A General Motors está fazendo mudanças significativas em sua linha de SUVs com motor a combustão interna nos EUA. O site GM Authority reportou em janeiro que os atuais Cadillac XT5 e Cadillac XT6 serão descontinuados no mercado dos EUA após o encerramento do ano-modelo 2025. Agora, fontes ligadas à General Motors informam que o Chevrolet Blazer com motor a combustão seguirá o mesmo caminho, marcando o fim de sua produção na América do Norte.
Segundo a publicação, a descontinuação do Chevrolet Blazer com motor a combustão se aplica exclusivamente aos modelos norte-americanos. O nome continuará sendo vendido na China, onde a GM oferece um modelo ligeiramente maior de três fileiras, com dimensões semelhantes às do Cadillac XT6. No Brasil, o Blazer é vendidos apenas em sua configuração elétrica.

Na América do Norte, o Blazer a combustão é atualmente montado na fábrica da GM em Ramos Arizpe, no México, que agora se tornará uma instalação exclusiva para veículos elétricos (EVs). A planta já produz o Equinox EV e seu equivalente da Cadillac o Optiq, além do Chevy Blazer EV e seu equivalente da Honda, o Prologue, tornando o Blazer a combustão o único modelo não elétrico ainda fabricado lá. Até então, Ramos Arizpe operava como uma fábrica “flexível”, capaz de produzir tanto modelos a combustão quanto elétricos, assim como a fábrica da GM em Spring Hill, Tennessee (EUA).

Com o fim do Chevrolet Blazer a combustão, a GM não terá mais um SUV médio de duas fileiras com motor a combustão na América do Norte. No entanto, o Chevrolet Equinox – que foi totalmente redesenhado para o ano-modelo 2025 e já foi apresentado no mercado brasileiro – cresceu ligeiramente em tamanho, tornando-se mais espaçoso.
As vendas do Chevrolet Blazer vêm caindo há anos, segundo reporta o GM Authority. A geração atual foi lançada no ano-modelo 2019 e teve seu melhor desempenho de vendas em 2020, com 94.599 unidades vendidas. Desde então, as vendas têm caído constantemente, com apenas 52.576 unidades registradas em 2024.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE