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Kers Wee: carro elétrico nacional deverá ser fabricado em Maringá

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Kers Wee: carro elétrico nacional deverá ser fabricado em Maringá

Tida como a primeira montadora de carros elétricos do Brasil, a Kers Tecnologia em Mobilidade Sustentável, nome da empresa, deverá se instalar na cidade de Maringá, segundo Marcos Cordiolli, secretário de Inovação Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação do município paranaense.

Um protótipo do modelo chamado Wee será exibido nesta sexta-feira (26), no Paço Municipal de Maringá. Projeto nacional do engenheiro Carlos Motta, a Kers nasceu como uma startup, oriunda de uma parceria com a SETI-PR, Unioeste e Inbramol.

O Kers Wee é um carro elétrico com três rodas e dois lugares, cujo protótipo é construído em fibra de vidro, porém, a empresa fará a versão de produção em aço estampado. Desenvolvido com foco urbano, o pequenino veículo terá velocidade máxima limitada em 100 km/h.

Kers Wee: carro elétrico nacional deverá ser fabricado em Maringá

Segundo a Kers, a autonomia será de 100, 200 ou 400 km, o que sugere pacotes de baterias de lítio para o Wee. O projeto inclui sistema de condução semiautônomo e um preço 60% inferior ao modelo importado mais barato. No cálculo da empresa, o preço ficará em torno de R$ 95.000.

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Outro fator importante para o Wee será o custo 80% inferior ao de um carro comum com combustível e manutenção. Por ser elétrico, isso geralmente é muito baixo. No caso do Paraná, o custo para rodar 400 km ficaria na casa dos R$ 32,00.

Desenvolvido e produzido aqui, o Kers Wee será produzido por um sistema modular de linha de montagem com ferramental já adquirido e com consultoria de engenheiros da extinta Karmann-Ghia, com larga experiência em manufatura de aço estampado.

Kers Wee: carro elétrico nacional deverá ser fabricado em Maringá

Em Maringá, segundo propõe a prefeitura, a Kers poderá assim erguer sua planta de produção que deverá ter capacidade para 10.000 carros ao ano e cujo lançamento do produto deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022.

O Kers One não deverá ser comercializado por concessionárias, mas através da internet, tendo assim a assistência autorizada em diversas regiões do país, promete a empresa.

O modelo de negócio é semelhante ao da Tesla e contará com show rooms em shoppings e locais de grande público. A apresentação oficial da Kers deverá ocorrer em breve e a cidade de Maringá fará o anúncio do empreendimento amanhã.

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[Fonte: CBN-Maringá/ABEMEC PR]

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Toyota apresenta linha 2023 do Yaris ainda em janeiro de 2022

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Toyota apresenta linha 2023 do Yaris ainda em janeiro de 2022. Fotos: Toyota.

Tanto o hatch, quanto o sedã, recebe o primeiro facelift – mesmo que leve – de meio de geração, além de novos itens tecnológicos

Assim como fez com a família Corolla, a Toyota já apresenta a linha 2023 do Yaris ainda na segunda semana de janeiro de 2022. Segundo a marca, a “pressa” se deve ao fato do modelo se alinhar ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) L7 e, por isso, ela resolveu adiantar as versões do ano seguinte.

Com a aposentadoria do Etios, o Yaris assumiu o posto de modelo de entrada da japonesa no Brasil, mesmo que o preço não seja nada de entrada. O hatch parte de R$ 92.190 e o sedã de R$ 96.390. A nova linha chega com visual levemente redesenhado e novos itens tecnológicos, mas sem alterar o defasado motor 1.5 aspirado.

Toyota Yaris Sedan 2023

A dianteira foi levemente redesenhada e a grade ficou ainda maior.

Além das mudanças estéticas da lista de equipamentos, o Yaris 2023 que chega ainda neste mês nas concessionárias da marca, estará mais enxuto. Tanto o hatch quanto o sedã contará apenas com três versões: XL (R$ 92.190 e R$ 96.390), XS (R$ 101.490 e R$ 104.990) e XLS (R$ 112.690 e R$ 116.990).

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Na parte visual, as alterações são bem discretas. Na dianteira, foca mais o para-choque que, mesmo redesenhado, mantém o mesmo estilo mas com uma pegada mais esportiva. Assim como a grade, que está um pouco maior e conversa melhor com os faróis, com luz de circulação diurna e de neblina em LED.

Toyota Yaris 2023

O interior praticamente não foi alterado.

Por dentro, as mudanças foram ainda mais acanhadas, focadas no revestimento dos bancos em cinza nas versões XL e XS. Além disso, todas contam com central multimídia de sete polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay e a topo de linha, a XLS, ganha um pequeno display no painel de instrumentos.

Em relação a lista de equipamentos, as principais novidades estão nos itens de segurança. Focados nas versões XS e XLS, ele conta com sistema de pré-colisão (que emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem) e alerta de evasão de faixa, que avisa quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar as setas.

Toyota Yaris 2023

A motorização não foi alterada, mas adaptada para atender ao Proconve L7.

O Yaris ainda conta, de série em todas as versões, com sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina), controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.

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Ainda na lista de equipamentos, as opções XS e XLS contam com ar-condicionado automático e digital, chave sensorial para abertura das portas e partida do motor, câmera de ré e a topo de linha conta com espelho retrovisor interno eletrocrômico e teto solar elétrico.

Toyota Yaris hatch 2023

Toyota Yaris hatch 2023.

A motorização recebeu ajustes apenas na questão de emissões de poluentes para poder se enquadrar no Proconve L7, a potência permanece a mesma. Ou seja, os Yaris contam com o antiquado 1.5 aspirado de 110 cavalos e 14,9kgfm de torque, aliado à transmissão automática CVT com sete marchas simuladas e modos Eco e Sport e direção elétrica.

Toyota Yaris Sedan 2023

Toyota Yaris Sedan 2023
Toyota Yaris Sedan 2023

Toyota Yaris Sedan 2023
Toyota Yaris Sedan 2023
Fonte: Diário do Poder
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