bicada da águia
Ford F-150 perde diesel para hibridização acelerar nos EUA
A Ford vai tirar de circulação a F-150 movido a diesel no mercado americano. O motivo é a baixa demanda pelo produto, que perdeu apelo para as versões híbridas. Estas, por sinal, receberam a ajuda da F-150 Lightning.
Embora seja comum aqui e até indispensável no segmento de picapes, nos EUA a gasolina sempre imperou sobre o óleo combustível e com o processo de eletrificação do mercado americano, as versões híbridas ganham mais espaço.
Além disso, a F-150 Lightning surpreendeu a Ford, que não esperava por um volume tão grande de pedidos, especialmente por conta da versão Pro, voltada para o trabalho.
Com um V6 3.0 Power Stroke, que em realidade é o mesmo V6 3.0 que foi usado pela Jaguar Land Rover até bem pouco tempo, a F-150 diesel era vendida nos EUA com potência de 254 cavalos e 60,6 kgfm.
Mas, em relação à F-150 Lightning, a Ford diz que não há relação. Dawn McKenzie, porta-voz da Ford, disse: “Para clientes que precisam de torque máximo de reboque, agora oferecemos o F-150 PowerBoost como a combinação ideal de capacidade, potência e eficiência de combustível, que não estava disponível quando o Power Stroke foi lançado”.
A versão mencionada por McKenzie é a mais três mais potentes da gama da F-150, entregando 406 cavalos e 78,5 kgfm. A F-150 PowerBoost tem um V6 3.5 EcoBoost com motor elétrico associado.
Ao lado das versões V8 5.0 Coyote e V6 3.5 EcoBoost TwinTurbo, a F-150 PowerBoost é a opção mais econômica nessa categoria de 406 cavalos, a mesma potência das demais.
Sem o V6 3.0 Power Stroke, feito em Dagenham, Inglaterra, a F-150 deixa de concorrer com a Silverado diesel, que tem um seis em linha 3.0 – que provavelmente será vendido por aqui – assim como com a RAM 1500 EcoDiesel, cujo V6 3.0 VM Motori é importado da Itália.
Tal como na F-150, Silverado e RAM 1500 não exploram muito essa opção diesel, que no mercado americano ainda contava com um imenso V8 5.0 da Cummins a bordo da Nissan Titan.
[Fonte: Motor Authority]Colunista
bicada da águia
Detran-DF apoia o transporte do 7o coração do ano
O órgão veio de Goiânia no avião da FAB e, da Base Aérea para o HFA, pelo helicóptero do Detran-DF
(Brasília – 28/3/2024– Na noite da última quarta-feira (27), por volta de 19h30, as equipes da Unidade de Operações Aéreas do Departamento de Trânsito do Distrito Federal foram acionadas pela Central Estadual de Transplantes do Distrito Federal para mais um transporte do 7o coração captado para doação de órgãos do ano.
De Goiânia para a Base Aérea de Brasília, o coração e a equipe médica foram transportados a bordo do avião da FAB.
Da Base Aérea para o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF), localizado no Hospital das Forças Armadas (HFA), foram transportados no Sentinela 01, aeronave do Detran-DF.
Balanço
Uma parceria do Detran-DF com o SAMU já resultou no transporte aéreo de 63 corações entre outros órgãos, desde 2015. A agilidade no transporte desses órgãos é imprescindível para o seu aproveitamento nos transplantes. E a pronta ação das equipes do Sentinela são de extrema importância no célere translado do órgão dentro do DF.
Fonte: Ascom Detran
Colunista
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