) no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A sessão solene acontece às 19h e é uma proposição do vice-presidente da Casa, deputado Ricardo Vale (PT). De acordo com o parlamentar, o objetivo da solenidade é dar visibilidade à injustiça sofrida por essa comunidade com a não criação do Estado Palestino, conforme recomendação da própria Assembleia Geral da ONU, em 1947, que recomendou a partilha da Palestina em dois Estados: Israel e Palestina. 

Entretanto, o segundo nunca foi criado, o que para o deputado Ricardo Vale é a negativa de um direito universal de um povo ao seu território. “Ao criar o Estado de Israel e deixar os palestinos em uma situação de marginalidade se perpetuou uma escalada de violência que afeta a região há décadas e, hoje, estamos assistindo um povo ser dizimado pelos ataques desproporcionais de Israel que não poupam hospitais ou crianças. Então, eventos como esse, em que podemos discutir o tema e denunciar tais barbaridades são necessários e urgentes”, destaca o parlamentar. 

Leia Também:  “Dia do Rock Brasiliense” é um dos projetos aprovados pela CCJ hoje (21), confira:

No requerimento da sessão solene, o distrital ressalta que a existência do Estado da Palestina não representa ameaça alguma à existência do Estado de Israel, apenas cumpre a mesma resolução da ONU que beneficiou o povo judeu. O parlamentar também se solidariza com os palestinos que estão espalhados pelo mundo, parte deles no Brasil, e que sonham em ter um território seguro para voltar.

“A luta milenar dos palestinos por um território merece o apoio de toda a comunidade internacional e, por isso, cremos importante criar uma frente parlamentar em defesa do povo palestino, a fim de que possamos entender a história e a cultura desse povo e, assim contribuir na sua luta histórica por um território para seu povo”, finaliza Vale.

* Com informações da assessoria de imprensa do deputado Ricardo Vale (PT)

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

CLDF

Sessão solene comemora 39 anos do HRAN

Avatar

Publicados

em

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou sessão solene para celebrar os 39 anos do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Proposta pelo deputado Jorge Vianna (PSD), a reunião ocorreu durante a manhã desta segunda-feira (4) na sede do próprio hospital.

O distrital aproveitou a ocasião para lembrar que destinou dois milhões de reais em recursos de emenda parlamentar para o HRAN somados desde 2019. “Na condição de representante do povo, colocamos o olhar atento para o HRAN, exercendo o dever constitucional de fiscalização e assegurando que os serviços de saúde sejam prestados de acordo com o mais elevado padrão de qualidade. Mesmo após obter resultados significativos, não estamos resignados. Nossa meta é avançar sempre, incorporando novas modalidades terapêuticas, recrutando mais servidores e aperfeiçoando os equipamentos hospitalares. Sem verbas não se faz atendimento à saúde. Isso é uma verdade incontornável”, afirmou Vianna.

O parlamentar ainda exaltou os servidores da unidade de saúde. “De nada serviriam esses recursos se não fossem os 1930 servidores efetivos e os 333 profissionais terceirizados. O trabalho deles deve ser reconhecido, inclusive com a valorização de sua carreira. Quando passei em concurso público, aqui era um lugar com o qual eu sonhava em trabalhar. Tive uma breve passagem na pediatria daqui e pude levar o que aprendi para o Hospital do Paranoá, onde eu comecei”, registrou o deputado. Por fim, o distrital garantiu que o serviço público vai continuar na unidade. “Aqui não será IGES, não vamos deixar”, exclamou Jorge Vianna.

Por sua vez, a deputada Dayse Amarilio (PSB) lembrou que fez estágio no HRAN quando era aluna de enfermagem na universidade. “Aqui é especial para mim e sei que para muita gente porque foi um hospital fundamental durante a pandemia. Quando ninguém sabia o que era e como seria, o HRAN foi o primeiro hospital a ir para a linha de frente. Isso não pode ser esquecido! É um hospital diferenciado. Porém, o déficit de profissionais é muito grande, especialmente de técnicos de enfermagem. Por isso, peço um esforço para valorizar e nomear servidores”, declarou Amarilio.

Leia Também:  Projeto aprovado na CESC inclui o Dia do Rock Brasiliense no calendário do DF

O secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Luciano Moresco Agrizzi, reforçou a necessidade de reconhecer a importância do hospital. “Ao longo dessas quase quatro décadas, o HRAN se estabeleceu como um farol de esperança e de cuidados em diversas especialidades médicas como o atendimento a queimados, cirurgia e ginecologia e obstetrícia. Hoje é um dia especial para prestar homenagem e reconhecimento aos profissionais daqui que atuam na cura e também na educação e formação de profissionais tão necessários”, disse Agrizzi.

Já o superintendente da Região Central, Paulo Roberto da Silva Júnior, ressaltou que a unidade faz muito para a população do DF. “Esse hospital tem muito a doar porque é complexo. Além do que já foi citado, tem o serviço da [cirurgia] bariátrica, que a gente vai fazer uma reforma para ampliar os serviços”, falou o superintendente.

O servidor mais antigo do HRAN, Sebastião Pereira da Silva, recebeu homenagem em nome de todos os funcionários da unidade. “Fico muito feliz, mas essa homenagem não é para mim, mas aos meus colegas. Há seis anos estive internado na UTI e a oração de todos os meus colegas me ajudou”, contou o servidor.

Leia Também:  Ricardo Vale fará audiência pública para debater febre maculosa

A paciente Tatiane Alves de Morais deu seu depoimento sobre o atendimento prestado no HRAN. “Fiz cirurgia bariátrica há um ano e dois meses. Fui super bem atendida e continuo sendo. Eu pesava 135 kg e hoje estou com 68 kg. A equipe me acompanha até hoje e tenho atendimento na nutrição e tratamento na dermatologia também. Ver que tenho saúde é maravilhoso”, revelou Tatiane.

Por fim, Vânia Gonçalves também falou sobre o atendimento que recebeu. “Sou paciente do HRAN há quatro anos. Foi um acidente doméstico porque me queimei fazendo sabão. Ao chegar aqui fui muito bem recebida e atendida. Agradeço pela vida de cada um da equipe. Sou muito grata”, anunciou a paciente.

História

Segundo informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o HRAN conta atualmente com 81 leitos de pronto-socorro nas áreas de cirurgia geral, cirurgia plástica, clínica médica, odontologia, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, pediatria, queimados, além de 286 para internações em outras especialidades. O HRAN também é referência no atendimento das vítimas de queimaduras, de lábio leporino, aos portadores da síndrome de Down e de cirurgia bariátrica. Vale registrar ainda que o hospital é credenciado junto ao Ministério da Educação e Ministério da Saúde como hospital ensino.

Ao fim da solenidade, foram entregues moções de louvor por ocasião do aniversário do HRAN.

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

Nos siga no Facebook

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?