BRASÍLIA

diversos

Com 85 mil carros novos, julho teve menor estoque desde 1999

Publicados

em

Com 85 mil carros novos, julho teve menor estoque desde 1999

O mercado brasileiro vive uma situação difícil em sua história e 2020 já passou… Com 85,1 mil carros em estoque no mês de julho, o Brasil registrou o menor volume de veículos disponíveis nos pátios desde 1999, segundo a Anfavea.

Os estoques de montadoras e concessionárias vêm sendo registrado desde o fim dos anos 90, mas agora chega a um patamar tão baixo que representa apenas 15 dias de vendas.

Para termos uma ideia de como isso é muito baixo, antes da pandemia, o setor acumulava 267 mil carros. A Anfavea revelou que a produção recuou 2% em julho e que o acumulado do ano baixou 4,2% em comparação com 2020.

Só as exportações caíram 29%, sendo 18,4% menos que o mesmo período de 2020, o ano da pandemia. O problema é bem conhecido e tem sua origem na Covid-19, quando as pessoas ficaram em casa para evitar a contaminação.

VEJA TAMBÉM:

Durante a quarentena global, o consumo de produtos eletrônicos disparou, porém, mesmo após a reabertura, a demanda continuou alta e as montadoras, que haviam cancelado suas compras de chips, rapidamente retomaram o ritmo.

Leia Também:  Toyota Yaris Cross na Colômbia – SUV seria interessante aqui

Com 85 mil carros novos, julho teve menor estoque desde 1999

Entretanto, estas acabaram atingidas pela incapacidade dos fabricantes de semicondutores de atender uma demanda acima do normal. Assim, o problema brasileiro é também mundial, onde as montadoras não conseguem fornecimento regular de chips.

Aqui, a Anfavea diz que o mercado perdeu entre 100 mil e 120 mil carros no primeiro semestre. Contudo, se espera um número parecido no segundo, em virtude do problema não ter sido resolvido.

Atualmente, GM e Renault são as mais atingidas com a falta de peças e semicondutores para seus carros. Fiat e VW também possuem produção irregular no momento.

Com menos carros nas lojas, os preços dos seminovos dispararam, assim como dos usados mais antigos. A valorização, irreal para carros usados, continua a crescer no setor.

No setor automotivo mundial comenta-se que o problema começará a ser resolvido entre o segundo semestre de 2022 e 2023.

AUTOMOTIVO

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

diversos

Ponte entre RS e SC cai com 100 foliões que voltavam do carnaval

Avatar

Publicados

em

Por

Imagem mostra estrutura comprometida nesta manhã de segunda-feira. Foto: Corpo de Bombeiros de Passo de Torres/Divulgação

Há feridos e desaparecidos; estrutura tinha capacidade para apenas 20

Uma ponte pênsil que liga os municípios de Torres (RS) e Passo de Torres (SC) teve parte de sua estrutura rompida. De acordo com a prefeitura da cidade gaúcha, o acidente aconteceu por volta das 2h20 de hoje, 20, por causa do excesso de peso.

Cerca de 100 pessoas utilizavam a ponte, que só tem capacidade para 20 para travessia, quando ela cedeu.

A Brigada Militar (BM) e o Corpo de Bombeiros informaram que pelo menos 30 pessoas já foram resgatadas da água e há pelo menos três pessoas desaparecidas, entre elas uma mãe e o filho de 1 ano. Os bombeiros continuam as buscas.

fonte: Diário do Poder

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Leia Também:  Toyota agora tem assinatura pela Kinto a partir de R$ 2.682,59
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?