Pesquisar

CLDF

Desembargador Sérgio Rocha é homenageado com o título de Cidadão Honorário de Brasília

Publicados

em

A Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília ao vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), desembargador Sérgio Xavier de Souza Rocha, em sessão solene na noite desta quarta-feira (27), no plenário.

O autor da homenagem e presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), disse que o povo de Brasília se engradece com o título concedido a Sérgio Rocha. O parlamentar descreveu sua alegria em conceder a honraria e saudou os familiares do agraciado, presentes no evento.

O presidente do TRE-DF, desembargador Jair Soares, destacou “a profícua trajetória profissional e cidadã” do homenageado, que é magistrado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) desde 1988 e desembargador desde 2008. Soares citou que ambos tomaram posse em abril deste ano para a administração do TRE-DF e, desde então, pôde acompanhar de perto a dedicação de Sérgio Rocha. “Tornar-se cidadão honorário de Brasília é honraria que coroa e reconhece os esforços demandados em sua carreira jurídica para termos uma sociedade mais justa”, parabenizou.

Já o desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa, corregedor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), elogiou não apenas o trabalho desenvolvido por Sérgio Rocha nos tribunais, mas também sua simplicidade e cultura.
Do mesmo modo, o chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, manifestou sua admiração pelo homenageado, especialmente pela “promoção da justiça no DF”, ao considerar mais do que justa a homenagem da CLDF. “É uma alegria muito grande compartilhar este momento em razão do apreço que tenho pelo desembargador”, reforçou.

 

Por sua vez, o defensor público-geral do DF, Celestino Chupel, salientou que o desembargador Sérgio Rocha “se preocupa com o social, com as pessoas em situação de vulnerabilidade e com a aplicação da justiça da maneira mais eficiente”. Ele registrou seu respeito pelo trabalho de excelência de Sérgio Rocha, ao narrar a liderança do homenageado no núcleo de mediação.

Em uníssono, o vice-procurador-geral de Justiça Institucional do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), Antônio Marcos Dezan, elencou seu respeito e admiração pelo desembargador Sérgio Rocha. Ao apontar o profundo comprometimento com os valores republicanos na gestão do TRE-DF, Dezan ressaltou que a honraria da CLDF “simboliza o reconhecimento de sua relevante trajetória no fortalecimento da justiça e no aperfeiçoamento das instituições democráticas da capital”.

Durante a sessão solene, foi apresentado um vídeo em homenagem ao desembargador Sérgio Rocha, produzido pela TV Distrital, com depoimentos de familiares, amigos e colegas.

Agradecimentos

Ao agradecer a homenagem da CLDF, o desembargador Sérgio Rocha descreveu sua emoção em receber o “título de significado profundo e especialíssimo”. Ele pontuou: “A cidade que eu adotei como minha, agora, nesse momento, me adota como seu filho. Eu amo Brasília”. O desembargador contou sua história de vida e sua trajetória profissional, e agradeceu a presença de todos na solenidade.

Diversos juízes, desembargadores e secretários de estado, entre outras autoridades locais, participaram do evento, transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras.

Carreira

Natural de Natural de Apucarana (PR), Sérgio Rocha graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (PR), em 1984, e, desde então, construiu uma brilhante carreira. Nomeado juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) em 1998, foi promovido a juiz de direito em 2001 e ao cargo de desembargador em 2008. Foi eleito, em 2022, para o cargo de 2º Vice-Presidente do TJDFT para o biênio 2022/2024, e membro do TRE-DF para o biênio 2024/2026, tribunal onde atualmente ocupa o cargo de vice-presidente e corregedor regional eleitoral.

No magistério, atuou como professor de Direito Processual Civil em cursos de graduação e de pós-graduação. Entre outros títulos, recebeu comendas da ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios nos graus Grã-Cruz e Grão-Colar, medalha de Mérito Eleitoral do Distrito Federal, medalha do Mérito Policial Civil Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e medalha Mérito Integração Segurança Pública.

