Pesquisar

GOVERNO FEDERAL

Cida Gonçalves destaca campanha Feminicídio Zero e Novo Ligue 180 no Bom Dia, Ministra desta quinta (22)

[metaslider id="828891"]

Publicados

em

[metaslider id="791527"]

Ministra detalhar ações executadas para combater todas as formas de violência contra as mulheres

Titular da pasta das Mulheres será entrevistada por radialistas de várias regiões a partir das 8h. Programa é transmitido ao vivo para todo o Brasil

A ministra Cida Gonçalves, do Ministério das Mulheres, é a convidada do “Bom Dia, Ministra” desta quinta-feira, 22 de agosto. Durante uma hora de conversa com emissoras de rádio de várias regiões do Brasil, a titular da pasta vai detalhar as principais ações executadas para combater todas as formas de violência contra as mulheres.

Um dos principais temas será a campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, lançada no dia 7 de agosto, data que marca o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha. O mês é dedicado à conscientização para o fim da violência contra a mulher, o “Agosto Lilás”.

Lançada em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a campanha alerta para a necessidade de se falar sobre prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres, apontando que a cada 6 horas uma mulher é vítima de feminicídio, 63% delas negras. Outros dados indicam que 3 em cada 10 brasileiras já foram vítimas de violência doméstica; a cada seis minutos uma menina ou mulher sofre violência sexual e, a cada 24 horas, 113 casos de importunação sexual são denunciados.

A campanha inclui o lançamento do filme ‘Ajuda’ no YouTube, que traz histórias que exemplificam como pessoas próximas podem agir para interromper situações de violência contra a mulher. As situações envolvem relações familiares, entre amigos e entre uma moradora e um porteiro de prédio, e como todos eles reconhecem a situação de violência, acolhem a mulher e buscam ajuda. O objetivo é dialogar especificamente com os homens.

Acesse : Link

NOVO LIGUE 180 — Outro assunto que será tratado pela ministra Cida é a inauguração do Novo Ligue 180, que marca o processo de reestruturação da Central, que é a principal política pública para busca de informações sobre direitos, serviços, registro de denúncias e enfrentamento à desigualdade de gênero e à violência contra as mulheres. Ao assumir a coordenação do Ligue 180, o Ministério das Mulheres retomou acordos de cooperação técnica com órgãos da rede de atendimento para que houvesse compromisso de dar retorno das providências adotadas. As informações são consideradas fundamentais não só para atualização do atendimento às usuárias do serviço, mas para o aprimoramento de políticas de enfrentamento à violência contra a mulher.

PACTO COM ESTADOS — A ministra das Mulheres vai abordar ainda a rearticulação com pontos focais nos estados. Com a coordenação do Novo Ligue 180, o Ministério das Mulheres já realizou reuniões virtuais com 23 estados para a pactuação e definição de fluxo de denúncias. O primeiro estado a assinar um novo Acordo de Cooperação Técnica com a Central Ligue 180 foi o Piauí e outros oito estados estão em processo de firmar o compromisso. Os acordos também preveem que os estados atualizem os dados dos serviços de apoio disponibilizados às mulheres em situação de violência.

AO VIVO — O “Bom Dia, Ministra” é transmitido ao vivo pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.

PARTICIPE — Comunicadores e jornalistas de rádio de todo o país interessados em participar do “Bom Dia, Ministra” podem encaminhar uma mensagem para o telefone (61) 99222.1282 (via WhatsApp) informando o nome da rádio, município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:

ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

[metaslider id="806794"]

GOVERNO FEDERAL

Interessados em operar rádios comunitárias em 795 cidades têm até dia 13 de dezembro para enviar propostas

Publicados

em

Por

Foto: Divulgação

Edital, publicado em outubro no Diário Oficial da União (DOU), prevê concessão de outorgas em 21 estados

Fundações e associações interessadas em operar rádios comunitárias em 795 municípios de 21 estados brasileiros têm até o próximo dia 13 de dezembro para enviar propostas.
O edital n. 186/2024, que pode ser conferido neste link (https://in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-186/2024-589981290), foi publicado em 14 de outubro no Diário Oficial da União (DOU).
A seleção pública de interessados na operação disponibiliza a possibilidade de transmissão em 21 estados. São 15 municípios no Acre, 27 em Alagoas, 22 no Amazonas, um no Amapá, 69 na Bahia, 20 no Ceará, 19 no Espírito Santo, 57 em Goiás, 44 no Maranhão, 205 em Minas Gerais, nove em Mato Grosso do Sul, 46 no Mato Grosso, 24 no Pará, 44 na Paraíba, 14 em Pernambuco, 69 no Piauí, 23 no Rio Grande do Norte, 17 em Rondônia, nove em Roraima, 18 em Sergipe e 43 no Tocantins.
“Nosso compromisso é com a democratização da comunicação e as rádios comunitárias têm um papel fundamental em promover cultura regional e diversificada. Com este edital, vamos atender as demandas reprimidas cadastradas no Ministério e fortalecer a radiodifusão pública”, destaca o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Confira lista com todos os municípios aqui.
Outorgas
O edital faz parte do Plano Nacional de Outorgas – PNO RadCom 2023/2024, publicado no início de dezembro de 2023, com o cronograma e as localidades que serão contempladas com a oportunidade de novas outorgas do serviço de Radiodifusão Comunitária.
A diretora de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal da pasta, Daniela Schettino, destaca que o ministério tem trabalhado para melhorar as condições na prestação do serviço e na autorização das rádios comunitárias. “A nossa expectativa é ter pelo menos uma rádio comunitária em cada município do país”, acrescenta a diretora.

Ascom MCom
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
imprensa@mcom.gov.br • (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

SIGA O MCOM NAS REDES: @mincomunicacoes

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA