BRASÍLIA

CARROS E MOTOS

Volkswagen não terá mais câmbio manual até 2030 na Europa

Publicados

em

Volkswagen não terá mais câmbio manual até 2030 na Europa

A transmissão manual ainda é um recurso que boa parte dos carros usam no mundo, mas o processo de eletrificação tende a encerrar a carreira da alavanca mecânica e do pedal de embreagem em pouco tempo, pelo menos na Europa.

Na Alemanha, a Volkswagen vai iniciar essa redução da oferta de câmbio manual a partir de 2023, quando a próxima geração do Tiguan aparecer sem essa opção, seguido do Passat (ou Variant) e assim por diante.

Para os europeus, isso é algo inédito, afinal, lá é possível comprar quase todo tipo de veículo com opção manual. A Saab, extinta há alguns anos, era destaque na oferta desse tipo de câmbio.

Mas, na própria VW, modelos sem transmissão automática já existem, mas fora da Europa. Aqui no Brasil, o Nivus surgiu sem câmbio manual, seguido do Taos.

VEJA TAMBÉM:

Volkswagen não terá mais câmbio manual até 2030 na Europa

Diferente da Europa, aqui a transmissão automática vem ganhando espaço por outro motivo: preço. Com os preços dos carros tão alto no Brasil, os consumidores buscam o máximo de conforto para compensar o investimento (sim, agora carro é uma aplicação financeira, segundo a “taxa Fipe”) em um automóvel.

Leia Também:  Ford Ranger Raptor é flagrada no interior paulista

Mas, de volta à Europa, comenta-se que até 2030, a VW deve eliminar a caixa manual de seus carros, seguindo assim EUA e China. Por aqui, embora o relatório não tenha mencionado, provavelmente a marca alemã fará o mesmo, elo motivo citado.

Para os fabricantes, a opção de uma ligação mais pessoal entre condutor e o automóvel ainda é algo que muitos clientes não abrem mão. Ainda assim, a eletrificação, porém, não deve ser uma barreira para manter as mudanças manuais.

Volkswagen não terá mais câmbio manual até 2030 na Europa

Há alguns anos, a Honda apresentou o CR-Z, um atraente cupê híbrido que chamava atenção por ter opção de câmbio manual. Isso pode ser explorado pelas marcas japonesas se ainda houver demanda por clientes que exigem alavanca e pedal.

Contudo, um carro elétrico não precisa de câmbio. Mesmo assim, ele pode ter mudanças manuais, ainda que simuladas. Este ano, a chinesa BYD lançou o sedã e3 para autoescolas na China com transmissão manual.

Vai pegar? Ainda não sabemos. Para você, o câmbio manual ainda o atrai ou o automático é realmente o futuro?

Leia Também:  Adeus Santana! VW abandonará médio que virou popular na China

[Fonte: Auto Motor und Sport]

AUTOMOTIVO

COMENTE ABAIXO:
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

CARROS E MOTOS

Toyota apresenta linha 2023 do Yaris ainda em janeiro de 2022

Publicados

em

Por

Toyota apresenta linha 2023 do Yaris ainda em janeiro de 2022. Fotos: Toyota.

Tanto o hatch, quanto o sedã, recebe o primeiro facelift – mesmo que leve – de meio de geração, além de novos itens tecnológicos

Assim como fez com a família Corolla, a Toyota já apresenta a linha 2023 do Yaris ainda na segunda semana de janeiro de 2022. Segundo a marca, a “pressa” se deve ao fato do modelo se alinhar ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) L7 e, por isso, ela resolveu adiantar as versões do ano seguinte.

Com a aposentadoria do Etios, o Yaris assumiu o posto de modelo de entrada da japonesa no Brasil, mesmo que o preço não seja nada de entrada. O hatch parte de R$ 92.190 e o sedã de R$ 96.390. A nova linha chega com visual levemente redesenhado e novos itens tecnológicos, mas sem alterar o defasado motor 1.5 aspirado.

Toyota Yaris Sedan 2023

A dianteira foi levemente redesenhada e a grade ficou ainda maior.

Além das mudanças estéticas da lista de equipamentos, o Yaris 2023 que chega ainda neste mês nas concessionárias da marca, estará mais enxuto. Tanto o hatch quanto o sedã contará apenas com três versões: XL (R$ 92.190 e R$ 96.390), XS (R$ 101.490 e R$ 104.990) e XLS (R$ 112.690 e R$ 116.990).

Leia Também:  Carros com melhores notas em crash test (teste de colisão)

Na parte visual, as alterações são bem discretas. Na dianteira, foca mais o para-choque que, mesmo redesenhado, mantém o mesmo estilo mas com uma pegada mais esportiva. Assim como a grade, que está um pouco maior e conversa melhor com os faróis, com luz de circulação diurna e de neblina em LED.

Toyota Yaris 2023

O interior praticamente não foi alterado.

Por dentro, as mudanças foram ainda mais acanhadas, focadas no revestimento dos bancos em cinza nas versões XL e XS. Além disso, todas contam com central multimídia de sete polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay e a topo de linha, a XLS, ganha um pequeno display no painel de instrumentos.

Em relação a lista de equipamentos, as principais novidades estão nos itens de segurança. Focados nas versões XS e XLS, ele conta com sistema de pré-colisão (que emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem) e alerta de evasão de faixa, que avisa quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar as setas.

Toyota Yaris 2023

A motorização não foi alterada, mas adaptada para atender ao Proconve L7.

O Yaris ainda conta, de série em todas as versões, com sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina), controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.

Leia Também:  Fiat Pulse: 9.000 reservas em três semanas

Ainda na lista de equipamentos, as opções XS e XLS contam com ar-condicionado automático e digital, chave sensorial para abertura das portas e partida do motor, câmera de ré e a topo de linha conta com espelho retrovisor interno eletrocrômico e teto solar elétrico.

Toyota Yaris hatch 2023

Toyota Yaris hatch 2023.

A motorização recebeu ajustes apenas na questão de emissões de poluentes para poder se enquadrar no Proconve L7, a potência permanece a mesma. Ou seja, os Yaris contam com o antiquado 1.5 aspirado de 110 cavalos e 14,9kgfm de torque, aliado à transmissão automática CVT com sete marchas simuladas e modos Eco e Sport e direção elétrica.

Toyota Yaris Sedan 2023

Toyota Yaris Sedan 2023
Toyota Yaris Sedan 2023

Toyota Yaris Sedan 2023
Toyota Yaris Sedan 2023
Fonte: Diário do Poder
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

Nos siga no Facebook

DISTRITO FEDERAL

ECONOMIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Gostou da notícia? Quer mais?

Nos Siga no Facebook 

para mais Notícias

Gostou da notícia? Nos Siga para Mais.