Comissão de Assuntos Fundiários aprova 14 indicações sobre desenvolvimento urbano no DF

Comissão de Assuntos Fundiários aprova 14 indicações sobre desenvolvimento urbano no DF


Comissão de Assuntos Fundiários aprova 14 indicações sobre desenvolvimento urbano no DF

Presidida pela deputada Jaqueline Silva (MDB), a Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) realizou sua primeira reunião do ano com aprovação de 13 indicações com foco em políticas de ordenamento territorial e desenvolvimento urbano. As propostas, entre outros temas, visam incluir empreendimentos residenciais no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e promover intervenções em regiões administrativas.

Jaqueline destacou a importância do debate parlamentar acerca do PDOT, instrumento que afeta diretamente a vida cotidiana do cidadão e que tramitará na Casa em 2025. “A gente precisa sanar uma série de atualizações que o DF merece. A gente precisa valorizar o desenvolvimento urbano aliado à preservação ambiental e, para além disso, precisamos trazer dignidade para o povo do DF”, declarou a distrital.

O deputado Gabriel Magno (PT) reforçou a relevância de um debate público aprofundado sobre o plano no âmbito legislativo com a participação da sociedade civil. Ele lembrou que 40% dos empregos do DF são ofertados no Plano Piloto, o que impacta a logística de mobilidade de todo o DF. “Temos um desafio hercúleo. O PDOT precisa ser um instrumento de desenvolvimento socioeconômico mais igual e democrático para o DF”, pontuou.

Indicações para inclusão no PDOT

Do total, 12 indicações tratam da regularização de áreas no PDOT, instrumento que define diretrizes para uso e ocupação do solo no DF. Nove delas, propostas por Hermeto (MDB), sugerem a inclusão de condomínios residenciais em diferentes localidades:

•    IND 6333/2024: Expansão da Vila DNOCS, em Sobradinho, com base em mapa demarcado;

•    IND 6334/2024: Inclusão no PDOT da área na DF-440, Km 01, Gleba 34 (Sobradinho);

•    IND 6397/2024 a 6400/2024: Inclusão no PDOT dos condomínios Recanto da Serra (Arniqueira), Morhiá (26 de Setembro), Montes Verdes (Sucupira/Riacho Fundo) e Alameda das Flores (26 de Setembro);

•    IND 6403/2024: Inclusão no PDOT do Condomínio Porto Imperial (Arniqueira);

•    IND 6436/2024: Inclusão no PDOT do Condomínio Morihá (26 de Setembro);

•    IND 6470/2024 a 6472/2024: Inclusão no PDOT dos condomínios Villa Park (Águas Claras/Guará), Solar do Parque e Golden Park (Vicente Pires);

•    IND 6667/2024: Inclusão no PDOT do Núcleo Rural Capãozinho III (Brazlândia).

Projetos para Ceilândia e Samambaia

A deputada Jaqueline Silva (MDB) apresentou duas propostas:

•    IND 6621/2024: Solicita a elaboração de um Plano de Intervenção Urbana (PIU) para a Avenida M2, em Ceilândia, visando requalificar a região.;

•    IND 6815/2024: Sugere estudos para criação de um Setor de Oficinas em Samambaia, destinado a atividades econômicas ligadas a serviços automotivos e industriais.

A indicação é o tipo de proposição por meio da qual a Casa sugere a outro Poder a execução de medidas que não podem ser realizadas por ela própria. A reunião contou ainda com a participação do deputado Pepa (PP) e teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e pelo YouTube da Casa.



Agência CLDF

Show Comments (0) Hide Comments (0)
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários