Café com leite? Minas Gerais supera São Paulo e lidera em 2021

Café com leite? Minas Gerais supera São Paulo e lidera em 2021

A Velha República voltou? Não, mas o café com leite retornou, pelo menos no mercado automotivo. O Estado de São Paulo é o líder em vendas de veículos no Brasil desde tempos imemoriais, porém, não mais…

Minas Gerais, o Estado com o maior número de cidades no país, discretamente foi lá e arrebatou do vizinho do sul o título de líder de vendas entre os estados do Brasil.

De janeiro a novembro, foram 390,7 mil unidades emplacadas na terra do leite contra 384,1 mil unidades da região do café. A liderança mineira em vendas no país foi revelada por Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

O motivo da virada mineira é tributário e não tem relação com os milhares de emplacamentos de carros de frota nas “Gerais”, dado que esse mercado até encolheu e mesmo em tempos bons, o estado não superava o vizinho.

Moraes explica: “Nós já havíamos sinalizado essa possibilidade em outubro, e em novembro aconteceu. No acumulado do ano Minas passou São Paulo em veículos leves. O ICMS faz muita diferença, principalmente em um período de recuperação do setor.”

Leia Também:  VW oficializa T-Cross 2022 com painel digital de 8 polegadas

O presidente da Anfavea fala do aumento expressivo do ICMS sobre as vendas de carros novos e usados, que impactou diretamente o comércio de vendas no estado que mais os consome. Para piorar, num momento de retomada.

O ICMS em São Paulo saltou de 12% para 13,3% logo em janeiro e depois subiu novamente para 14,5%.

Antigamente, as tabelas de preços dos carros geralmente diferenciavam somente o Amazonas por causa da Zona Franca de Manaus, além de um ou outro estado no Nordeste, como a Paraíba.

Agora, São Paulo tem tabela própria (bem mais alta) e alguns sites de marcas pedem a localização para mudar os preços sugeridos, dada a enorme diferença.

Isso, evidentemente, fez com que o mercado paulista caísse muito mais que o mineiro, onde o ICMS continua em 12%. Para 2022, se isso continuar, a tendência é que Minas Gerais continue liderando.

[Fonte: Auto Data]

AUTOMOTIVO

COMENTE ABAIXO:

Últimas Notícias

Gostou da notícia? Quer mais?

Nos Siga no Facebook 

para mais Notícias

Gostou da notícia? Nos Siga para Mais.

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?