BRASÍLIA

PARLAMENTARES DO DF

José Gomes: CLDF aprova projeto que prevê a criação de Centros de Reabilitação para curados da Covid-19

Publicados

em

Proposta do deputado José Gomes segue para sanção do governador Ibaneis Rocha

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, nesta quarta-feira (31), o Projeto de Lei1.713/2021, de autoria do deputado José Gomes (sem partido), que prevê a criação de Centros Integrados de Reabilitação (CEIR) para pacientes curados da Covid-19 e que ficaram com sequelas. A matéria segue para sanção do governador Ibaneis Rocha.
Além dos graves riscos à vida que o coronavírus apresenta, grande parte dos infectados continuam apresentando sintomas, mesmo depois de receberem alta dos hospitais ou dos tratamentos a que foram submetidos. De acordo com estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, com pacientes que se curaram do coronavírus, 39% dos pesquisados disseram não ter retomado às atividades normais 60 dias após a alta hospitalar e cerca de 12% relataram que não conseguiam mais cuidar de si mesmos sozinhos, ou tão bem quanto antes.
Um a cada quatro admitiu ficar sem fôlego ao subir ao menos um lance de escadas e um terço continuava apresentando sintomas semelhantes aos da covid-19, incluindo problemas com paladar ou olfato. “Mesmo pacientes que não apresentaram sintomas graves sofrem com sequelas que devem ser tratadas para que eles recuperem a qualidade de vida que tinham antes”, pontuou o deputado José Gomes.
A proposta do distrital prevê que os Centros Integrados de Reabilitação prestem atendimento especializado de fisioterapia respiratória e motora, cardiologia, fonoaudiologia, clínica médica, pneumologia, reumatologia, psicologia, psiquiatria e assistência social, além de todos os instrumentos, insumos e especialidades necessárias para o seu funcionamento, de acordo com os protocolos de saúde definidos pelas autoridades de saúde do Distrito Federal.
O deputado defende que pacientes que contraíram a Covid-19 relatam que precisaram aprender a respirar novamente, sem ajuda de aparelhos e que após alta hospitalar, o corpo precisa se acostumar novamente com posições e movimentos que antes eram naturais. “Por isso, o tratamento da Covid-19 não acaba assim que o paciente recebe alta, existe todo um trabalho posterior a ser executado para que o paciente recuperado tenha de volta a confiança necessária para retomar sua qualidade de vida e seu trabalho”, enfatizou José Gomes.

Leia Também:  Erika Filippelli faz vídeo de orientação sobre a violência contra a mulher

De acordo com a proposta, o Poder Executivo poderá realizar convênios diretamente com a iniciativa privada ou através do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), para garantir a implementação da Lei. As despesas com a execução da presente Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Fonte: Assessoria Dep. José Gomes

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

Hermeto

Hermeto concretiza promessa de reconstruir CEF 1 da Candangolândia

Avatar

Publicados

em

Por

Compromisso foi feito junto com governador Ibaneis durante campanha

A licitação para a reconstrução do Centro de Ensino Fundamental 1 da Candangolândia foi anunciada hoje (12/04/2024) no Diário Oficial da União.

A unidade escolar, que foi construída em 1985, desde o ano de 2021 está funcionando em um prédio alugado na região, onde também está sediada a Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante.
A escola atende 461 alunos em tempo integral, do 6 ao 9 ano.

“Essa é mais uma obra que vamos entregar para a comunidade escolar que muito me orgulha. Temos investido bastante na educação do Distrito Federal porque acredito que através dela, todos podemos ter a mesma oportunidade de sucesso na vida”, comenta Hermeto.

Todas as escolas da Candangolândia receberam recursos destinados pelo deputado, que está sempre ratificando seu compromisso com a região.

“Meus dois filhos estudam em escolas diferentes aqui da Candanga e adoram ir para a aula. Principalmente quando é dia de Escola Parque da Natureza e esporte”, comenta Ana Paula, moradora da região.

Leia Também:  PCDF investiga suspeita de irregularidade em contratação de instituto para prestação de serviços em Centro Olímpico

Por Vanessa de Araújo

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?