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Avaliação: Hyundai Creta Platinum agrada, mas preço atrapalha

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Avaliação: Hyundai Creta Platinum agrada, mas preço atrapalha

O Hyundai Creta de segunda geração vem para manter o bom posicionamento do modelo no mercado brasileiro, onde na versão Platinum, custa salgados R$ 137.990.

Este já é o segundo preço da nova geração, que custava R$ 135.490. É verdade que ele é bem equipado, e deverá conquistar por isso, pois o Novo Creta Platinum tem um visual polêmico, como todo Hyundai atual.

Avaliação: Hyundai Creta Platinum agrada, mas preço atrapalha

Seu conjunto renovado traz a eficiência do motor 1.0 TGDI de 120 cavalos e 17,5 kgfm, que já equipa o Novo HB20, obrigatoriamente com a mesma caixa automática.

Com bom espaço interno, apesar de um detalhe importante, o resto do pacote agrada muito, especialmente pela tecnologia empregada, focando na conectividade.

Por fora…

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Bonito? Feio? Você decide. Para nós, é apenas um conjunto interessante. Fora da curva, o Novo Creta exibe linhas que serão realmente notadas na rua, e é isso que a Hyundai quer.

As luzes diurnas em LED, segmentadas, tiram do observador o foco no projetor do farol, que infelizmente não é de LED, fazendo o mesmo com os faróis de neblina, que escondem luzes de curva.

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A grade hexagonal com elementos interligados na grelha é a parte mais “normal” da frente chamativa. Na traseira, o mesmo se repete com as lanternas em LED parcial.

O para-choque preto tenta dar um ar mais esportivo ao Creta Platinum, que tem teto solar panorâmico e antena barbatana. As rodas aro 17 polegadas tem um aspecto agradável.

Por dentro…

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O ambiente se renovou completamente e o painel chama atenção pelo duplo cockpit e pelos difusores de ar estilosos, destacando cluster e multimídia, mas quem rouba a cena é o volante.

Com quatro raios, a direção do Novo Creta lembra um volante da Audi, porém, em tamanho bem mais confortável. Atrás dele, a instrumentação chama atenção pela tela de 7 polegadas.

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No modo Eco, ela fica verde e indica visualmente apenas a velocidade instantânea e as mais próximas, deixando o aro do mostrador vazio. No Normal, tudo azul e os números aparecem.

Já no Sport, temos um vermelho bem claro, mas aí é o ponteiro que fica enevoado imitando um certo movimento. Usando câmeras nos retrovisores, a imagem é mostrada nesta tela.

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Computador de bordo e demais, ficam ao centro. Combustível e conta-giros são analógicos. Ao lado do cluster, botão de partida e a multimídia blueNav com tela de 10,1 polegadas.

O conjunto traz diversas funcionalidades com Android Auto e CarPlay, além de reprodução das câmeras de monitoramento em 360 graus, navegador GPS nativo e personalização com ID.

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Abaixo, o ar condicionado digital tem aspecto funcional, e ele pode ser ajustado remotamente pelo BlueLink, um app que permite acessar até as câmeras externas e a ventilação do banco.

Este permite também localizar e ligar o carro, destravar as portas e abrir os vidros ou fechar, entre outros. No console do Novo Creta, o carregamento indutivo é uma boa para o celular.

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A alavanca de câmbio em forma de manete e com acabamento metalizado, agrada. O conjunto tem freio de estacionamento elétrico, Auto Hold, ventilação do assento, Start&Stop e câmeras.

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Com modos de condução num botão vistoso, perto do câmbio, o Novo Creta chama atenção pelo uso de botões personalizáveis e até guia de direção nas câmeras em 360.

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Ele também atrai pelo bom espaço interno e acabamento condizente com sua categoria, conforto dos bancos em couro e o teto solar panorâmico, que deixa o ambiente arejado.

O porta-malas tem 422 litros e é menor que o anterior, que comportava 431 litros. Ainda assim, está dentro do esperado e acomoda bem o que tem de se levar no dia a dia.

Por ruas e estradas…

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Finalmente a Hyundai está deixando o motor Gamma 1.6 de lado, adotando o mais moderno Kappa 1.0 TGDI com seus vibrantes três cilindros, bem notados no dia a dia e com portas abertas.

O pequeno propulsor do Novo Creta não é suave, mas entrega o que se espera com turbo e injeção direta de combustível, roncando gostoso em giro alto, enaltecendo assim sua força.

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Seus 998 cm³ dispõem de 120 cavalos a 6.000 rpm e 17,5 kgfm a 1.500 rpm, tendo ainda uma curva de torque bem plana, garantindo elasticidade no funcionamento diário.

Trabalhando com uma boa caixa automática de seis marchas, o Novo Creta Platinum tem mais disposição nas saídas, mesmo em modo Eco, garantindo boa sensação ao volante.

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Com força suficiente para mover agilmente seus 1.270 kg, o Novo Creta 1.0 TGDI não precisa ficar gritando e nem segurando marcha para realmente andar como se deve, o que é ótimo.

Transitando em torno dos 1.500 rpm, ele garante um rodar agradável na cidade. Na estrada, lembrando o correspondente Chevrolet Tracker, mantém-se nos 2.600 rpm a 110 km/h.

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Com força adequada, realiza ultrapassagens com conforto e sobra, ampliando a sensação de segurança, e também apresenta retomadas interessantes.

No Novo Creta, pode-se optar tanto pelo modo manual (na alavanca ou nos paddle shifts do volante) como pelos modos Normal ou Sport. Neste último, o 1.0 TGDI usa todo o seu potencial.

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Tendo progressão entusiasmante, o Novo Creta nesse modo vai até os 6.500 rpm rapidamente, permitindo ao SUV compacto andar como se tivesse motor maior.

Bem, isso ele tem na versão Ultimate, com o Smartstream-G 2.0, que provaremos numa oportunidade futura. Usando somente etanol, o combustível fornecido pelo fabricante para nosso teste, mesmo o 1.0 TGDI não pode fazer milagre.

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Conseguimos 8,1 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada. Com os preços atuais, isso desanima, ainda mais que não se ganha nada nos números, em relação à gasolina.

No dia a dia, a condução do Hyundai Creta Platinum é agradável, tendo direção elétrica com leveza e resposta na medida certa, porém, os freios são sensíveis demais em baixa velocidade.

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O sistema acaba tendo respostas bem parecidas com o Volkswagen Nivus, por exemplo. Falando em freios, o Novo Creta poderia dispor de detector de pedestres e frenagem autônoma pelo preço pedido.

Não agrada a sensação de tocar no pedal e observar o carro travar como se estivéssemos evitando uma colisão. Falando nisso, o Start&Stop também é indigesto, mas pelo menos pode ser desligado.

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Já a suspensão tem um comportamento adequado, com bom equilíbrio dinâmico e filtragem razoável das trepidações do solo mal pavimentado ou de bloquetes e paralelepípedos.

Só o curso da suspensão poderia ser maior, dado que algumas ondulações de asfalto detectáveis em cima, acabam deixando o conjunto exposto ao limite – e ele é curto.

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Com boa posição de dirigir, ainda mais com bancos ventilados, o Novo Creta tem ainda detector de ocupante no banco traseiro e retrovisores com rebatimento elétrico, bons para as vagas.

Para auxílio à condução, além do citado freio automático de emergência, poderia dispor de alerta de faixa com correção e de tráfego traseiro em ré, o que ajudaria muito no dia a dia.

Isso você só encontra na versão Ultimate do Creta, ainda com centralização de faixa e sensor de fadiga. Pelo menos o Creta Platinum tem o monitoramento lateral com câmera, seis airbags e sensor de pressão dos pneus.

Por você…

Avaliação: Hyundai Creta Platinum agrada, mas preço atrapalha

O Hyundai Creta Platinum é a versão mais equipada com motor 1.0 TGDI, tendo um pacote de equipamentos bom para sua proposta, mas dado o preço, faltaram mais itens de segurança.

Obrigatoriamente com controle de tração e estabilidade, assistente de rampa e as bolsas infláveis, ele poderia dar um pouco mais. Ainda assim, as câmeras e a visão de ponto cego ajudam.

Com bom espaço e ar condicionado no banco traseiro, o Novo Creta Platinum destaca seu teto panorâmico e o banco do motorista ventilado, assim como a multimídia com tudo dentro.

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O maior ganho, no entanto, não é a personalização do painel e nem o wireless para celular, mas o emprego da lógica com motor 1.0 Turbo que convence e dá a disposição que se exige.

Por R$ 137.990, o Creta Platinum fica entre Tracker Premier 1.0T (R$ 135.380) e o T-Cross Comforline 1.0 TSI (R$ 140.790), oferecendo a mais teto, câmeras e banco ventilado. Vale? Apesar do preço, sim, se você não se importar com o visual.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Hyundai Creta Platinum 1.0 TGDI 2022

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 3 em linha, turbo

Cilindrada – 998 cm³

Potência – 120 cv a 6.000 rpm

Torque – 17,5 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão – Automática de 6 marchas com mudanças manuais na alavanca e volante

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 11,5 segundos

Velocidade máxima – 180 km/h

Rotação a 110 km/h – 2.600 rpm

Consumo urbano – 8,1 km/litro (etanol)

Consumo rodoviário – 9,0 km/litro (etanol)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 17 com pneus 215/60 R17

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.300 mm

Largura – 1.790 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.635 mm

Entre eixos – 2.610 mm

Peso em ordem de marcha – 1.270 kg

Tanque – 50 litros

Porta-malas – 422 litros

Preço: R$ 137.990

Hyundai Creta Platinum 2022 – Galeria de fotos

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Ponte entre RS e SC cai com 100 foliões que voltavam do carnaval

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Imagem mostra estrutura comprometida nesta manhã de segunda-feira. Foto: Corpo de Bombeiros de Passo de Torres/Divulgação

Há feridos e desaparecidos; estrutura tinha capacidade para apenas 20

Uma ponte pênsil que liga os municípios de Torres (RS) e Passo de Torres (SC) teve parte de sua estrutura rompida. De acordo com a prefeitura da cidade gaúcha, o acidente aconteceu por volta das 2h20 de hoje, 20, por causa do excesso de peso.

Cerca de 100 pessoas utilizavam a ponte, que só tem capacidade para 20 para travessia, quando ela cedeu.

A Brigada Militar (BM) e o Corpo de Bombeiros informaram que pelo menos 30 pessoas já foram resgatadas da água e há pelo menos três pessoas desaparecidas, entre elas uma mãe e o filho de 1 ano. Os bombeiros continuam as buscas.

fonte: Diário do Poder

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