CONCURSOS
CNI: indústria precisa de 14 mi de profissionais qualificados até 2027
Os dados foram levantados pelo Observatório Nacional da Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Oferecimento:
De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial, divulgado nesta sexta-feira (11/10), será necessário qualificar aproximadamente 14 milhões de trabalhadores entre 2025 e 2027 para atender as demandas da indústria brasileira.
O levantamento feito pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), orienta o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no planejamento e ofertas de cursos de qualificação profissional.
“O Mapa do Trabalho surge justamente nesse contexto de subsidiar as informações para que os profissionais estejam mais próximos daquilo que o mercado necessita”, diz a especialista em mercado de trabalho do ONI e responsável pela elaboração do mapa, Anaely Machado.
O estudo também aponta a criação de 610 mil novas vagas na indústria e em ocupações correlatas, além de revelar que existe a necessidade de formação de 2,2 milhões de novos profissionais e de requalificação de 11,8 milhões que já estão no mercado.
Nesse recorte, de 2025 a 2027, as áreas com maior demanda por profissionais serão: logística e transporte (474,6 mil), construção (364 mil), manutenção e reparação (179,4 mil), operação industrial (181 mil) e metalmecânica (175,4 mil).
As projeções também revelam que as requalificações envolvem o aprimoramento em áreas como hard skills (habilidades técnicas, como o uso de máquinas, equipamentos e softwares), soft skills (competências comportamentais, como pensamento crítico, inteligência emocional, criatividade e inovação) e práticas de saúde e segurança no trabalho (como inspeção de instalações e cumprimento de normas e regulamentos).
A especialista também explica que um fator de importância é o investimento nessas qualificações profissionais e que elas começam no investimento básico na educação.
“Nós precisamos sempre investir em educação. Quando falamos isso nós falamos de investir em todas as etapas de conhecimento, então quando nós olhamos para esse trabalhador que está entrando no mercado de trabalho é importante que ele tenha tido uma boa educação”, explica Anaely.
“Que ele tenha concluído o ensino fundamental e médio para que ele possa estar preparado para ingressar em uma profissional, seja o nível de qualificação ou técnico. É sempre muito importante enfatizar a importância de investir em todas as as etapas da formação para que esse profissional que chega no mercado de trabalho, esteja mais preparado.”
Colunista
CONCURSOS
Preparação para o Enem: Faculdade Anhanguera oferece recursos inovadores gratuitos para estudantes
Foto: divulgação
Instituição disponibiliza plataforma de IA, teste vocacional, bolsas de estudo e de capacitação, além do Desafio Enem com prêmios como iPhones, notebooks e muito mais
Com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) marcado para os dias 3 e 11 de novembro e mais de 5 milhões de inscritos, muitos estudantes intensificam sua busca por maneiras mais eficientes de se preparar. Para apoiar essa jornada, a Faculdade Anhanguera, oferece uma série de ferramentas gratuitas que prometem transformar a forma de estudo e auxiliar o ingresso na vida profissional.
O Enem se consolidou como uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. Segundo dados do Censo do Ensino Superior 2023, o número de participantes do exame cresceu consideravelmente desde sua criação em 1998, destacando sua relevância no acesso às faculdades. No último ano, 2,7 milhões de pessoas participaram do exame, representando um aumento de 13,1% em relação a 2022 e de 14,2% em relação a 2021.
Para ajudar os jovens nessa etapa, a Anhanguera disponibiliza um kit de ferramentas que combina inovação e praticidade. Entre os recursos, destaca-se uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) com sete aulas exclusivas em formato de videocast. A ferramenta ensina os estudantes a usarem a tecnologia como aliada nos estudos do Enem, automatizando e otimizando tarefas, permitindo uma personalização do plano de estudos, aumentando as chances de sucesso nas provas.
Além da preparação acadêmica, a escolha da carreira é uma preocupação comum entre os jovens nessa fase. Para apoiar nessa decisão, a Anhanguera, oferece um teste vocacional com mais de 30 perguntas, que resulta em um relatório detalhado que alinha as profissões mais adequadas ao perfil do estudante, facilitando a escolha de um caminho profissional.
Outra novidade é o ‘Desafio Enem 2024‘, um concurso cultural gratuito promovido pela Anhanguera, que desafia os participantes a refletirem sobre como a educação pode ser a maior transformação em suas vidas. Ao participar, os estudantes concorrem a 5.000 prêmios, como iPhones, notebooks e pacotes de internet, além de garantir uma preparação leve e divertida para o exame.
Os critérios de avaliação para premiação serão criatividade, originalidade e adequação ao tema proposto. Os 10 primeiros colocados ganharão um iPhone 16, enquanto os classificados do 11º ao 20º lugar receberão notebooks, ideais para auxiliar nos estudos. Os estudantes entre a 21ª e a 70ª posição serão contemplados com bolsas de estudos integrais* em diversos cursos, exceto Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia. Para quem ficar entre o 71º e o 200º lugar, as bolsas de 50% garantirão um incentivo valioso na formação acadêmica, e os 5000 melhores participantes também receberão pacotes de dados de 500MB de internet. Os vencedores serão divulgados em 17 de fevereiro de 2025, no site oficial e notificados via e-mail ou telefone cadastrados na inscrição.
Diante dos desafios de entrada no mercado de trabalho, a Anhanguera e a Escola Hunter, sua iniciativa especializada em capacitação de vendas e soft skills, também oferecerão bolsas integrais para cursos de capacitação em áreas estratégicas, como comunicação, liderança, gestão de equipes, vendas e inteligência emocional. Com dois módulos, esses cursos oferecem uma formação prática e certificada, ampliando as oportunidades de empregabilidade dos jovens por meio de vagas e banco de talentos disponíveis.
Como ter acesso as plataformas?
Estudantes interessados em aproveitar essas oportunidades podem se inscrever de maneira simples e rápida. Para acessar o curso de IA e a capacitação da Escola Hunter, basta se cadastrar nesta plataforma. Já o teste vocacional está disponível neste link.
Para participar do Desafio Enem 2024 e concorrer a prêmios como Iphones, Notebook, pacotes de internet e bolsas de estudo, os estudantes precisam acessar a plataforma online. A ação terá início em 28 de outubro e término em 07 de fevereiro de 2025.
Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.
Contatos para a imprensa
Nicholas Montini Pereira e Carolina Pinho
E-mail: [email protected] e [email protected]
Telefone: (11) 99562-5354 e (11) 99241-7657
Colunista
-
PAPO RETO2 dias atrás
Pacote Malddad taxa até quem tem doença terminal
-
PAPO RETO2 dias atrás
Lulistas no Senado têm R$38,5 milhões investidos no mercado
-
BRASÍLIA4 dias atrás
Aline França: consultora auxilia mães a superarem desafios da amamentação
-
BRASÍLIA2 dias atrás
Parlamentares do DF falam em perseguição e proposta inoportuna de Haddad
-
GOVERNO FEDERAL2 dias atrás
“Justiça social fortalece o país, a economia e o desenvolvimento”, diz Haddad sobre novas medidas econômicas
-
BRASÍLIA2 dias atrás
Distrito Federal gera mais de 3,8 mil empregos com carteira assinada em outubro
-
BRASÍLIA5 dias atrás
Lide Brasília recebe palestra da Indiana Nilima Bhat
-
FALA SECRETÁRIO6 dias atrás
FALA SECRETÁRIA: Marcela Passamani convida lideranças comunitárias e moradores do Paranoá e região para divulgar o programa GDF+ perto do cidadão.