BRASÍLIA

CARROS E MOTOS

Fim de uma era: após 37 anos, Fiat Uno se despede do Brasil

Publicados

em

Fim de uma era, após 37 anos, Fiat Uno se despede do mercado brasileiro. Fotos: Fiat.

Para marcar o adeus, a montadora apresenta a série especial e limitada Ciao

Há 37 anos, a Fiat apresentava um veículo que viria a fazer história, o Uno. Pensando para substituir o pequeno 147, o hatch logo caiu no gosto do brasileiro pelo conjunto robustez e baixo custo.

Tanto que, de 1984 para cá, foram mais de 4,3 milhões de unidades produzidas em duas gerações de sucesso do Uno que, agora, chega ao fim.

Para marcar a aposentadoria do ícone, a Fiat apresenta a última série especial do hatch, a Ciao.

Com apenas 250 unidades, ela representa o fim de uma era na montadora e para o Polo Automotivo de Betim (MG), onde todas as 4.379.356 unidades foram produzidas.

Fiat Uno Ciao.

Em 37 anos, foram mais de 4,3 milhões de unidades produzidas.

Em italiano, Ciao é uma saudação com dois sentidos distintos. Ela pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir. Até por isso, segundo a marca, ela entendeu que não havia melhor forma para batizar a série especial de despedida do Uno.

Leia Também:  Top 10: Comerciais antigos de carros do Brasil

“Ao longo dos seus 37 anos de mercado, o Uno se tornou um ícone e marcou a vida de milhões de brasileiros. Por tudo que ele representa para a marca e para a história da indústria automotiva, a sua despedida teria que ser à altura, mas em clima de celebração”, afirma Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil.

Fiat Uno Ciao.

A série especial marca o fim de uma era na montadora italiana.

A série especial é numerada com um emblema que identifica a unidade. A configuração é exclusiva, para honrar fãs e colecionadores. Todas são pintadas exclusivamente de Cinza Silverstone, com teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto.

As portas têm maçanetas na cor do veículo e um adesivo lateral com o nome Uno Ciao acompanhado da frase “La Storia Di Una Leggenda” (“a história de uma lenda” em italiano). O visual marcante é complementado por exclusivas rodas de liga leve escuras de 14 polegadas e o logo Uno nas cores da Itália à esquerda da tampa do porta-malas.

Fiat Uno Ciao.

Serão apenas 250 unidades do Uno Ciao.

“O Uno foi o veículo mais vendido da Fiat na América do Sul, além de ter sido pioneiro em muitos quesitos durante toda a sua trajetória. É justamente essa vocação de inovação e modernidade que vamos manter viva na gama atual e futura da Fiat, sem dúvidas, iremos honrar o legado deste ícone. Por isso não damos ‘Adeus’, mas sim ‘Ciao’”.

Leia Também:  Esperado no Brasil, Novo Honda HR-V faz 18,5 km/l na Europa

Por dentro, o Uno Ciao adota um padrão mais escurecido e acabamento bicolor em tons claros nas portas e na faixa central que cruza o painel. Nela fica a plaqueta numerada, de 001 a 250, aferindo ainda mais exclusividade. Destaque também para os bancos com acabamento único e apoio de braço para o banco do motorista. O Uno Ciao é um presente para todos que, de alguma maneira, tiveram o Uno participando de sua vida.

Fiat Uno Ciao.

Fiat Uno Ciao.
Fiat Uno Ciao.

Fiat Uno Ciao.
Fiat Uno Ciao.
Fim de uma era, após 37 anos, Fiat Uno se despede do mercado brasileiro. Fotos: Fiat.
Fonte: Diário do Poder
COMENTE ABAIXO:

CARROS E MOTOS

Toyota apresenta linha 2023 do Yaris ainda em janeiro de 2022

Publicados

em

Por

Toyota apresenta linha 2023 do Yaris ainda em janeiro de 2022. Fotos: Toyota.

Tanto o hatch, quanto o sedã, recebe o primeiro facelift – mesmo que leve – de meio de geração, além de novos itens tecnológicos

Assim como fez com a família Corolla, a Toyota já apresenta a linha 2023 do Yaris ainda na segunda semana de janeiro de 2022. Segundo a marca, a “pressa” se deve ao fato do modelo se alinhar ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) L7 e, por isso, ela resolveu adiantar as versões do ano seguinte.

Com a aposentadoria do Etios, o Yaris assumiu o posto de modelo de entrada da japonesa no Brasil, mesmo que o preço não seja nada de entrada. O hatch parte de R$ 92.190 e o sedã de R$ 96.390. A nova linha chega com visual levemente redesenhado e novos itens tecnológicos, mas sem alterar o defasado motor 1.5 aspirado.

Toyota Yaris Sedan 2023

A dianteira foi levemente redesenhada e a grade ficou ainda maior.

Além das mudanças estéticas da lista de equipamentos, o Yaris 2023 que chega ainda neste mês nas concessionárias da marca, estará mais enxuto. Tanto o hatch quanto o sedã contará apenas com três versões: XL (R$ 92.190 e R$ 96.390), XS (R$ 101.490 e R$ 104.990) e XLS (R$ 112.690 e R$ 116.990).

Leia Também:  Mazda: nova plataforma híbrida e MX-30 adota motor SkyActiv

Na parte visual, as alterações são bem discretas. Na dianteira, foca mais o para-choque que, mesmo redesenhado, mantém o mesmo estilo mas com uma pegada mais esportiva. Assim como a grade, que está um pouco maior e conversa melhor com os faróis, com luz de circulação diurna e de neblina em LED.

Toyota Yaris 2023

O interior praticamente não foi alterado.

Por dentro, as mudanças foram ainda mais acanhadas, focadas no revestimento dos bancos em cinza nas versões XL e XS. Além disso, todas contam com central multimídia de sete polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay e a topo de linha, a XLS, ganha um pequeno display no painel de instrumentos.

Em relação a lista de equipamentos, as principais novidades estão nos itens de segurança. Focados nas versões XS e XLS, ele conta com sistema de pré-colisão (que emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem) e alerta de evasão de faixa, que avisa quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar as setas.

Toyota Yaris 2023

A motorização não foi alterada, mas adaptada para atender ao Proconve L7.

O Yaris ainda conta, de série em todas as versões, com sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina), controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.

Leia Também:  Top 10: Comerciais antigos de carros do Brasil

Ainda na lista de equipamentos, as opções XS e XLS contam com ar-condicionado automático e digital, chave sensorial para abertura das portas e partida do motor, câmera de ré e a topo de linha conta com espelho retrovisor interno eletrocrômico e teto solar elétrico.

Toyota Yaris hatch 2023

Toyota Yaris hatch 2023.

A motorização recebeu ajustes apenas na questão de emissões de poluentes para poder se enquadrar no Proconve L7, a potência permanece a mesma. Ou seja, os Yaris contam com o antiquado 1.5 aspirado de 110 cavalos e 14,9kgfm de torque, aliado à transmissão automática CVT com sete marchas simuladas e modos Eco e Sport e direção elétrica.

Toyota Yaris Sedan 2023

Toyota Yaris Sedan 2023
Toyota Yaris Sedan 2023

Toyota Yaris Sedan 2023
Toyota Yaris Sedan 2023
Fonte: Diário do Poder
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

Nos siga no Facebook

DISTRITO FEDERAL

ECONOMIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Gostou da notícia? Quer mais?

Nos Siga no Facebook 

para mais Notícias

Gostou da notícia? Nos Siga para Mais.