BRASÍLIA

bicada da águia

Fiat festeja seus 45 anos de Brasil e a liderança do mercado

Publicados

em

Fiat festeja seus 45 anos de Brasil e a liderança do mercado

A Fiat está completando 45 anos de seu desembarque em Betim-MG, onde criou um polo automotivo gigantesco e com números realmente impressionantes. Mas, de um começo discreto até a liderança de mercado, a italiana remou muito.

Última montadora a se instalar no Brasil após o fechamento do mercado nacional, a Fiat era vista como uma Chery da vida (antes da CAOA, é claro), até que a partir de 1990, botou suas mangas de fora.

A partir do Uno Mille, os italianos de Minas Gerais rapidamente sacaram que o Brasil não tinha um mercado “normal”, mudando de imediato sua ação diante de consumidores em transição das “Big Four” para as “Newcommers”.

Fiat festeja seus 45 anos de Brasil e a liderança do mercado

Isso sem contar a importação desenfreada, mesmo com impostos vertiginosos. Assim, lendo o mercado, a Fiat entendeu o que era preciso ser feito e passou a criar tendências que foram seguidas pelas demais.

Leia Também:  Detran vai iluminar e modernizar 4 mil faixas de pedestre no DF

Essa atitude levou à Fiat para o topo da ranking em poucos anos. Agora, aos 45 anos, ela praticamente sustenta um mercado em crise de chips, tendo feito seus acordos que deram certo, porque sua produção só parou uma vez.

Fiat festeja seus 45 anos de Brasil e a liderança do mercado

Empurrada para a frente com a freada de players como VW, GM e Hyundai, além da saída da Ford, a Fiat agora só tem o que festejar, afinal, ser a primeira é praticamente uma norma dentro da empresa e ela não esconde isso do público.

Com capacidade para 700.000 carros por ano e 1,3 milhão de motores em igual período, a Fiat já fez 16 milhões de carros nas Gerais, donde 3,6 milhões seguiram para fora. Lá trabalham 13 mil pessoas numa área de 2,2 milhões de m².

Fiat festeja seus 45 anos de Brasil e a liderança do mercado

Atualmente a Fiat emplaca bem Argo e Mobi, que nasceu sob críticas (verdadeiras), assim como Strada e Toro. Mesmo o Cronos, que foi uma rara decepção, já aparece no Top 20, mas num momento fora da curva do mercado. Veremos se ele consegue o mesmo sucesso do irmão quando a indústria voltar ao ritmo de sempre.

Leia Também:  Taxa de transmissão da Covid sobe novamente e chega a 1,07 no DF

Fiat festeja seus 45 anos de Brasil e a liderança do mercado

Esperando o momento do lançamento (aguardando mais chips?), o Fiat Pulse é a próxima sacada da italiana para meter uma goleada nas rivais desfalcadas de produção.

O irmão dele, um crossover-cupê com elementos do Cronos, chamado 376, será outra ação para manter-se no topo. Sem Uno, Grand Siena e Doblò, a Fiat limpará seu portólio desses carros velhos e só restará dar um bom tapa no Mobi.

AUTOMOTIVO

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

bicada da águia

Detran-DF apoia o transporte do 7o coração do ano

Avatar

Publicados

em

Por

O órgão veio de Goiânia no avião da FAB e, da Base Aérea para o HFA, pelo helicóptero do Detran-DF

(Brasília – 28/3/2024– Na noite da última quarta-feira (27), por volta de 19h30, as equipes da Unidade de Operações Aéreas do Departamento de Trânsito do Distrito Federal foram acionadas pela Central Estadual de Transplantes do Distrito Federal para mais um transporte do 7o coração captado para doação de órgãos do ano.

De Goiânia para a Base Aérea de Brasília, o coração e a equipe médica foram transportados a bordo do avião da FAB.

Da Base Aérea para o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF), localizado no Hospital das Forças Armadas (HFA), foram transportados no Sentinela 01, aeronave do Detran-DF.

Balanço
Uma parceria do Detran-DF com o SAMU já resultou no transporte aéreo de 63 corações entre outros órgãos, desde 2015. A agilidade no transporte desses órgãos é imprescindível para o seu aproveitamento nos transplantes. E a pronta ação das equipes do Sentinela são de extrema importância no célere translado do órgão dentro do DF.

Fonte: Ascom Detran

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?