Fonte: CLDF

CLDF

Novo regimento interno da Câmara Legislativa já está em vigor

Publicados

em

Por

Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

      

Foi publicado no Diário da Câmara Legislativa nesta quarta-feira (11) o novo Regimento Interno da Casa. Com a publicação, a norma de autoria da Mesa Diretora já está em vigor, consolidando diversas alterações e adequações realizadas ao longo dos últimos 24 anos.

O novo Regimento se adequa às Emendas à Lei Orgânicas aprovadas no período, como a que acabou com as votações secretas na Câmara Legislativa. Prevê também a possibilidade de o presidente da Câmara Legislativa convocar sessão virtual ou de serem realizadas reuniões virtuais de comissões. As figuras do líder da maioria e do líder da minoria passaram a ser previstas, assim como a ação de obstrução.

As emendas de Plenário passaram a ter leitura obrigatória quando o parecer for oral. Ausências injustificadas às sessões ordinárias implicam a perda de 1/30 avos do subsídio. A votação por sistema eletrônico tornou-se a regra nas votações nominais.

A norma prevê que os eleitos para o próximo biênio da Mesa Diretora, para os presidentes das comissões permanentes, e os escolhidos para as procuradorias especiais, para a Ouvidoria e para a Corregedoria são considerados empossados automaticamente a partir de 6 de janeiro de 2025, dispensada a realização de qualquer solenidade oficial para o efetivo exercício nos respectivos mandatos. Traz ainda a possibilidade de uma única recondução para o mesmo cargo na Mesa Diretora na mesma legislatura ou na seguinte. Ao mesmo tempo, prorroga até o dia 5 de janeiro de 2025 os mandatos da atual Mesa Diretora e dos atuais presidentes de comissões permanentes, assim como de corregedor e ouvidor.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos 22 deputados presentes à sessão ordinária realizado no dia 22 de novembro. Entre outros temas, o regimento consolida o total de 14 comissões permanentes e três procuradorias especiais. Veja aqui a matéria que relata a aprovação da proposta.

Ainda dentre as inovações promovidas pelo novo regimento interno estão a regra de não encerramento da primeira sessão legislativa ordinária de cada legislatura sem a aprovação do projeto de lei do plano plurianual (PPA). Inclui também dispositivo para que, no exercício da função fiscalizatória, o parlamentar atue em representação dos órgãos colegiados da CLDF.

Também houve a supressão de normas como em retirar o limite de duas comissões de mérito na distribuição de proposições e excluir a previsão de interstício entre a aprovação da matéria, sem emendas, e a votação dela em segundo turno. O texto também flexibiliza a regra de deliberar em sessão extraordinária apenas sobre matéria para a qual tiver sido convocada.

Relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça, o deputado Thiago Manzoni (PL) falou sobre algumas das alterações do projeto. “A ideia do regimento é colocar as coisas em ordem cronológica, desde antes da posse dos deputados até o final do processo legislativo com a derrubada ou manutenção dos vetos. Procedemos ajustes para conformar o texto com as normas constitucionais. Por exemplo, como funciona a posse automática dos membros da Mesa Diretora que são eleitos para o segundo biênio. Então, estamos regulamentando essa posse do dia 6 de janeiro”, disse Manzoni.

Para o presidente Wellington Luiz (MDB), o novo regimento interno é um marco importante. “Reflete o nosso compromisso com a modernização e a eficiência do processo legislativo. Após quase 25 anos sem uma revisão estruturada, enfrentamos o desafio de adequar o texto às transformações do mundo e às demandas da sociedade. O novo Regimento não é apenas um aperfeiçoamento técnico; ele traz ferramentas que tornam o trâmite legislativo mais ágil e participativo, fortalecendo o diálogo entre a Casa e os cidadãos. Esse avanço é resultado de um esforço coletivo, coordenado em um grupo de trabalho dedicado, que sistematizou as diversas questões enfrentadas ao longo do trâmite legislativo. Com essa atualização, damos um passo significativo para garantir que a Câmara Legislativa esteja em sintonia com as expectativas dos cidadãos do Distrito Federal”, declarou o presidente da Casa.

Francisco Espínola – Agência CLDF

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA