Pegue um Honda CR-V ou um Toyota RAV4, se preferir. Adicione um motor de seis cilindros em longitudinal e mais uma transmissão automática enorme, além de cardã e diferencial.
Pronto, se imaginou essa receita, procure algo similar no mercado internacional. Achou? Não? Tem razão, não existe. Mas, logo haverá algo assim e não será pelo preço de um BMW, por exemplo, pelo menos não é a pretensão da japonesa Mazda.
O mais perto que chegamos disso é um BMW X3, mas ele é muito maior e bem mais caro que um Mazda CX-5. Pois é, esse último é o tal carro da receita.
Diferente de qualquer marca na atualidade, os japas de Hiroshima chutaram as cadeiras e viraram as mesas, bradando: “não! Queremos carros desejáveis!” Bem, se não foi assim, pelo menos dá a entender.
Enquanto até as marcas premium começam a podar seus motores, a Mazda começa a aumentá-los e a próxima geração de seu SUV médio, um rival natural de CR-V e RAV4, terá um seis em linha com tração traseira e opção AWD.
A Mazda já avisou que desse porte – o atual tem 4,55 m – para cima, tudo será “RWD” e com seis canecos. Para a marca, esse produto é considerado “grande”, então, imagine o Mazda 6…
Fala-se ainda que o próximo CX-5 poderá ser renomeado como CX-50, o que indicaria um aumento de tamanho, mas se isso ocorrer, tiraria a marca no segmento C superior, o que é improvável.
Ainda que o purismo volte com força em Hiroshima, a eletrificação fará parte do pacote com um sistema MHEV. Se a Mazda preservar o CX-5 em seu porte, o que deve acontecer, ele se tornará único em sua classe, assim como o CX-4 chinês (um pouco maior) quando migrar para a nova plataforma RWD.
Além de Mazda 6, CX-8, CX-9 e possivelmente o CX-4, a Mazda ainda vai colocar a nova plataforma no simpático MX-5 Miata em 2023. Os demais, Mazda 2 e 3, CX-3 e CX-30 (um anti-Compass), ficarão com uma nova base em transversal.
Com o CX-5, a marca japonesa terá um cardápio realmente apetitoso para quem já está cansado de tanto carro elétrico e downsizing… Ah! Antes de encerrar, haverá um seis em linha diesel…
[Fonte: Auto Evolution]